Estratégia

No mundo em constante mutação em que vivemos, os consumidores querem ter a certeza que são clientes de empresas com uma visão de longo prazo e compromissos claros com a sociedade civil. Estes são factores de confiança para os nossos clientes, colaboradores e parceiros.

 

Porquê uma estratégia de Responsabilidade Corporativa?

Enquanto agente económico, a Ageas deve ter um papel ativo de cidadania na sociedade. Para além desta responsabilidade, a Ageas Portugal acredita que uma estratégia clara de Responsabilidade Corporativa é um fator chave de confiança de clientes/consumidores e de envolvimento dos colaboradores. 
É também um imperativo da gestão dos riscos e das oportunidades. Com efeito, a integração dos critérios de Responsabilidade Corporativa na estratégia corporativa permite reduzir alguns custos e limitar riscos operacionais, ao mesmo tempo que permite detetar novas oportunidades de mercado ou em segmentos emergentes.

A estratégia da Ageas Portugal passa por posicionar a Responsabilidade Corporativa no centro do seu negócio, bem como na forma como interage diariamente com os seus intervenientes de negócio. É através da adoção de um comportamento responsável e de produtos e serviços de valor acrescentado social e ambiental que a Ageas participa de forma mais eficaz no progresso da económica e da sociedade. 

A nossa estratégia assenta em seis pilares: os nossos compromissos

Colaboradores

Responsabilidade no local de trabalho

  • Enquanto empregador responsável, a Ageas colocou os seus Colaboradores no cerne da sua Ambição 2018. Trata-se de criar um ambiente de trabalho que fomente uma cultura colaborativa, baseada no trabalho em equipa e na confiança, que promova o reconhecimento e o orgulho de fazer parte da equipa Ageas.

Clientes e produtos

Responsabilidade na relação com os Clientes e nos seus produtos

  • A Ageas investe numa relação Cliente responsável, através de uma comunicação simples, clara e acessível, ao longo de todos os momentos de contacto. A Ageas oferece produtos e serviços que encorajam comportamentos social e ambientalmente responsáveis, assim como ajudam a reduzir a exclusão social.

Acionistas

Responsabilidade no cerne do seu modelo de Governo

  • A responsabilidade da Ageas, em relação aos seus accionistas, inclui a garantia de perenidade da empresa, através de um modelo de governo sólido e transparente, bem como de uma cultura de ética empresarial suportada por políticas claras de gestão e pelo Código de Deontologia. Reconhecendo o impacto da sua atividade na sociedade em geral, integra progressivamente os imperativos sociais e ambientais no cerne do seu modelo de governo e nos seus processos de gestão de risco. 

Fornecedores

Responsabilidade na seleção e relação com os seus fornecedores

  • Como empresa de serviços financeiros, grande parte do seu impacto na sociedade está relacionada, não com o seu processo de “produção”, mas com a escolha dos seus fornecedores, desde a aquisição de papel à contratação de prestadores de serviços para gestão de sinistros. A Ageas integra critérios sociais e ambientais na selecção e gestão dos seus fornecedores. 

Ambiente

Responsabilidade na gestão da sua pegada ambiental

  • A Ageas está comprometida com a redução do seu impacto direto no ambiente, promovendo nas suas instalações a triagem e reciclagem de resíduos, gerindo as suas emissões de CO2 e o seu consumo de energia e recursos naturais. A Ageas também está ciente do papel que pode assumir na sensibilização dos seus parceiros em relação aos imperativos ecológicos, contribuindo para melhorar a percepção dos riscos ambientais globais e decidindo apoiar a luta contra as alterações climáticas e outras iniciativas de protecção do ambiente.

Comunidade

Responsabilidade para com a sociedade civil

  • Enquanto Empresa cidadã, a Ageas está comprometida em desempenhar um papel positivo na sociedade, fomentando parcerias sustentáveis e criando uma cultura que promove o voluntariado corporativo que apoia a comunidade em que atua. A Ageas está também envolvida na partilha do seu know-how, optimizando a compreensão dos riscos de cada individuo e da sociedade em geral.