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Educação Financeira

Dicas para uma gestão financeira mais segura

Proteger os meios de pagamentos e evitar fraudes

Tomar certas precauções e realizar simples ações é importante para assegurar a sua proteção financeira, garantindo a segurança dos seus meios de pagamento, dos seus fundos e da sua informação bancária.

Dados bancários

  • Nunca partilhe os códigos de acesso das suas contas bancárias, e faça uma atualização regular das suas palavras-passe. Evite códigos muito simples e lembre-se de fechar a janela do site do seu banco após a utilização;

  • Verifique regularmente o seu extrato de conta: muitas vezes podem aparecer operações na sua conta com montantes diferentes, que podem passar despercebidos;

  • No caso de ainda receber correspondência bancária por correio, rasgue e/ou rasure a mesma antes de deitar fora, de modo a evitar os roubos de identidade.

Cheques

Pode evitar burlas facilmente, basta...

Começar a escrever logo no início de cada linha para que nada possa ser adicionado antes.   Lembre-se de completar as linhas, após o preenchimento dos dados, com um traço para que nada possa ser adicionado no espaço livre restante.

Cartão bancário

  • Não empreste o seu cartão de crédito e nunca revele o seu código pin. Digite-o discretamente quando estiver a pagar as suas compras ou a levantar dinheiro numa caixa de multibanco; 

  • No caso de o seu cartão ficar retido numa ATM e se não tiver a oportunidade de o recuperar diretamente no balcão do banco, notifique de imediato o seu banco

  • Se perdeu o seu cartão, ou se o mesmo tiver sido roubado, informe de imediato o seu banco através da linha de apoio 24h ou outro contacto. Mesmo sem a informação do PIN, é possível realizar transações comerciais com o cartão através da Internet, pelo que é importante bloquear as eventuais operações pelo portador indevido; 

  • Decore o seu criptograma (últimos 3 dígitos presentes no verso do cartão de crédito "CVV") e, em seguida, utilize um adesivo opaco para proteger a informação. Assim poderá evitar que alguém possa vê-lo a utilizar o cartão, sem o seu conhecimento, para pagamentos online.
    Consulte aqui o nosso artigo sobre Segurança financeira no smartphone.

As fraudes mais frequentes

  • Roubo de identidade. Qualquer pessoa consegue recuperar as suas informações em caixotes de lixo, caixas de correio, redes sociais, entre outras. A partir da informação recolhida é possível contrair empréstimos em seu nome, abrir uma conta de depósito, entre outros;

  • Burlas Online como o Phishing, que é usado para obter informações confidenciais, normalmente financeiras, a partir dos utilizadores online; 

  • Piratear o cartão bancário. É possível piratear o seu cartão de crédito a partir de uma ATM, da Internet ou de um prestador de serviços. 

A falsificação de um cartão de crédito pode ser efetuada através de aparelhos que têm um aspeto normal de pagamento por cartão, mas que têm uma alteração na ranhura, que copia as informações da barra magnética. Os dados adquiridos podem então ser utilizados para fazer uma cópia do seu cartão.

    
Outra fraude comum que pode ser facilmente evitada é a alteração do valor da compra. Basta apenas que se mantenha atento e que confirme sempre o valor no ecrã, antes de efetuar o pagamento. 


Mantenha-se atento e informado para garantir a segurança dos seus fundos!

O conteúdo deste artigo é meramente informativo.

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