Montagem e utilização das cadeirinhas no automóvel

De acordo com o artigo 55.º do Código da Estrada, as crianças com menos de 12 anos devem ser transportadas em automóveis equipados com cintos de segurança desde que tenham altura inferior a 135 cm, devem ser seguras por sistema de retenção homologado e adaptado ao seu tamanho e peso.

Usar uma cadeira auto ou um assento

As crianças devem viajar no banco de trás, com as seguintes exceções:

  • crianças com menos de 3 anos de idade e o transporte se fizer utilizando sistema de retenção virado para trás. Neste caso o airbag desse banco deve estar desligado;
  • crianças com 3 ou mais anos de idade e o automóvel não dispuser de cintos segurança no banco de trás ou se o carro não tem bancos traseiros;
  • nos automóveis que não estejam equipados com cintos de segurança é proibido o transporte de crianças de idade inferior a 3 anos;
  • Se o/a seu/sua filho/a usa uma cadeira-auto ou banco elevatório, estas devem ser montadas corretamente no seu automóvel. Sugerimos que se informe sobre como escolher e montar as cadeiras-auto nos diferentes tipos de automóveis.

Tipos de cadeiras

A escolha da cadeira de transporte de crianças é um fator muito importante, pois deve garantir a sua segurança e bem-estar, considerando o seu peso e altura. 
As cadeiras estão agrupadas de acordo com o peso. Assim, considerando o peso e também a respetiva idade da criança, a posição da cadeira deverá ser:


 tabela com valores sobre os tipos de cadeira
 
 
É também importante adquirir uma cadeira que esteja homologada conforme regulamentação da União Europeia. A sua identificação é feita através de uma etiqueta que prova que a cadeira passou nos testes de avaliação.  

 

etiqueta cybex
 

 
 Dicas para a montagem de uma cadeira-auto no seu automóvel:
Certifique-se de que a cadeira-auto está montada corretamente e verifique se o/a seu/sua filho/a está confortavelmente preso.
Quando estiver a colocar o assento do seu filho no carro, certifique-se de:

  • seguir as instruções do fabricante;
  • que o assento é colocado firmemente no banco de adulto e o cinto de segurança passa por todos os sítios certos;
  • que a fivela do cinto de segurança adulto não está curvada ou apoiada na armação do assento do seu filho;
  • que não muda o cinto de adulto ou o assento da sua criança para que consiga encaixar;
  • caso a cadeira tenha o sistema ISOfix, certifique-se de que segue as instruções de segurança.

 

Montar a cadeira-auto num carro com ISOFix

Com o sistema ISOfix, a segurança no transporte de crianças aumenta. Este sistema é mais simples e rápido de instalar, ajudando assim a minimizar o risco de montagem incorreta.

Com o ISOfix, as cadeiras encaixam em 2 pontos inferiores (na base das costas do automóvel) e fixam-se num 3.º ponto superior ou apoiam no chão do carro. Estes 3 pontos de apoio evitam que a cadeira rode em caso de acidente. 

Cadeiras-auto num lugar com apenas um cinto abdominal

Se um lugar do carro tem apenas um cinto abdominal, precisará, na mesma, de colocar a cadeira-auto. No entanto, é difícil encontrar um assento automóvel infantil que possa ser utilizado com apenas um cinto abdominal. A maioria das cadeiras-auto só pode ser utilizada com um cinto que tem igualmente uma fita diagonal.

Se o seu automóvel tem bancos voltados para o lado

As cadeiras-auto de criança não devem ser utilizadas em bancos voltados para o lado. Por este motivo, uma criança que precisa de usar uma cadeira-auto não pode viajar num banco voltado para o lado. Isto porque os cintos em bancos voltados para o lado não protegem os passageiros num acidente e pode causar ferimentos graves.

Porque a segurança dos/as seus/suas filhos/as é muito importante, transporte-os/as sempre numa cadeira homologada e adequada ao seu peso.

Fonte: Autoridade Nacional Segurança Rodoviária, Instituto da Mobilidade e dos Transportes, Associação para a Promoção da Segurança Infantil
 
O conteúdo é meramente informativo e não dispensa a consulta das normas legais associadas.