Passar para o Conteúdo

5 passos para que tudo corra bem

Pretendemos garantir a proteção de cada Cliente em todos os momentos da vida. Mas a boa resolução de situações de acidentes também depende de si. Por isso, em caso de acidente, é indispensável saber o que fazer para que tudo corra pelo melhor, e o mais rapidamente possível.

 

1. Esteja informado:

Em primeiro lugar, deve sempre saber qual é o prestador clínico da Rede Ageas mais perto de si, bem como o Hospital Distrital mais próximo da sua empresa. O número de apólice é fundamental para identificar o acidente de trabalho.

2. Primeira Assistência Clínica

Sempre que as lesões sejam de tal gravidade que o coloquem em risco de vida ou comprometam a sua completa recuperação, deverá procurar de imediato o Hospital Distrital mais próximo para prestação dos cuidados de saúde de emergência, devendo posteriormente ser encaminhado para o prestador clínico da Rede Ageas mais próximo.

Nas restantes situações, deve ser encaminhado desde logo para o prestador clínico da Rede Ageas mais próximo.

3. Identifique o prestador clínico mais próximo

A Ageas dá-lhe acesso a uma rede de prestadores de cuidados de saúde em mais de 60 especialidades médicas com ampla cobertura territorial.

Para saber qual o prestador mais próximo, aceda ao Diretório Clínico de Acidentes de Trabalho ou contacte-nos através da Linha Apoio ao Cliente 707 281 281, disponível nos dias úteis das 8h30 às 19h00 ou contacte o seu Mediador.

A assistência na rede clínica convencionada Ageas tem inúmeras vantagens, tais como: será imediatamente atendido, sem qualquer custo ou encargo e a Ageas recebe rapidamente toda a informação necessária à boa condução do processo.

4. Participe o sinistro

A participação do sinistro deve ser feita num prazo máximo de 24 horas após a ocorrência do acidente.

Em caso de morte do sinistrado, a comunicação à seguradora deverá ser efetuada de imediato para sinistros.acidentestrabalho.morte@ageas.pt

As empresas com mais de 10 trabalhadores devem efetuar a Participação de Sinistros de Acidentes de Trabalho por via eletrónica, de acordo com o obrigatório por lei.

Os procedimentos são:

  1. Aceder a https://pat.apseguradores.pt/
  2. Introduzir o n.º de apólice e NIF
  3. Preencher a participação online (todos os campos obrigatórios)
  4. Aguardar a receção de e-mail a confirmar o envio da participação

As empresas com menos de 10 colaboradores ou colaboradores de serviço doméstico têm a opção de:

 

O Tomador de Seguro, ou o seu legal representante, deve preencher a participação de sinistro e enviá-la de imediato para a Ageas, tendo particular atenção no seu completo preenchimento.

A Ageas considera a participação completamente preenchida quando nela constam:

  • Identificação do tomador/sinistrado – dados pessoais e profissionais;
  • Identificação das circunstâncias do acidente;
  • Assinatura (legível) e/ou carimbo do Tomador ou seu legal representante.

A participação poderá ser enviada para a Ageas, através de:

  • E-mail: sinistros.pessoais@ageas.pt
  • Correio, para: Ageas Portugal Rua Gonçalo Sampaio, nº.39 Apartado 4076 4002-001 Porto
  • Entrega presencial – em qualquer Espaço Ageas.

De imediato se procederá à análise da participação e abertura de um processo.

5. Indemnizações

Sempre que, em consequência do acidente, o sinistrado fique total ou parcialmente impossibilitado de exercer a sua atividade profissional, a Ageas procederá ao pagamento das indemnizações devidas por incapacidade temporária.

Estas indemnizações, tal como o reembolso de despesas (por exemplo, transportes, hospedagens e alimentação, farmácia), podem ser recebidos de diferentes formas:

  •  Transferência bancária: a transferência é realizada de forma rápida e segura, por crédito automático em conta Bancária. Para que seja efetuada é necessária a autorização e o NIB do sinistrado, mediante o preenchimento do formulário próprio.
  • Carta-cheque automática: será a forma de pagamento preferencial sempre que não seja disponibilizado o NIB. Dado que para as indemnizações/reembolsos em causa não é necessário assinar qualquer documento, a carta-cheque é enviada diretamente para a morada do Sinistrado, evitando deslocações e possibilitando um recebimento mais rápido.

Para qualquer outro tipo de indemnizações/reembolsos a que haja lugar, o pagamento será efetuado através de uma Ordem de Pagamento (OP) enviada para a morada do sinistrado. O mesmo deverá remeter o impresso devidamente assinado e acompanhado com os documentos pedidos em anexo para a morada da Ageas que consta na OP, de modo a receber o cheque na sua morada.

O reembolso das despesas efetuadas pelo sinistrado, em consequência do acidente de trabalho, obedece ao prévio envio dos comprovativos para a Ageas.

Para o efeito, poderá utilizar o envelope RSF, disponível na nossa rede de prestadores ou dirigir-se aos Espaços Ageas.

Encontre um espaço Ageas