
Coloque o seu telemóvel na vertical para navegar no site.
Consulte aqui todas as Conferências realizadas em 2020.
14 de julho
Conferência Devolver Confiança à Economia
No passado dia 14 de julho, a Ageas Seguros e a Exame realizaram uma conferência online sobre o tema Devolver Confiança à Economia. Consulte aqui o programa e reveja a conferência.
17h00 - Boas vindas
Tiago Freire - Diretor da Exame
17h05 - Estudo sobre os Novos Desafios das Empresas Portuguesas
Jorge Marrão - Presidente da Associação Missão Crescimento
17h25 - Mesa Redonda | Tema 1 – Devolver Confiança à Economia
Jorge Marrão – Presidente da Associação Missão Crescimento
Pedro Santa Clara - Professor de Finanças na Nova School of Business and Economics
Rui Leão Martinho – Bastonário da Ordem dos Economistas
Moderação de Camilo Lourenço - Jornalista, Comentador, Fundador e Apresentador de A Cor do Dinheiro
18h00 - Mesa Redonda | Tema 2 – Inovação em Prevenção
José Gomes – CEO da Ageas Seguros
Pedro Matias – Presidente do ISQ
Tiago Freire – Diretor da Exame
Moderação de Camilo Lourenço - Jornalista, Comentador, Fundador e Apresentador de A Cor do Dinheiro
Oradores
-
Camilo Lourenço
Jornalista, Comentador, Fundador e Apresentador
-
-
Apresentação - Camilo Lourenço
Camilo Lourenço é jornalista económico e docente universitário. Começou no O Jornal e foi um dos fundadores do Diário Económico e diretor da revista Valor, de onde saiu para assumir a direção editorial das revistas Exame.
-
Experiência Profissional
Foi editor de economia da Rádio CMR e Rádio Comercial e comentarista da SIC Notícias. É colunista do Jornal de Negócios, Record e comentarista da RTP, Rádio Clube Português e TvNet. É fundador e apresentador de A Cor do Dinheiro.
-
-
Jorge Marrão
Presidente da Associação Missão Crescimento
-
-
Apresentação - Jorge Marrão
Jorge Marrão é licenciado pelo Instituto Superior de Economia. Leccionou, no mesmo Instituto, no curso de pós-graduação em Estratégia e Inovação e Pós-Graduação em Economia Portuguesa.
Juntou-se à equipa da Deloitte (ex-Arthur Andersen), em 2001. É o sócio responsável por serviços de consultoria e corporate finance dedicado às indústrias de Real Estate. Adicionalmente, tem para a seu cargo o Deloitte think tank (Deloitte Circle) e Marketing, Comunicação e Desenvolvimento de Negócios e Gestão do Conhecimento. As suas responsabilidades incluem também o marketing estratégico e operacional e a gestão do conhecimento da Deloitte Portugal e representante da Deloitte Portugal na rede global da Deloitte dediicada às grandes contas (Clients & Markets.) -
Experiência Profissional
É Presidente da Associação - Projecto Farol, uma iniciativa lançada pelo Deloitte Think Tank (Deloitte Circle) focada em apresentar um conjunto de propostas sobre economia portuguesa para a próxima década para Portugal, bem como Presidente da Associação Missão Crescimento que agrega as instituições Ordem dos Economistas, Ordem dos Engenheiros, Forum de Administradores de Empresas e Projecto Farol. É ainda dinamizador da coluna do Jornal de Negócios “Mão Visível” em colaboração com os articulistas Joaquim Aguiar, Camilo Lourenço, Paulo Carmona e Álvaro Nascimento. Foi ainda articulista convidado da coluna do Jornal de Negócios “Liberal à direita” e “Liberal à esquerda”.
Em termos cívicos, é um dos fundadores do MEL – Movimento Europa e Liberdade, sendo o Presidente desde a sua fundação. Participa ainda num programa de redes socias denominado Think Tan de análise de assuntos económicos e sociais do país e do mundo.
É orador em diversas conferências públicas realizadas em associações, universidades ou em outros fóruns sobre temas relacionados com a sua experiência profissional e também colunista convidado do Jornal Negócios.
Atualmente é Presidente do Conselho Estratégico do ISEG MBA.
É membro de um painel do IFO um centro de estudos europeus na área de economia. É representante da Deloitte no Conselho Superior para o Desenvolvimento Sustentável.
Começou sua carreira profissional na Arthur Andersen, em 1986, na divisão de Auditoria e Consultoria (Lisboa e Madrid), até 1995. Durante esse período, teve várias responsabilidades, incluindo a de Director da divisão de Serviços de Consultoria tendo contribuído para vários projectos de grande escala. Posteriormente foi convidado para o lançamento do escritório no Porto.
Entre 1995 e 2001, foi responsável na Mundial Confiança, SA, na qualidade de Director-Geral da Divisão Técnica e Director Geral de Marketing e Produtos, tendo a sua cargo durante um período a gestão global da rede hospitalar.. Foi também membro da Investec SGPS, SA, na qualidade de Director Geral e Administrador Delegado da empresa Investec / Grupo Cofina.
Ao longo de sua carreira profissional, tem participado em diversos cursos de formação académica (Kellogg School of Management) e profissional em Portugal e no Mundo nas áreas de Auditoria, Consultoria, Marketing e Gestão.
-
-
José Gomes
Membro da Comissão Executiva do Grupo Ageas Portugal
-
-
Apresentação - José Gomes
José Gomes é licenciado em Organização e Gestão de Empresas pelo ISCTE, complementando a sua formação, ao longo da sua carreira, em diversas vertentes da gestão com a participação em programas internacionais promovidos pela Accenture, Universidade de la Salle, pela Kellog School of Management e pela Universidade Católica Portuguesa.
-
Experiência Profissional
A sua experiência profissional desenvolveu-se essencialmente no setor financeiro (banca e seguros), tendo também sido Partner da Consultora Accenture entre 2002 e 2014. Antes de integrar a Ageas, foi Presidente da Comissão Executiva da Açoreana Seguros e membro da Comissão Executiva da Associação Portuguesa de Seguradores (APS).
Assumiu funcões enquanto CEO do negócio Não Vida do Grupo Ageas Portugal, representando as marcas Ageas Seguros e Ocidental, sendo também membro da Comissão Executiva deste Grupo. Acumula ainda a função de Representante da Ageas Seguros como Vice-Presidente do Conselho de Administração da APS.
-
-
Pedro Matias
Presidente do Conselho de Administração do ISQ
-
-
Apresentação - Pedro Matias
Pedro Matias, assumiu a Presidência do Conselho de Administração do ISQ em março de 2017.
Mestre em Economia e Gestão de Ciência, Tecnologia e Inovação, desempenhou anteriormente funções como Vice-Presidente do IAPMEI, Presidente de diversos Fundos de Investimento e Empresas. -
Experiência Profissional
Foi também Administrador da APCER, membro da Direção da Startup Lisboa e do Conselho Científico do Taguspark.
Esteve ainda ligado a várias estruturas internacionais como a OCDE e Conselheiro do Comissário Europeu para a Investigação no âmbito do European Research Advisory Board.
Em maio de 2017, foi eleito membro do “Board of Directors” da CEOC – Confederação Internacional das Entidades de Certificação e Inspeções.
-
-
Pedro Santa Clara
Professor na Nova School Business and Economics
-
-
Apresentação - Pedro Santa Clara
Pedro Santa-Clara é professor de Finanças na Nova School of Business and Economics desde 2007, atualmente em licença. Antes disso, ele foi professor de Finanças na Anderson School of Management da UCLA de 1996 a 2009.
Pedro é formado em Economia pela Nova SBE e doutorado. em Finanças do INSEAD. Pedro publicou mais de 30 trabalhos nas principais revistas acadêmicas de Finanças e Economia. Foi pesquisador associado do Bureau Nacional de Pesquisa Económica, pesquisador do Centro de Pesquisa de Políticas Económicas e atuou nos conselhos editoriais do Journal of Financial and Quantitative Analysis, Journal of Business and Economic Statistics e Management Science. -
Experiência Profissional
Em 2013, a carreira de Pedro mudou radicalmente e, nos seis anos seguintes, ele liderou a construção de um novo campus em Carcavelos para a Nova SBE e a campanha de 52 milhões de euros que a financiou. Nesse contexto, Pedro liderou a criação da Fundação Alfredo de Sousa, presidida entre 2015 e 2018.
No início de 2019, Pedro fundou a Shaken Not Stirred, uma empresa que promove e gere projetos de educação, com um grupo de parceiros talentosos e comprometidos que desejam capacitar as gerações futuras. Pedro é sócio da Atrium Portfólio Managers, uma empresa de gestão de ativos criada em 1999.
Pedro é casado com Ana Conduto e tem três filhos maravilhosos, André, Tiago, Tomás e um cachorro, Zuma.
No seu tempo livre - que tempo livre? - Pedro gosta de correr, fazer crossfit, ler e, acima de tudo, passar tempo com amigos e familiares.
-
-
Rui Leão Marinho
Bastonário da Ordem dos Economistas
-
-
Apresentação - Rui Leão Martinho
Rui Leão Martinho é atualmente e, desde 2011, Bastonário da Ordem dos Economistas. Sendo ele próprio economista de formação, ao longo da sua vida foi presidente de várias instituições financeiras.
-
Experiência Profissional
Ao longo de dois mandatos, foi presidente de uma das três instituições de supervisão do sistema financeiro: o Instituto de Seguros de Portugal, atual Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões. Teve também funções de direção e de administração no Banque Nationale de Paris, na Locapor (primeira sociedade de leasing em Portugal) e nas sociedades de investimento MDM e Euro-financeira.
Foi presidente de várias instituições financeiras, entre as quais,o Deutsche Bank e as Companhias de Seguros Tranquilidade e DBVida.
Em termos associativos, foi presidente da Câmara de Comércio e Indústria Luso-Alemã e do Fórum de Administradores de Empresas. Como docente, tem sido professor convidado ao longo da vida de várias universidades e faculdades de economia portuguesas.
-
-
Tiago Freire
Diretor da Revista Exame
-
-
Apresentação - Tiago Freire
Tiago Freire, 42 anos, é licenciado em Direito. Desde janeiro de 2018 até hoje, é Diretor da Revista Exame, tendo também responsabilidade sobre a equipa de Economia da Revista Visão.
É casado e tem três filhos.
-
Experiência Profissional
Começou como jornalista na Agência Lusa, em 2001, na editoria de Economia, onde esteve até 2006. Nesse período acompanhou sobretudo as áreas do mercado de capitais, empresas e banca. De seguida integrou a equipa de Finanças do Diário Económico. Esteve dez anos nesse jornal, cumprindo as funções de Redator, Editor de Finanças, Editor de Finanças e Empresas e Subdiretor, entre 2014 e 2016.
Em Maio de 2016 ingressou no Jornal de Negócios, enquanto subdiretor. Saiu em Novembro de 2017 e, de Janeiro de 2018 até hoje, é Diretor da Revista Exame, tendo também responsabilidade sobre a equipa de Economia da Revista Visão.
-
14 de setembro
Conferência Retoma da Eficiência dos Negócios
No passado dia 14 de setembro, a Ageas Seguros e a Exame realizaram uma conferência online sobre o tema Retoma da Eficiência dos Negócios. Consulte aqui o programa e reveja a conferência.
17h00 - Boas vindas
Tiago Freire - Diretor da Exame
17h05 - Tema 1 – Tomar o pulso à Economia
Luís Castro Henriques - Presidente da AICEP
Rui Leão Martinho - Bastonário da Ordem dos Economistas
Moderação de Camilo Lourenço - Jornalista, Comentador, Fundador e Apresentador de A Cor do Dinheiro
17h35 - Tema 2 – Inovação em Prevenção
José Gomes – CEO da Ageas Seguros
Pedro Matias - Presidente do ISQ
Tiago Freire – Diretor da Exame
17h45 - Tema 3 – Caminhos para a recuperação
António Saraiva - Presidente da CIP
Cristina Siza Vieira - CEO da AHP
Nuno Mangas - Presidente do Conselho Diretivo do IAPMEI
Moderação de Camilo Lourenço - Jornalista, Comentador, Fundador e Apresentador de A Cor do Dinheiro
Oradores
-
António Saraiva
Presidente da CIP
-
-
Apresentação - António Saraiva
António Saraiva é uma das pessoas mais influentes na sociedade portuguesa e, atualmente, um especialista em Corporate Diplomacy e Associativismo, ao qual dedicou mais de 40 anos ao longo de sua vida.
Ao nível académico destaca-se a sua atividade enquanto membro do Conselho de Escola do ISCSP - Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, Membro do Conselho de Curadores do ISCTE – Instituto Superior de Ciências do Trabalho e do Emprego e Membro do Conselho Geral Estratégico da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.
Foi também galardoado com a Comenda da Ordem do Infante. -
Experiência Profissional
Presidente da CIP - Confederação Empresarial de Portugal, a associação empresarial de maior impacto e influência em Portugal, desde 2010, António Saraiva encarna o conceito de self-made man.
Iniciou sua vida profissional como operário fabril na Lisnave sendo, mais tarde, Diretor Comercial na Metalúrgica Luso-Alemã e Presidente do Conselho de Administração da Metalúrgica Luso-Italiana, SA.
Exerce atualmente funções de Presidente do Conselho de Administração do Taguspark, Presidente do Conselho de Administração da Compta Infraestruturas e Segurança, e Administrador na Compta SA.
É Vogal do Conselho Estratégico da SOFID – Sociedade para o Financiamento do Desenvolvimento, IFIC, SA, e Membro do Conselho Consultivo da ATEC. É também Presidente do Observatório para a Economia do Mar e Membro do Conselho Estratégico da PROFORUM – Associação para o Desenvolvimento da Engenharia.
Além disso, leciona Corporate Diplomacy no ISCSP - Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas.
-
-
Camilo Lourenço
Jornalista, Comentador, Fundador e Apresentador
-
-
Apresentação - Camilo Lourenço
Camilo Lourenço é jornalista económico e docente universitário. Começou no O Jornal e foi um dos fundadores do Diário Económico e diretor da revista Valor, de onde saiu para assumir a direção editorial das revistas Exame.
-
Experiência Profissional
Foi editor de economia da Rádio CMR e Rádio Comercial e comentarista da SIC Notícias. É colunista do Jornal de Negócios, Record e comentarista da RTP, Rádio Clube Português e TvNet. É fundador e apresentador de A Cor do Dinheiro.
-
-
Cristina Siza Vieira
CEO da AHP
-
-
Apresentação - Cristina Siza Vieira
Cristina Siza Vieira é licenciada em Direito e pós-graduada em ciências jurídico-administrativas pela Faculdade de Direito de Lisboa, com especialização em Direito do Ordenamento do Território, Urbanismo e Ambiente.
-
Experiência Profissional
Trabalhou no setor público, onde desempenhou designadamente funções como Diretora-Geral do Turismo; Vogal do Conselho Consultivo de Jogos da Inspeção Geral de Jogos; Encarregada de Missão do Centro de Apoio ao Licenciamento de Projetos Turísticos Estruturantes e no setor privado, como advogada na Banca e consultora de grupos empresariais do turismo.
É formadora sendo regularmente convidada para lecionar em vários cursos, seminários e formações.
Adicionalmente é co-coordenadora científica e professora no Curso de Pós-Graduação em Direito do Turismo (Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa 2012-2015) e, desde 2016, é professora na Pós-Graduação em Gestão Hoteleira (Universidade Europeia, Lisboa).
Desde abril de 2010 ocupa o cargo de CEO da AHP – Associação da Hotelaria de Portugal.
-
-
José Gomes
CEO da Ageas Seguros
-
-
Apresentação - José Gomes
José Gomes é licenciado em Organização e Gestão de Empresas pelo ISCTE, complementando a sua formação, ao longo da sua carreira, em diversas vertentes da gestão com a participação em programas internacionais promovidos pela Accenture, Universidade de la Salle, pela Kellog School of Management e pela Universidade Católica Portuguesa.
-
Experiência Profissional
A sua experiência profissional desenvolveu-se essencialmente no setor financeiro (banca e seguros), tendo também sido Partner da Consultora Accenture entre 2002 e 2014. Antes de integrar a Ageas, foi Presidente da Comissão Executiva da Açoreana Seguros e membro da Comissão Executiva da Associação Portuguesa de Seguradores (APS).
Assumiu funcões enquanto CEO do negócio Não Vida do Grupo Ageas Portugal, representando as marcas Ageas Seguros e Ocidental, sendo também membro da Comissão Executiva deste Grupo. Acumula ainda a função de Representante da Ageas Seguros como Vice-Presidente do Conselho de Administração da APS.
-
-
Luís Castro Henriques
Presidente da AICEP
-
-
Apresentação - Luís Castro Henriques
Luís Castro Henriques é Mestre em Economia pela Universidade de Cambridge, tem um MBA pelo INSEAD e é licenciado em Economia pela Universidade Católica Portuguesa (2002).
Recebeu o Prémio Excelência da CGD e vários outros Prémios de Mérito Académico. -
Experiência Profissional
É Presidente do Conselho de Administração da AICEP – Agência para o Investimento e Comércio Externo desde 2017, onde desempenhou funções desde 2014 como membro do Conselho de Administração, com os pelouros do Investimento, Gestão Financeira e Comercial.
Anteriormente coordenou as áreas de Estratégia de Marketing, Experiência do Cliente e Marketing Analytics no Grupo EDP, onde liderou diversos projetos de parcerias tecnológicas e desenvolvimento de produto.
Além disso, teve funções docentes em diversas disciplinas da licenciatura em Economia na Universidade Católica Portuguesa, tendo iniciado atividade profissional como consultor na McKinsey & Company.
Também desempenhou funções públicas enquanto Adjunto do Ministro das Atividades Económicas e do Trabalho do XVI Governo Constitucional e da Secretária de Estado da Habitação do XV Governo Constitucional.
-
-
Nuno Mangas
Presidente do Conselho Diretivo do IAPMEI
-
-
Apresentação - Nuno Mangas
Nuno Mangas é licenciado em Engenharia Eletrotécnica pela Universidade de Coimbra, complementando a sua formação, ao longo da sua carreira, em diversas vertentes como Sistemas e Automação, gestão de Qualidade nos Serviços, Direção Estratégica de Universidades e doutorando-se em Ciências da Educação.
-
Experiência Profissional
A sua experiência profissional desenvolveu-se essencialmente na área da educação, tendo sido professor Coordenador do Instituto Politécnico de Leiria e ocupando o cargo de Presidente do Instituto Politécnico de Leiria.
Além disso foi Vice-Presidente da NERLEI - Associação Empresarial da Região de Leiria e chegou a ser nomeado pelo Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior para membro do Grupo de Trabalho de Acompanhamento e Implementação do Programa de Modernização e Valorização de Ensino Politécnico.
O seu trabalho também se fez notar como Presidente do CCISP - Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos.
-
-
Pedro Matias
Presidente do Conselho de Administração do ISQ
-
-
Apresentação - Pedro Matias
Pedro Matias, assumiu a Presidência do Conselho de Administração do ISQ em março de 2017.
Mestre em Economia e Gestão de Ciência, Tecnologia e Inovação, desempenhou anteriormente funções como Vice-Presidente do IAPMEI, Presidente de diversos Fundos de Investimento e Empresas. -
Experiência Profissional
Foi também Administrador da APCER, membro da Direção da Startup Lisboa e do Conselho Científico do Taguspark.
Esteve ainda ligado a várias estruturas internacionais como a OCDE e Conselheiro do Comissário Europeu para a Investigação no âmbito do European Research Advisory Board.
Em maio de 2017, foi eleito membro do “Board of Directors” da CEOC – Confederação Internacional das Entidades de Certificação e Inspeções.
-
-
Rui Leão Marinho
Bastonário da Ordem dos Economistas
-
-
Apresentação - Rui Leão Martinho
Rui Leão Martinho é atualmente e, desde 2011, Bastonário da Ordem dos Economistas. Sendo ele próprio economista de formação, ao longo da sua vida foi presidente de várias instituições financeiras.
-
Experiência Profissional
Ao longo de dois mandatos, foi presidente de uma das três instituições de supervisão do sistema financeiro: o Instituto de Seguros de Portugal, atual Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões. Teve também funções de direção e de administração no Banque Nationale de Paris, na Locapor (primeira sociedade de leasing em Portugal) e nas sociedades de investimento MDM e Euro-financeira.
Foi presidente de várias instituições financeiras, entre as quais,o Deutsche Bank e as Companhias de Seguros Tranquilidade e DBVida.
Em termos associativos, foi presidente da Câmara de Comércio e Indústria Luso-Alemã e do Fórum de Administradores de Empresas. Como docente, tem sido professor convidado ao longo da vida de várias universidades e faculdades de economia portuguesas.
-
-
Tiago Freire
Diretor da Revista Exame
-
-
Apresentação - Tiago Freire
Tiago Freire, 42 anos, é licenciado em Direito. Desde janeiro de 2018 até hoje, é Diretor da Revista Exame, tendo também responsabilidade sobre a equipa de Economia da Revista Visão.
É casado e tem três filhos.
-
Experiência Profissional
Começou como jornalista na Agência Lusa, em 2001, na editoria de Economia, onde esteve até 2006. Nesse período acompanhou sobretudo as áreas do mercado de capitais, empresas e banca. De seguida integrou a equipa de Finanças do Diário Económico. Esteve dez anos nesse jornal, cumprindo as funções de Redator, Editor de Finanças, Editor de Finanças e Empresas e Subdiretor, entre 2014 e 2016.
Em Maio de 2016 ingressou no Jornal de Negócios, enquanto subdiretor. Saiu em Novembro de 2017 e, de Janeiro de 2018 até hoje, é Diretor da Revista Exame, tendo também responsabilidade sobre a equipa de Economia da Revista Visão.
-