Coloque o seu telemóvel na vertical para navegar no site.

Coloque o seu telemóvel na vertical para navegar no site.

Segurança em Casa

Como prevenir incêndios domésticos?

Prevenir, detetar e agir

Felizmente, estes incêndios são muitas vezes controlados e as mortes acidentais relacionadas são raras.
No entanto, quando acontecem devem-se principalmente a intoxicação pelo fumo, e ocorrem maioritariamente à noite, quando as pessoas são surpreendidas durante o sono.

Algumas simples precauções para evitar os incêndios

  • Peça a um especialista para verificar as suas instalações elétricas, especialmente se estas tiverem mais de 20 anos. Não hesite em substituí-las por modelos atuais. Um incêndio em cada quatro é causado por uma instalação elétrica defeituosa;

  • Verifique, anualmente, as instalações de aquecimento e solicite a técnicos especializados para procederem à limpeza da chaminé, do exaustor e/ou do escape de gás. Não tente fazê-lo sozinho;

  • Não ligue muitos aparelhos na mesma tomada ao mesmo tempo. Não os deixe em modo de espera (em standby);

  • É aconselhável guardar os materiais inflamáveis longe de fontes de calor: aquecedores, lâmpadas, fogão, entre outros; 

  • Não deixe velas acesas sem vigilância;
  • Coloque a grade da sua lareira em frente à lareira sem estar por cima de um tapete. Não reacenda o fogo com álcool ou gasolina;

  • Mantenha os fósforos e isqueiros fora do alcance das crianças;

  • Não deixe os cozinhados ao fogão sem vigilância;

  • Limpe regularmente os fios elétricos dos seus aparelhos eletrodomésticos mais usados (fogão, frigorifico, máquina de lavar roupa, entre outros);

  • Certifique-se que apagou completamente os seus cigarros e não fume na cama, especialmente se tiver tomado um comprimido para dormir ou bebido álcool; Se fuma, o ideal para a sua saúde e para a dos que o rodeia é deixar de fumar. Nós ajudamo-lo! Leia o nosso artigo e dê o primeiro passo.
incêndio doméstico na cozinhaincêndio doméstico na cozinha

Prepare-se para detetar incêndios e agir em caso de emergência

Para detetar um incêndio o mais rapidamente possível, especialmente durante o sono, equipe a sua casa com detetores de fumo. Selecione o equipamento em conformidade com as normas em vigor e coloque um detetor em cada divisão e/ou andar de sua casa. Se a fonte de energia dos detetores for a bateria, garanta a sua substituição regular (siga os conselhos do fabricante).

Coloque um extintor de incêndio na sua cozinha e garagem. Certifique-se de que são de fácil acesso e substitua com regularidade, de acordo com as instruções do fabricante.

Dispositivos autónomos de deteção de fumo

Os fumos tóxicos e gases quentes que emergem de um incêndio podem matar uma pessoa em minutos.
Um dispositivo autónomo de deteção de fumo é um pequeno aparelho que funciona a bateria e que emite um alarme poderoso assim que deteta fumo. É vital à noite, quando todos estão a dormir (70% dos incêndios fatais ocorrem durante a noite).


O que se deverá reter para evitar um incêndio:

  • Verifique anualmente o seu equipamento de aquecimento.

  • Quando cozinhar, vigie os cozinhados até terminar.

  • Equipe a sua casa com detetores de fumo e pelo menos um extintor de incêndio.

  • Anualmente verifique as suas instalações.

O conteúdo deste artigo é meramente informativo.

Seguro de Habitação Casa Segura

Ter uma casa segura não passa só por trancar a porta a sete chaves.
É importante prevenir-se de eventuais inundações, incêndios, tempestades, danos por água, ou roubo, para manter a sua casa e a sua família em segurança.

Artigos relacionados

  • A importância do estojo de primeiros socorros

    É uma preocupação comum em muitos lares ter um estojo de primeiros socorros, mas é também importante mantê-lo atualizado. Para que tenha o seu sempre à mão e pronto a utilizar, deixamos-lhe algumas dicas de utilização.

  • Como ensinar os seus filhos a usar a internet em segurança

    Ajude os seus filhos a utilizarem a Internet em segurança, ensinando-lhes algumas regras, monitorizando a sua atividade e aplicando algumas medidas para impedir que acedam a conteúdo impróprio para a sua idade.

  • Dicas ecológicas para aplicar em casa

    Sabia que, a nível de recursos naturais, estamos a consumir o equivalente a uma Terra e meia? E que dentro de 30 anos estaremos a consumir o equivalente a três Terras se nada fizermos a esse respeito? Está na altura de agir e contribuir para o nosso Ambiente e para as gerações futuras!