No poupar é que está o ganho

O Dia Mundial da Poupança foi criado com o propósito de alertar os consumidores para a necessidade de gerir o seu dinheiro.

Atualmente, vive-se um momento de crise que gera uma série de condicionantes que nos leva a reduzir o nosso nível de vida. Por isso, preste atenção a estas 15 dicas sobre como evitar gastos desnecessários:

  1. Tenha consciência do que realmente necessita. Não compre por comprar, e para que isso não aconteça leve de casa uma lista de compras previamente definida.
  2. Sempre que possível use o sistema de mensagens escritas do seu telemóvel, sai mais barato do que as chamadas.
  3. Ande a pé. Faz bem à saúde e poupa nas deslocações em que usa o carro para ir tomar um café ou entra no metro para andar apenas duas paragens.
  4. Ao realizar o seu percurso de carro para o local de trabalho, repare no número de automóveis que andam vazios ao seu lado. Se tem colegas que realizam o mesmo percurso, procure organizar a viagem em conjunto.
  5. Troque temporariamente de casa. Ponha a sua casa numa bolsa de trocas para férias, troque com alguém que queira passar férias em Portugal e aproveite a oportunidade de conhecer um país que ainda não tenha visitado.
  6. Muitos serviços são mais baratos se forem adquiridos online (por ex: viagens).
  7. Não se deixe influenciar pela publicidade.
  8. Ao deixar os seus aparelhos eletrónicos em standby está a consumir energia, pelo que sugerimos que os desligue, vai notar na conta da eletricidade.
  9. Na compra de aparelhos domésticos compare os consumos de energia.
  10. Nos sítios onde precisa de luzes acesas durante períodos longos, compre lâmpadas de poupança de energia.
  11. Recicle. A longo prazo todos poupamos dinheiro e saúde.
  12. No Natal faça trabalhos manuais com os seus filhos, tanto para decoração como para presentes para a sua família e amigos.
  13.  Aposte nas lojas hard discount, pode poupar muito dinheiro. Exemplos: Lidl, Minipreço, etc.
  14. Cozinhe com ingredientes da época e evite congelados, é mais saudável e barato. Pode também comer sopa às refeições, que é saudável e torna as suas refeições mais baratas.
  15. Em vez de ir a um restaurante com a família ao fim de semana, organize um piquenique.

  
No poupar é que está o ganho!

O conteúdo deste artigo é meramente informativo.