
Coloque o seu telemóvel na vertical para navegar no site.
Segurança
Ergonomia
A prevenção é a chave para a sua saúde
A Ergonomia pretende integrar as condições de trabalho e o trabalhador através da prevenção de riscos, aumentando assim a segurança, saúde, produtividade e motivação do trabalhador.
Fatores de risco ergonómicos
- Movimentos/atividades repetitivos e monótonos.
Os movimentos e atividades laborais repetitivos podem provocar fadiga e desgaste, tanto físico quanto psicológico. Fisicamente, compromete o sistema musculoesquelético, podendo originar lesões e inflamações. - Fatores psicossociais.
Os riscos psicossociais decorrem de deficiências na organização e gestão do trabalho, podendo ter efeitos negativos a nível psicológico, físico e social.
- Fatores físicos.
Os níveis de ruído, iluminação e temperatura inadequados contribuem para o mal-estar no ambiente de trabalho, devem, por isso, também ser tidos em consideração, de modo a melhorar as condições de trabalho. - Postura inadequada.
Uma postura incorreta pode ocasionar lesões, fadiga e enfraquecimento de certas regiões do corpo como pulsos, ombros, coluna e lombar.

Medidas preventivas
- Adotar posturas adequadas.
- Evitar longos períodos na posição sentada e exposição visual ao monitor.
- Adaptar o posto de trabalho.
- Implementar plano de ginástica laboral.
Ergonomia e Ginástica Laboral
A Ginástica Laboral atua como uma grande aliada da ergonomia nas empresas, tendo como principais objetivos:
- Prevenir lesões;
- Aliviar o stress;
- Aumentar a produtividade;
- Melhorar a postura corporal;
- Melhorar a saúde;
- Aumentar a motivação;
- Diminuir a fadiga visual, corporal e mental;
- Diminuir o sedentarismo.
Os exercícios são simples, realizados em ambiente de trabalho e no horário de trabalho. A duração ideal das sessões é de 6 a 8 minutos diários para se ter um resultado significante na musculatura (flexibilidade e força).

O conteúdo deste artigo é meramente informativo.
Artigos relacionados
-
-
-
Higienização do local de trabalho
Definir e exigir procedimentos e processos básicos de higienização das mãos, de etiqueta respiratória; de colocação de máscaras e procedimentos de conduta social e manter práticas regulares de limpeza, de forma clara, simples e objetiva, fornecendo recursos e um ambiente de trabalho que promova a higiene pessoal.