Coloque o seu telemóvel na vertical para navegar no site.

Coloque o seu telemóvel na vertical para navegar no site.

Alimentação Equilibrada

13 vegetais que melhoram a sua saúde

Saúde do coração

Hoje partilhamos consigo os 13 vegetais que aumentam a saúde do seu coração!
Introduza os vegetais na sua alimentação regular e reduza o risco de ataques cardíacos e enfartes. 

Cada um dos seguintes vegetais é composto por uma enorme quantidade de nutrientes que podem baixar o seu nível de colesterol e pressão arterial, ajudando-o a perder peso.
Para ganhar o maior benefício dos vegetais que consome, siga estas sugestões:


  • Escolha vegetais de variadas cores para obter o máximo de nutrição; 

  • Adicione cebola e alho aos seus pratos, alguns estudos indicam que comer cerca de ¼ de cebola e um dente de alho todos os dias diminui o colesterol;

  • Coma produtos com tomates frescos ou cozinhados todas as semanas;

  • Utilize um saco de cozedura a vapor, colocando-o numa panela e cozinhe o tempo que desejar, deste modo preserva os nutrientes dos vegetais.


Top Vegetais para a saúde do seu coração

  • Vegetal Espargos

    Espargos

    Estação: Março a Junho

    • Benefícios

      Vitamina B6*, ácido fólico, fibra, potássio.
      *B6 ajuda a diminuir a homocisteína, um aminoácido ligado a doenças cardíacas.

    • Utilização e conservação

      Utilização:
      - Não corte; 
      - Aperte os caules para os partir;
      - Agarre um caule na sua mão e dobre a metade inferior até partir;
      - Coza 4 a 8 minutos.

      Conservação: manter 4 dias no frigorífico; recortar um pouco das extremidades inferiores do molho e conservar verticalmente em água no frigorífico.

  • Vegetal Pimentos

    Pimentos

    Estação: todo o ano

    • Benefícios

      Vitaminas B1, B2, B6, ácido fólico*, fibra.
      *Ácido fólico diminui os níveis de homocisteína.

    • Utilização e conservação

      Utilização: faça um prato principal colocando-os frescos inteiros, com arroz ou carne e cozinhe-os.

      Conservação:
      manter no frigorífico sem lavar; permanece fresco durante 5 dias.

  • Vegetal Bok Choy - Couve Chinesa

    Bok Choy (couve chinesa)

    Estação: todo o ano

    • Benefícios

      Vitaminas B6*, C e K; cálcio; fibra.
      * baixos níveis de B6 são associados a altos níveis de proteína C-reativa (também esta um marco de doença cardíaca)

    • Utilização e conservação

      Utilização: use os caules em vez de aipo e as folhas em vez de alface.

      Conservação: para um melhor sabor, consuma-as entre 3 a 4 dias desde o momento em que faz a compra; mantêm-se frescas durante uma semana no frigorífico num saco de plástico.

  • brócolos

    Brócolos

    Estação: todo o ano

    • Benefícios

      Vitaminas B6, C*, E e K; ácido fólico; fibra.
      *Há mais benefícios cardiológicos ao comer alimentos ricos em vitamina C do que tomar suplementos da mesma.

    • Utilização e conservação

      Utilização: as flores dos brócolos cozinham mais rápido que os caules, portanto corte um “x” na parte de baixo de cada caule para igualar os tempos de cozedura.

      Conservação: conserve-os no frigorífico, num saco aberto, sem lavar; ficam frescos durante 4 dias.

  • Vegetal Cenouras

    Cenouras

    Estação: todo o ano

    • Benefícios

      Vitaminas A e C; fibra; carotenoides*
      *Carotenoides são fitoquímicos com fortes efeitos antioxidantes.

    • Utilização e conservação

      Utilização: O teor de açúcar das cenouras torna-as saborosas para a confeção de queques ou bolos.

      Conservação: retire sempre as folhas antes de as colocar no frigorífico, assim mantêm-se frescas durante 2 semanas.

  • Vegetal Alho

    Alho

    Estação: todo o ano

    • Benefícios

      Fitoquímicos*; fibra.
      *Fitoquímicos são plantas químicas que ajudam à proteção contra doenças e desenvolvem imunidades.

    • Utilização e conservação

      Utilização: quanto mais fino o cortar, mais forte é o seu sabor.

      Conservação: o alho mantém-se conservado até 3-5 meses num local seco, escuro e fresco, mantendo-o inteiro; quando corta em dentes diminui a sua durabilidade.

  • Vegetais Cebolas e Chalotas

    Cebolas e Chalotas

    Estação: todo o ano

    • Benefícios

      Vitamina C, Ácido fólico; Fitoquímicos*; fibra.
      Alho, alho-francês e cebola, com fitoquímicos contendo enxofre, podem reduzir o colesterol.

    • Utilização e conservação

      Utilização: deve ingerir as cebolas e chalotas cruas, fatiadas em saladas ou cozê-las, misturando-as com outros vegetais.

      Conservação: manter as cebolas num local seco, ventilado e fresco, para durar várias semanas.

  • Vegetal Alho Francês

    Alho-francês

    Estação: todo o ano

    • Benefícios

      Fitoquímicos*.
      *Alho, alho-francês e cebola com fitoquímicos contendo enxofre podem reduzir o colesterol

    • Utilização e conservação

      Utilização: corte os bolbos e adicione-os a sopas; as folhas podem ser usadas em saladas.

      Conservação: manter os alhos franceses frescos no frigorífico e embrulhados, durante 5 dias; lavar bem para remover a terra entre as camadas antes de usar.

  • Couve, Aface, Agrião, Acelga e Espinafre

    Folhas Verdes

    (Espinafre, acelga, agrião, alface, couve)

    • Benefícios

      Vitaminas A, B2, B6, C e E; cobre, fibra; ácido fólico; cálcio; magnésio, zinco, potássio.

    • Utilização e conservação

      Utilização: faça uma salada, utilizando os diferentes vegetais.

      Conservação: remover dos sacos de plástico, lavar, secar e embrulhar em papel de cozinha; guardar no compartimento de vegetais do frigorífico; guardar os espinafres sem os lavar.

  • Vegetais Batatas

    Batatas

    Estação: todo o ano

    • Benefícios

      Vitaminas B6 e C; fibra; magnésio; potássio*.
      *potássio é necessário para uma pressão arterial normal.

    • Utilização e conservação

      Utilização: assar com pele para manter o máximo de nutrientes.

      Conservação: duram várias semanas em local fresco e seco; locais luminosos causam manchas verdes com sabor amargo.

  • Vegetais Batatas Doces

    Batatas-doces

    Estação: Outubro a Janeiro

    • Benefícios

      Vitaminas A, C e E; fibra; cobre.

    • Utilização e conservação

      Utilização: cortar crua em fatias ou palitos; fritar em óleo com baixo teor de gordura e comer como snack ou acompanhamento.

      Conservação: as batatas duram uma semana se estiverem num local bem ventilado e seco; cozinhar logo após cortar, ou então manter em água fria para evitar apodrecimento.

  • Vegetal Tomate

    Tomate

    Estação: todo o ano

    • Benefícios

      Vitaminas A, C e E; fibra; potássio; licopeno*.
      *Licopeno é um carotenoide com poder antioxidante encontrado em produtos de tomate cozido.

    • Utilização e conservação

      Utilização: tomates orgânicos podem conter mais antioxidantes; ficam muito saborosos em molhos.

      Conservação: conserve o tomate em lugares sem luz solar direta a temperatura ambiente por 3 dias; colocar no frigorífico depois de cortar.

  • Vegetal Abóbora

    Abóbora

    Estação: todo o ano

    • Benefícios

      Vitaminas A, B1, B6 e C; cobre, fibra; ácido fólico; cálcio; magnésio, potássio.

    • Utilização e conservação

      Utilização: corte ao meio, remova as sementes e coza numa panela com um pouco de água.

      Conservação: conserve a abóbora em lugares frescos e secos durante 2 meses; pode colocá-la cortada no frigorífico, dentro de um saco de plástico até 4 dias.

O conteúdo deste artigo é meramente informativo e não dispensa a consulta de um médico.

Artigos relacionados

  • O que são Produtos Biológicos?

    Ao longo dos últimos anos tem vindo a crescer o número de consumidores a procurar ter uma alimentação mais saudável e controlada. A procura por alimentos biológicos tem vindo a aumentar e a agricultura biológica tem ganho cada vez mais seguidores. Venha saber mais sobre os produtos Bio.

  • 13 vegetais que melhoram a sua saúde

    A Ageas partilha consigo os 13 vegetais que aumentam a saúde do seu coração! Introduza os vegetais na sua alimentação regular e reduza o risco de ataques cardíacos e enfartes.

  • Como ter uma alimentação mais amiga do coração

    Um nível de colesterol elevado aumenta o risco de doença cardíaca, por isso é importante controlá-lo. Embora muitos alimentos contenham colesterol, reduzir o nível deste no sangue implica mais do que simplesmente comer menos gorduras.