Coloque o seu telemóvel na vertical para navegar no site.

Coloque o seu telemóvel na vertical para navegar no site.

Animais de Estimação

Contributo dos animais domésticos no envelhecimento saudável

Efeitos no envelhecimento de ter um pet

Os animais de estimação dão muito em troca, melhorando a saúde das nossas mentes, corpos e corações.

Os benefícios são abundantes – e comprovados cientificamente. Eles ajudam os seus humanos a viver mais, mais felizes e mais saudáveis ​​mentalmente e fisicamente. O Human Animal Bond Research Institute (HABRI) reúne as informações mais recentes sobre os efeitos positivos para a saúde dos animais de companhia. 

Quando atinge uma idade mais avançada, os benefícios de ter um animais de companhia tornam-se ainda mais evidentes. Vamos falar sobre esses benefícios.

mulher com gato ao colomulher idosa a segurar gato

Processo de envelhecimento mais saudável

O estudo indica também que idosos recebem apoio social e emocional dos seus animais de estimação e que estes os ajudam a combater  a solidão e a depressão. Além de promover exercícios e reduzir o stress também auxiliam no tratamento de doenças de longa duração, como Alzheimer e demência.

A companhia de animais também é fundamental para pacientes hospitalares e com cancro. Quando combinados com atividades assistidas por animais, os animais de estimação ajudam os pacientes no controlo da dor e nas interações com médicos e enfermeiros. Esses pacientes também responderam melhor aos tratamentos e relataram melhorias na sua qualidade de vida.

Os dados

Relação entre animais de estimação e envelhecimento saudável

  • Os resultados de um estudo com idosos que vivem sozinhos sugerem que ter animais de estimação pode atuar como um amortecedor contra a solidão.

  • Os resultados de um estudo de um ano que examinou o impacto da terapia assistida por animais (TAA) em pacientes com dor crónica demonstraram que, após a TAA, os pacientes relataram redução da dor, desconforto e stress. Além disso, o stress entre a equipa de enfermagem diminuiu significativamente após a TAA.

  • Um estudo de idosos com doença mental que vivem em instituições de longa permanência concluiu que a TAA reduziu os sintomas depressivos e melhorou a função cognitiva.

Quando analisamos os dados sobre saúde mental, saúde física e envelhecimento, fica claro que os animais de estimação contribuem muito para a vida das pessoas nessas áreas, além de serem os companheiros amorosos que sempre soubemos que são. 

Conheça também os benefícios de ter um animal de estimação na saúde física e na saúde mental dos donos.

Fontes: Onehealth.org & Habri.org

O conteúdo deste artigo é meramente informativo e não dispensa a consulta de um médico de medicina veterinária.

Seguro de animais domésticos

Com o Pétis, a proteção é só o primeiro passo.
Muito mais que um seguro: SaúdeServiços e Nutrição e toda a proteção que o seu cão e/ou gato merecem.

Artigos relacionados

  • Ter um animal de estimação tem benefícios para a saúde mental

    Os animais de estimação são como membros da nossa família, e merecem que cuidemos da sua saúde e segurança e que lhes demos atenção e amor. Existem evidências científicas que demonstram os benefícios dos animais de estimação na saúde mental dos donos. Vamos falar sobre esses benefícios.

  • Benefícios para a saúde física de ter um animal doméstico

    As relações entre donos e os seus animais não são unilaterais. O nosso dever enquanto donos de animais de estimação é dar-lhes amor, carinho, comida e segurança. Em troca existem benefícios cientificamente provados de ter um pet, inclusive para a saúde física dos donos. Vamos falar sobre esses benefícios.

  • Contributo dos animais domésticos no envelhecimento saudável

    Os animais de estimação são como membros da nossa família, e merecem que cuidemos da sua saúde e segurança e que lhes demos atenção e amor. Os pets dão muito em troca, melhorando a saúde mental, física e emocional dos donos. Estes fatores fazem com que contribuam bastante para o processo de envelhecimento saudável dos donos.