Novos amigos, nova casa, novos hábitos.

O momento mais esperado dos últimos anos. Mas também uma altura de dúvidas e inseguranças. A saída de casa dos pais - quer seja para a Universidade ou para trabalhar - é o fecho de um ciclo e o início de outro. Para que o inesperado seja reduzido ao máximo, nada melhor do que planear com antecedência. 
 

Valorizar e salvaguardar as novas conquistas.

As primeiras conquistas são, frequentemente, subvalorizadas, mas são sem dúvida as mais importantes. Não deixe o futuro nas mãos da incerteza: escolha as soluções que combinam com o seu perfil e garanta o seu bem-estar desde o início.

5 dicas para poupar na Universidade.

Na verdade, é mais fácil do que parece: da alimentação às saídas, muitas são as formas de se gastar menos num momento em que todos os esforços contam. Siga as nossas dicas.

  1. Dividir casa com colegas: depois da praxe, de conhecer novos colegas e de criar um grupo mais próximo, nada melhor do que repartir casa para poupar não só na renda, mas também na água, luz e em todas as outras despesas que uma casa comporta. Uma residência universitária, nos casos em que estas existem, também é uma boa alternativa.
  2. Fazer o máximo de refeições em casa: desde o pequeno-almoço ao jantar, com refeições simples e saudáveis vai acabar por poupar não só a sua carteira como também a sua saúde. As refeições que os pais enviam ao fim de semana são um bónus que é sempre bem-vindo.
  3. Não deixar disciplinas para trás: Por vezes o esforço tem de ser um pouco maior, mas o retorno compensa. Um momento de preguiça pode representar não só um atraso na sua formação, mas também uma penalização no orçamento pessoal.
  4. Usar o Wi-Fi da escola: Com a criação de cada vez mais pontos de Wi-Fi públicos, o acesso à internet torna-se ainda mais fácil. Se a sua residência não fica perto de nenhum, nada melhor do que utilizar o Wi-Fi da Universidade.
  5. Utilizar transportes públicos ou apanhar boleia: O carro pode ser uma tentação na altura de entrar para a Universidade - liberdade de deslocação, sem restrição de horários. Mas o tempo que se perde em filas de trânsito e o dinheiro que se gasta acabam por não compensar. Para chegar à Universidade, nada melhor do que apanhar transportes públicos. Em alternativa, a boleia de um/a colega é sempre uma boa opção.

Novas tarefas, velhos hábitos: uma dupla incompatível.

Não é apenas a poupança que é preciso aprender a gerir no momento de sair de casa dos pais. Para muitos, esta rotina começa mais cedo, mas para outros, esta é a altura de descobrir que os armários não se enchem sozinhos e que o chão da cozinha também se suja. Nesta altura, há algumas regras que podem ter em conta.

  1. Para além de saber poupar, é preciso aprender a ter controlo sobre os gastos e sobre as contas fixas que chegam todos os meses. Para isso, nada melhor do que utilizar o telemóvel: tire notas, use Google Docs ou encontre uma ferramenta de gestão simples e eficaz. A diferença no momento de tomar decisões vai ser notória.

  2. Não encha a despensa de uma forma exagerada. Faça compras mais vezes e em menor quantidade. A experiência dita que muitas coisas acabam por ficar esquecidas e terminam em desperdício.
  3. Embora possa ter parecido até agora, os produtos de limpeza não funcionam por si só e a roupa não se lava sozinha. Aprenda a utilizar os produtos de limpeza próprios para cada finalidade e conserve aquilo que é seu da forma mais adequada. Não se admire se passar a dar mais valor à carpete acabada de limpar quando os amigos forem lá a casa, é um fenómeno perfeitamente natural.
  4. Por falar em amigos: tem vontade de marcar um encontro e rever toda a gente? Combine num bar ou restaurante sempre que conseguir. Festas em casa são divertidas, mas terminam consigo a lavar a louça suja e a limpar o chão, sendo que os gastos são habitualmente maiores. Não se preocupe, ninguém ficará chateado.
  5. Desfrute da sua nova rotina: quando menos esperar, já lhe parecerá natural e os velhos hábitos ficaram para trás.

Outros Momentos

Image Background
Image Background

Vida em Família

Sorrisos e alegrias partilhados, sem imprevistos nem pressões.

Prepare-se com a Ageas!

Vida em Família

Prepare-se com a Ageas!

SAIBA MAIS
Image Background

Vida a Dois

Projetar um percurso de vida partilhado.

Proteja-se com a Ageas!

Vida a Dois

Proteja-se com a Ageas!

SAIBA MAIS
Image Background

Nascimento de um filho

Felicidade, antecipação e... muito para planear!

Planeie com a Ageas!

Nascimento de um filho

Planeie com a Ageas!

SAIBA MAIS
Image Background
Image Background

Idade de Ouro

Preparação é a palavra chave.

Prepare-se com a Ageas!

Idade de Ouro

Prepare-se com a Ageas!

SAIBA MAIS