Segurança financeira no smartphone

Usufrua do seu telemóvel com maior segurança.

É muito prático poder verificar as suas contas ou fazer transferências diretamente do seu telemóvel. No entanto, deve estar ciente dos riscos envolvidos para melhor proteger os seus dados pessoais e bancários.

Felizmente, existem truques simples para proteger eficazmente os seus dados:

  • Não empreste o seu telemóvel. Se o perdeu ou foi assaltado/a, entre rapidamente em contacto com o seu banco a reportar o sucedido, pois este pode ser utilizado como elemento de segurança (Segurança 3D, validação de operações sensíveis, etc.);       
  • Proteja o seu telemóvel com um código PIN e ative o bloqueio automático.;
  • Desligue o Bluetooth quando não estiver a utilizar;
  • Nunca guarde as palavras-passe (aplicação bancária, cartão de crédito ou o código de acesso ao site do seu banco);
  • Cuidado com as aplicações bancárias de telefone falsas;
  • Não fazer o download da App do seu banco a não ser em lojas oficiais (ex.: Google Play; Apple Store);
  • A aplicação deve ser gratuita;
  • Não desbloqueie o seu telemóvel: isto reduz a segurança sobretudo por permitir a instalação de aplicações não validadas pelas marcas de telemóveis;
  •  Apague as mensagens SMS do seu banco, depois de as ler;
  • Apague todas as informações armazenadas no seu telemóvel antes de o revender/reciclar. 

O conteúdo deste artigo é meramente informativo.