Coloque o seu telemóvel na vertical para navegar no site.

Coloque o seu telemóvel na vertical para navegar no site.

Momentos da Vida

Idade de Ouro: Preparação e manter-se ativo é o segredo

Reforma saudável e próspera

Ainda que este possa ser um momento da vida repleto de imprevistos, é possível vivê-lo com segurança e conforto, mantendo uma rotina ativa e mentalmente sã. Descubra de que forma se pode preparar para estas situações, através das várias soluções que se moldam ao seu perfil.

Nunca é tarde para aprender

Há quem pense que este é um momento de paragem, mas, na verdade, é o começo de uma nova etapa. Aproveite o tempo disponível para acrescentar conhecimento e descubra um dos cursos que as mais de 30 universidades seniores colocam à sua disposição, enquanto aproveita para alargar a sua rede social.

Manter-se ativo ao aprender e socializar é uma grande ajuda para desacelerar o declínio cognitivo.

Existem centenas de universidades sénior em Portugal. 
Procure a Lista das Universidades e Academias Seniores registadas em Portugal e provavelmente encontrará uma ou mais na cidade mais perto de si.  

Voluntariado Sénior

Tendo mais tempo disponível torna-se mais fácil desenvolver atividades de voluntariado, mantendo-se socialmente ativo e participativo.

Por outro lado, o conhecimento adquirido ao longo dos anos permitem a sua colaboração em áreas específicas e assim contribuir para o aumento do bem-estar global.

São diversas as opções:

  • Saúde - Cuidados e educação para a saúde física e mental, campanhas preventivas, prestação de primeiros socorros, grupos de autoajuda, hospitais, atendimento odontológico, médico e psicológico. Serviços qualificados de saúde para todos;

  • Educação - Oportunidades de educação formal e informal para crianças, jovens, adultos e idosos. Programas de socialização, recreação, alfabetização, reforço escolar e capacitação profissional;

  • Assistência Social - Atividades que estimulam a autoestima, visam a promoção humana e dar resposta às necessidades básicas de crianças, idosos, população carente, excluídos, portadores de necessidades especiais, pessoas em situação de risco e vítimas da violência. Auxílio material e assessoria jurídica, campanhas de recolha de donativos;

  • Ecologia- Tomar consciência da necessidade de se preservar o meio ambiente. Iniciativas que visam a melhoria da qualidade de vida da população em geral. Atividades de reciclagem, reflorestamento, educação ambiental, cuidados e preservação de animais.
    Aqui ficam também algumas dicas ecológicas para salvar o mundo!;

  • Cultura e Desporto - Promoção e apoio à produção artística e cultural, apoio à criação e expansão de acervos de museus, bibliotecas e centros culturais. Atividades e educação artística para todas as idades, além de atividades desportivas e recreativas;

  • Cidadania - Programas de desenvolvimento comunitário, incentivo à participação social e ao voluntariado. Defesa de direitos gerais, difusos e das minorias, campanhas e programas de valorização da vida, direitos do consumidor, promoção de valores éticos. Grupos ou brigadas e resgate ou salvamento, combate à criminalidade e incentivo à segurança da comunidade.



É muito importante motivar-se e manter-se ativo para o bem da sua saúde física e mental!

Para além de exercício físico e atividades que estimulem a cognição e a socialização, é também fundamental manter uma alimentação saudável.   Seguem-se dois artigos sobre alimentação que poderá achar úteis: Alimentação e colesterol & 13 Vegetais que melhoram a sua saúde

O conteúdo deste artigo é meramente informativo.

Seguro de Saúde Sénior

Saúde Sénior é um seguro especialmente desenhado para quem tem entre 55 e 75 anos.
Este seguro dá acesso a um conjunto de coberturas e vantagens em serviços de saúde e não tem idade limite de permanência.

Artigos relacionados

  • Casamento: Projetar um percurso de sucesso partilhado

    Para muitos, o momento mais antecipado de toda a sua vida. Este é um momento de mudança, onde o planeamento e o acordo mútuo devem ser uma constante na procura da felicidade. Garanta que juntos seguem rumo a um futuro seguro, próspero e financeiramente saudável, ao tomar algumas decisões simples.

  • Nascimento de um filho: Felicidade e... muito para planear

    Uma experiência incomparável. Ser pai/mãe é, sem dúvida, um dos momentos mais importantes da sua vida. Mas é, também, um momento de repensar e planear o dia-a-dia e o investimento no futuro, assegurando que o seu bebé tem toda a saúde, segurança financeira e proteção de que necessita.

  • Vida em Família: Aproveite melhor os momentos em família

    Não há nada que preencha mais os nossos dias e a nossa vida, que os momentos passados em família, mas por vezes pressões como as finanças familiares, o planeamento de férias ou o que os seus filhos estão a fazer na internet podem afetar e não o deixar desfrutar da vida em família em pleno.