Coloque o seu telemóvel na vertical para navegar no site.

Coloque o seu telemóvel na vertical para navegar no site.

Momentos da Vida

Casamento: Projetar um percurso de sucesso partilhado

Vida a Dois

Para muitos, o momento mais antecipado de toda a sua vida. Para outros, apenas o rumo natural dos acontecimentos.
Este é um momento de mudança, onde o planeamento e o acordo mútuo devem ser uma constante na procura da felicidade. Garanta que juntos seguem rumo a um futuro seguro, próspero e financeiramente saudável, ao tomar algumas decisões simples hoje mesmo.

CheckList: Lista de Casamento

O anel, o pedido, a lua-de-mel… São os bons momentos que ficam, mas até ao grande dia há muito para preparar.
Nós ajudamos com a Lista de Casamento.

  • Escolha o estilo do casamento;

  • Marque a data de casamento;

  • Combine um encontro com o Padre, caso pretenda um casamento religioso, ou caso opte pelo Civil, com o conservador/a;

  • Considere contratar um organizador de casamentos;

  • Escolha o local;

  • Escolha o catering e o decorador;

  • Escolha o vestido (noiva) e o fato (noivo) cerca de seis meses antes;

  • Decida como será o transporte para o local do casamento;

  • Contrate um fotógrafo / realizador;
  • Escolha as flores;

  • Contrate um DJ ou uma banda;

  • Faça a lista de convidados e mande fazer os convites;

  • Encomende as alianças;

  • Marque a Lua-de-Mel;

  • Faça a lista de presentes;

  • Organize os convidados por mesas;

  • Volte a confirmar todos os detalhes com os fornecedores;

  • Marque a despedida de solteiro;

  • Desfrute da sua nova vida a dois!

A importância de perceber os objetivos partilhados

Como partilhar as contas? Onde termina a minha independência e começa a vida a dois? Quando ceder e quando pressionar? Perceber os objetivos conjuntos é, sem dúvida, o primeiro passo para que se possa delinear um plano para os atingir. No início de uma vida a dois, esta é uma das conversas mais importantes a ter.

Listamos algumas das questões que sugerimos que respondam em conjunto:

  1. Devemos juntar as nossas contas, ter contas separadas ou ambas as hipóteses? Uma conta conjunta pode facilitar a gestão financeira e reduzir os custos de manutenção. Por outro lado, manter o controlo quando ambos têm acesso à mesma conta pode ser um desafio. Para muitos casais, uma combinação destas duas opções é a melhor solução;

  2. Devemos ter cartões de crédito e empréstimos conjuntos? O plafond de um cartão de crédito é tão forte quanto a estabilidade financeira do elemento menos remunerado do casal. Em muitos casos, a melhor solução passa pela aquisição de um cartão de crédito / empréstimo em nome de apenas um dos elementos do casal, que acaba por financiar as necessidades de ambos;

  3. Devemos comprar casa juntos? Há duas questões a ter em conta: a estabilidade financeira e a potencial necessidade de mudar de casa algumas vezes. Se um dos elementos do casal não tem um emprego fixo e/ou um background financeiro estável, muitas vezes a melhor opção é o aluguer;

  4. Quem deve assumir a responsabilidade da gestão do orçamento familiar e pagar as contas? Muitas vezes, esta é uma decisão que só se consegue tomar ao fim dos primeiros anos de vida partilhada. Independentemente das escolhas feitas, o importante é que fique estabelecido o papel de cada um, para que não existam mal-entendidos / pagamentos sobrepostos que possam prejudicar o bem-estar do casal;

  5. Queremos ter filhos? Quando? Se a resposta for positiva, há mais variáveis a ter em conta e a leitura por parte dos futuros papás deste nosso artigo é obrigatória: “Felicidade, antecipação e… muito para planear!”. Desde as necessidades básicas do dia-a-dia à poupança para pagar a educação dos seus filhos. Não espere que tudo aconteça: comece a planear antes e no futuro tudo será mais fácil.

Vida a dois

O segredo de uma vida a dois bem sucedida começa ainda antes do casamento...

Após responder a todas estas questões, o mais importante é perceber que, estabelecer regras e objetivos para a vida conjunta, é um dos primeiros pontos a fortalecer, idealmente ainda antes do casamento.

Não esperem: comecem hoje a planear as soluções que melhor se adequam ao vosso perfil enquanto casal e tornem o amanhã mais fácil já a partir de hoje.

O conteúdo deste artigo é meramente informativo.

Seguro de Vida

Proteja a sua vida com os nossos produtos.
Descubra as soluções que temos para si e para a sua nova família.

Artigos relacionados

  • Casamento: Projetar um percurso de sucesso partilhado

    Para muitos, o momento mais antecipado de toda a sua vida. Este é um momento de mudança, onde o planeamento e o acordo mútuo devem ser uma constante na procura da felicidade. Garanta que juntos seguem rumo a um futuro seguro, próspero e financeiramente saudável, ao tomar algumas decisões simples.

  • Nascimento de um filho: Felicidade e... muito para planear

    Uma experiência incomparável. Ser pai/mãe é, sem dúvida, um dos momentos mais importantes da sua vida. Mas é, também, um momento de repensar e planear o dia-a-dia e o investimento no futuro, assegurando que o seu bebé tem toda a saúde, segurança financeira e proteção de que necessita.

  • Vida em Família: Aproveite melhor os momentos em família

    Não há nada que preencha mais os nossos dias e a nossa vida, que os momentos passados em família, mas por vezes pressões como as finanças familiares, o planeamento de férias ou o que os seus filhos estão a fazer na internet podem afetar e não o deixar desfrutar da vida em família em pleno.