Coloque o seu telemóvel na vertical para navegar no site.

Coloque o seu telemóvel na vertical para navegar no site.

Viagem e Lazer

O que nos leva a praticar desporto?

Razões para se tornar num desportista

São diversas as razões que estão na origem de uma prática desportiva: descomprimir, ficar em boa forma física, superar-se, socializar, entre outras.

Desporto ou atividade física?

A "atividade desportiva" não deve ser confundida com a “atividade física”. Ir às compras a pé, andar de bicicleta numa tarde de domingo com os seus filhos ou nadar numa piscina são atividades que não são consideradas desporto. No entanto, são atividades físicas benéficas, tendo em conta que, contribuem para que o sedentarismo não faça parte do seu dia a dia.

Para que a sua saúde beneficie, não é necessário que pratique desporto, sendo suficiente que pratique pelo menos uma atividade física todos os dias ou mesmo diversas vezes por semana. 

A prática desportiva exige um maior investimento em motivação e tempo que a atividade física. Antes de escolher um desporto, é importante perguntar ao seu médico se a atividade que está a planear praticar é benéfica para si, tendo em conta o seu historial, de forma a evitar problemas de saúde tardios.

Porquê praticar desporto?

Se precisa de um incentivo para praticar um desporto, aqui ficam algumas razões para começar já hoje!

Para se divertir

Antes de mais, a diversão deve ser o principal fator na escolha de um desporto. Sem este sentimento de prazer, é difícil de manter a assiduidade necessária para o desenvolvimento da sua performance e para alcançar benefícios para a sua saúde. 

O prazer durante a prática de um desporto pode dever-se a diferentes fatores: alegria de melhorar o desempenho pessoal ou simplesmente de conhecer pessoas; euforia de ter passado uma prova; bem-estar após uma atividade desportiva; entusiasmo pela prática do próprio exercício desportivo; entre muitas outras.

Para manter a forma

Manter a forma é a motivação mais comum das pessoas que praticam desporto. Os benefícios para a saúde por prática desportiva são inúmeros e geralmente contribuem para a melhoria da qualidade de vida.

Em seguida, identificamos alguns dos benefícios:

  • Melhoria na ventilação pulmonar;
  • Fortalecimento do coração e vasos, o que ajuda a prevenir a hipertensão arterial e os enfartes;
  • Aumento da massa muscular e, conjugando com uma dieta apropriada, diminuição de massa gorda (previne o excesso de peso e obesidade).
  • Diminuição do risco de diabetes tipo 2 (“diabetes gordos”);
  • Manutenção das articulações e ossos, prevenindo a osteoporose e as artroses;
  • Manutenção da coordenação motora e reflexos, o que ajuda a prevenir as quedas em idosos;
  • Redução dos níveis de stress, isolamento, falta de autoestima, ansiedade e depressão;
  • Prevenção de problemas de ereção (impotência) em homens acima dos 40.

Combinar desportos

Poderá aumentar o nível de eficiência de todos estes benefícios, conjugando diferentes atividades desportivas ou físicas

Por exemplo, a associação de um desporto de força, como a musculação, com um desporto de resistência, como a natação ou um desporto de flexibilidade, como a ginástica, com um de coordenação motora, como o ténis, permite um treino mais completo do seu corpo.

Para perder peso

O desporto em si é raramente suficiente para perder peso. O contrário é um mito. Por isso, deverá associar uma dieta adequada à prática desportiva.

Pensar que a prática de um desporto compensa uma dieta muito calórica é uma ilusão. Para queimar um quilograma de gordura é preciso, por exemplo, cerca de 140 km de marcha ou 100 km de corrida! Seja qual for o desporto, a sua capacidade para queimar os quilos a mais é muito limitada.
Sendo assim, porque é que recomendamos a prática de desporto às pessoas que querem perder peso?

Quando se inicia uma dieta destinada à perda de peso isoladamente, gera-se no corpo uma necessidade de energia, devido ao facto da alimentação não ser suficiente para as suas necessidades diárias. Espontaneamente, o corpo vai obter essa energia queimando a gordura e também massa muscular, ou seja, transformando o tecido adiposo e as proteínas musculares em açúcar.

A prática regular de um desporto vai forçar o corpo a preservar os músculos e a concentrar-se na gordura, para encontrar a energia que lhe falta. Por este motivo, a prática desportiva é indispensável a um regime de perda de peso.

Na seleção de um desporto para acompanhar um regime de emagrecimento, há uma tendência preferencial para as atividades mais ligadas à resistência/cardio.

Os desportos com duração de, pelo menos meia hora, são aqueles que melhor processam o consumo de gorduras.

Para manter as relações sociais

Existem muitas atividades desportivas que podem ser praticadas a dois ou em grupo. 
É uma excelente oportunidade para se juntar a amigos/as e/ou fazer novas amizades. O desporto é, por vezes, um auxílio para evitar o isolamento. 
As pessoas que preferem as atividades individuais às coletivas, também têm a possibilidade de conhecer outras pessoas com a mesma preferência, e até de participar em atividades no seio de um grupo, inscrevendo-se num clube desportivo ou ginásio.

Por questões de estética

Há muito que a beleza é uma questão de época, moda e cultura, e desde sempre que as figuras atléticas são um padrão na representação física e um modelo a seguir.
É compreensível que opte por fazer desporto por razões estéticas (para os outros ou até para si mesmo).

Além disso, o simples facto de praticar um desporto, mesmo sem grande benefício estético, dá uma imagem mais positiva de si mesmo, refletindo-se igualmente na imagem que os outros têm de si.

Para combater o stress

O desporto tem um efeito benéfico sobre o stress.
A prática desportiva aumenta a produção de determinadas hormonas (endorfinas) no corpo, que dão uma sensação de bem-estar tal, que pode levar a uma verdadeira dependência na pessoa. 
O desporto faz, também, com que se abstraia dos seus pensamentos negativos, do seu trabalho ou dos seus problemas domésticos, e com que tenha momentos só seus, livres dos aborrecimentos da vida quotidiana.
As inúmeras atividades desportivas, particularmente as que são praticadas em ambientes naturais, ajudam a escapar e a mudar o horizonte do quotidiano. Estas são uma excelente maneira de se afastar dos seus problemas diários, não para fugir dos mesmos, mas para os abordar de uma forma diferente e mais calma.
A competição associada à prática de alguns desportos permite aumentar a autoconfiança e gerir de uma outra perspetiva os momentos de maior tensão. Ainda, contribui para melhorar a sua capacidade de se acalmar e analisar as situações de uma outra forma, o que é essencial na gestão do stress.

Desafie-se a combater o stress com hábitos saudáveis!

O conteúdo deste artigo é meramente informativo e não dispensa a consulta de um médico.

Artigos relacionados

  • Em segurança na montanha

    A montanha é um local de eleição para muitas pessoas, sobretudo pelas diversas opções de lazer que oferece. Exige um bom planeamento, equipamentos e condição físico-psíquica adequados para a atividade que vai realizar.

  • Segurança infantil em locais públicos

    Centros comerciais, aeroportos, cinemas, parques infantis, entre outros: os locais públicos em que habitualmente circulamos em família nem sempre estão preparados para os mais pequenos. Evite que os seus filhos se percam ou se magoem, seguindo um conjunto de dicas muito simples.

  • Dicas ecológicas para melhorar o Mundo

    Sabia que, a nível de recursos naturais, estamos a consumir o equivalente a uma Terra e meia? E que dentro de 30 anos estaremos a consumir o equivalente a três Terras se nada fizermos a esse respeito? Está na altura de agir e contribuir para o nosso Ambiente e para as gerações futuras!