Coloque o seu telemóvel na vertical para navegar no site.

Coloque o seu telemóvel na vertical para navegar no site.

Educação Financeira

No poupar é que está o ganho

Importância da poupança na gestão financeira

O Dia Mundial da Poupança, celebrado dia 31 de Outubro, foi criado com o propósito de alertar os consumidores para a necessidade de gerir o seu dinheiro.

Atualmente, vive-se um momento de crise que gera uma série de condicionantes que nos leva a reduzir o nosso nível de vida. Nestes momentos torna-se fundamental aprender a poupar e evitar gastos desnecessários.

15 dicas sobre como evitar gastos desnecessários

1 - Tenha consciência do que realmente necessita. Não compre por comprar, e para que isso não aconteça leve de casa uma lista de compras previamente definida.

2 - Sempre que possível use o sistema de mensagens escritas do seu telemóvel, sai mais barato do que as chamadas.

3 - Ande a pé. Faz bem à saúde e poupa nas deslocações em que usa o carro para ir tomar um café ou entra no metro para andar apenas duas paragens.

4 - Ao realizar o seu percurso de carro para o local de trabalho, repare no número de automóveis que andam vazios ao seu lado. Se tem colegas que realizam o mesmo percurso, procure organizar a viagem em conjunto.

5 - Troque temporariamente de casa. Ponha a sua casa numa bolsa de trocas para férias, troque com alguém que queira passar férias em Portugal e aproveite a oportunidade de conhecer um país que ainda não tenha visitado.

6 - Muitos serviços são mais baratos se forem adquiridos online (por ex: viagens).

Mealheiro Poupança

7 - Não se deixe influenciar pela publicidade;

8 - Ao deixar os seus aparelhos eletrónicos em standby está a consumir energia, pelo que sugerimos que os desligue, vai notar na conta da eletricidade;

9 - Na compra de aparelhos domésticos compare os consumos de energia e esteja atento às etiquetas energéticas;

10 - Nos sítios onde precisa de luzes acesas durante períodos longos, compre lâmpadas de poupança de energia (LED);

11 - Recicle. A longo prazo todos poupamos dinheiro e saúde;

12 - No Natal faça trabalhos manuais com os seus filhos, tanto para decoração como para presentes para a sua família e amigos;

13 - Aposte nas lojas hard discount, pode poupar muito dinheiro. Exemplos: Lidl, Minipreço, etc;

14 - Cozinhe com ingredientes da época e evite congelados, é mais saudável e barato. Pode também comer sopa às refeições, que é saudável e torna as suas refeições mais baratas. Conheça os 13 vegetais que melhoram a sua saúde e faça bom proveito!;

15 - Em vez de ir a um restaurante com a família ao fim de semana, organize um piquenique.



No poupar é que está o ganho!

Para além de poupar na sua carteira, poupa também o nosso ambiente. Fique a saber mais com as nossas dicas ecológicas para melhorar o Mundo, o de todos nós.

O conteúdo deste artigo é meramente informativo.

Artigos relacionados

  • Como poupar nas compras do supermercado?

    Certamente já se deparou com uma situação em que foi às compras e trouxe muito mais do que precisava ou esperava, refletindo-se na conta. Para evitar estas situações, apresentamos-lhe uma lista de 9 dicas que deve seguir à risca no momento de ir às compras.

  • Precauções financeiras na Internet

    Os sites bancários têm uma responsabilidade e preocupação em termos de segurança da informação diferente dos sites gerais, para garantir a sua proteção. No entanto, os meios fraudulentos para recuperar informações pessoais e confidenciais estão a aumentar cada vez mais.

  • Gerir a mesada dos seus filhos

    Em Portugal, as crianças começam a receber mesada, em média, aos 9 anos. É, nesta idade, que começam a ter noção do conceito de dinheiro, a compreender o seu valor e a sua necessidade. Esta etapa é importante tanto nas suas vidas como na sua educação financeira.