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Tive um Acidente Automóvel

Caso tenha um acidente, tenha em conta as seguintes recomendações:

  1. Mantenha a calma e seja cortês.
  2. Coloque o colete refletor.
  3. Assinale o local do acidente com o triângulo de sinalização à distância de 30 metros (cerca de 30 passos) e, se necessário, acenda as luzes de presença do seu veículo, bem como as luzes intermitentes.
  4. Contacte o nosso serviço de Assistência em Viagem 213 102 450, disponível 24h, e selecione a opção 1.

Deve obter, no local do acidente, os seguintes elementos:

  • Identificação dos condutores;

  • Matrícula dos veículos envolvidos no acidente;
  • Seguros (o nome da Companhia de Seguros e o número da apólice, que podem ser encontrados no selo da carta verde que deverá estar colocado no vidro dianteiro da viatura).

Deve identificar as testemunhas do acidente, e respetivos contactos telefónicos e e-mail, bem como moradas de residência. Sempre que possível deve registar fotograficamente os veículos na sua posição no acidente.

Chegando a um acordo sobre o modo como ocorreu o acidente, os condutores devem preencher e assinar a mesma Declaração Amigável de Acidente Automóvel (DAAA). A DAAA é a participação do acidente, que é composta por 2 exemplares, devendo ambos os condutores ficar com um exemplar para entregar às respetivas Seguradoras. O verso da DAAA deve ser preenchido e assinado individualmente por cada condutor, para a sua Seguradora.

Caso não seja possível chegar a acordo, cada condutor deve preencher e assinar a sua própria DAAA, devendo cada condutor entregar a DAAA à Seguradora do outro interveniente. Também em caso de desacordo e havendo feridos deve ser solicitada a presença da Polícia.

Em caso de fuga de algum dos veículos anote, sempre que possível, as matrículas dos intervenientes, alertando de imediato as autoridades competentes.

Participo o Acidente à Ageas

1. Como devo participar o acidente?

Mesmo não sendo o responsável pelo acidente deve participa-lo à Ageas, através do preenchimento e envio da Declaração Amigável de Acidente Automóvel (DAAA), é importante conhecermos a sua versão da ocorrência.

Deverá ter sempre consigo pelo menos um exemplar da DAAA. Se não tiver este formulário de participação de um acidente, poderá obtê-lo aqui ou no Espaço Ageas mais próximo.

Não sendo o condutor responsável pelo acidente, o preenchimento da Declaração Amigável não afeta o preço do seu seguro.

2. Quando devo participar o acidente?

Deve enviar a participação do acidente no prazo mais curto de tempo possível, de preferência no próprio dia ou no dia seguinte ao acidente, nunca ultrapassando os 8 dias a contar da ocorrência ou do conhecimento do mesmo.

3. Como devo preencher a DAAA?

Para participar o acidente deve utilizar a DAAA que é fornecida gratuitamente pela Ageas.
O preenchimento da DAAA deve ser o mais completo e correto possível, assim podemos garantir a rapidez e qualidade de serviço que lhe prestamos:

  • Deve indicar os contactos atuais, nomeadamente número de telemóvel e e-mail, desta forma, poderemos enviar comunicações, informando-o/a com maior rapidez quanto à fase em que o seu processo se encontra.
  • Se os condutores envolvidos no acidente assinarem a frente da DAAA (campo 15) presume-se que ambos estão de acordo relativamente às circunstâncias constantes da mesma, tornando a resolução mais célere.
  • Deve complementar a DAAA através do preenchimento da Participação de Sinistro (verso da DAAA) que deve ser preenchida posteriormente e sem a presença do outro interveniente.

Confirme, no local do acidente, que a DAAA indica:

  • Data e hora do acidente - campo 1;
  • Local do acidente, de forma detalhada - campo 2;
  • Feridos (mesmo que ligeiros) - campo 3;
  • Envolvimento de mais de 2 veículos ou outros danos materiais que não em veículos – campo 4;
  • Testemunhas (nomes e contactos) – campo 5;
  • Nome, morada, telefone e e-mail – campo 6 para os Veículos A e B;
  • Matrícula dos veículos envolvidos – campo 7 para os Veículos A e B;
  • Companhia de Seguros e número de apólice dos veículos intervenientes – campo 8 para os Veículos A e B;
  • Assinale com uma cruz os quadrados correspondentes às circunstâncias em que ocorreu o acidente – campo 12 para os Veículos A e B;
  • Esquema do acidente – campo 13;
  • Caso considere que nenhum dos quadrados do campo 12 corresponde às circunstâncias, preencha "As minhas observações – campo 14 para os Veículos A e B;
  • Assinatura dos condutores – campo 15

Declaração Europeia de Acidente (Conforme Modelo da Insurance Europe)

Em complemento, as informações preenchidas no verso da DAAA são muito úteis para acelerar a resolução do sinistro:

  • Dados do condutor, caso seja diferente do condutor habitual declarado – campo 2;
  • Identificar a intervenção das autoridades – campo 5;
  • A oficina onde pretende reparar o veículo – campo 6;
  • Identificar os veículos para além dos 2 ou outros danos materiais que não em veículos – campo 7;
  • Informação dos Feridos – campo 8;
  • Especificar a relação entre os condutores dos veículos – campo 9.

Declaração Europeia de Acidente (Conforme Modelo da Insurance Europe), Verso

Para tornar o processo mais célere de acordo com a Convenção Indemnização Direta ao Segurado (IDS), deverá preencher os seguintes campos assinalados:

4. Para onde devo enviar a minha Participação?

Para enviar a informação correspondente à participação do acidente, deve utilizar os seguintes contactos: 

Agendo a Avaliação de Danos

Escolha uma oficina recomendada Ageas.

1. O que é a Avaliação de Danos?

A Avaliação de Danos é a avaliação feita por um técnico qualificado aos danos existentes no veículo, decorrente de um acidente. Após esta avaliação, é elaborado um relatório indicando os danos e os valores de reparação, quando aplicáveis.

2. Como se avaliam os danos do meu veículo e o valor da reparação?

Uma vez recebida a participação do acidente, a Ageas contacta-o/a nas 48h seguintes. Dependendo da forma como é resolvido o processo do acidente, ou do montante dos danos causados, poderemos solicitar o orçamento.
O processo do acidente é resolvido através da Convenção Indemnização Direta ao Segurado (IDS) caso não existam feridos e a DAAA esteja completa e assinada pelos 2 únicos intervenientes do acidente. Poderá ainda ser resolvido através da Convenção Complementar da Indemnização Direta ao Segurado (CIDS) caso não existam feridos e a DAAA esteja apenas assinada por um dos intervenientes do acidente.
Para a regularização através de IDS ou CIDS é necessário que ambas as Seguradoras façam parte da lista de Seguradoras aderentes às Convenções e que o acidente não envolva mais do que 2 veículos.
O processo de acidente é resolvido de forma “Tradicional” caso existam feridos, a DAAA se encontre incompleta, as seguradoras não sejam ambas aderentes às convenções ou existam mais de 2 veículos envolvidos no acidente. Nesta situação, se tiver contratada a cobertura de Danos Próprios pode acionar e resolver o processo diretamente com a Ageas, nos moldes acima descritos. 
Se tiver unicamente a cobertura obrigatória de Responsabilidade Civil terá de se dirigir à Seguradora do outro interveniente para o envio do orçamento ou marcação de Avaliação de Danos.

Solicito um Veículo de Substituição

1. Posso ter acesso a um Veículo de Substituição?

Pode obter o Veículo de Substituição nas seguintes situações:

  • Se o seu processo tiver sido resolvido através das Convenções Indemnização Direta ao Segurado (IDS) ou Complementar Indemnização Direta ao Segurado (CIDS). Isto caso não tenha havido feridos, com a DAAA devidamente preenchida e assinada por 1 ou pelos 2 únicos intervenientes do acidente, e caso as Seguradoras dos vários intervenientes tenham aderido às Convenções, em conformidade com a percentagem de responsabilidade definida.
  • Se tiver subscrito a cobertura facultativa de Veículo de Substituição com o máximo de 15, 30 ou 45 dias /ano (conforme o contrato). 

Nota: para saber se tem a cobertura facultativa de Veículo de Substituição, consulte as Condições Particulares da apólice.

2. Como posso fazer a reserva do Veículo de Substituição?

Para reservar o Veículo de Substituição, deve contactar-nos para a Linha de Apoio ao Cliente 707 281 281, disponível nos dias úteis das 8h30 às 19h00, indicando os dados do acidente, sendo posteriormente verificadas as condições de atribuição.

A reserva é feita para o local mais próximo de si, sendo sujeita a uma caução de montante variável que visa garantir o pagamento de combustível não devolvido aquando da entrega do veículo no final do contrato de aluguer.

Esta caução é devolvida caso o veículo seja entregue nas mesmas condições iniciais (se proceder ao pagamento através de Cartão de Crédito, não será necessário o pagamento, apenas a apresentação do número do mesmo, acompanhado de todos os seus dados). Deverá indicar-nos o nome completo da pessoa que irá levantar o veículo, bem como um contacto telefónico. 

Documentos
Prazos médios de regularização de sinistro em 2015

Informação relativa aos tempos médios de regularização dos sinistros automóvel no âmbito das obrigações do DL 291/2007.

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