Riscos na utilização de telemóveis e Smartphones

A utilização do telemóvel, seja em chamadas telefónicas ou sms, GPS ou outro dispositivo semelhante enquanto conduz é bastante perigoso, pois a sua atenção fica dispersa e interfere no desempenho da sua condução. Se for mesmo necessário utilizar o telemóvel, deve primeiro parar num local apropriado e só aí utilizar o telemóvel, GPS ou outro dispositivo.

Riscos reais

  • Diminuição da capacidade de vigilância e dispersão da atenção, colocando em causa a segurança rodoviária como por exemplo: não memorização dos sinais de trânsito, desrespeito pelas regras de prioridade, não manutenção da distância de segurança, não sinalização de uma mudança de direção, entre outras;
  • A probabilidade de ter um acidente aumenta 4 vezes e 6 durante os 5 minutos de conversação;
  • O tempo de reação dos condutores enquanto conduzem e utilizam o telemóvel  é cerca de 50% mais lento.

A lei

Nos termos do art. 84º – Proibição de utilização de certos aparelhos – do Código da Estrada, é proibida a utilização de auscultadores sonoros e aparelhos radiotelefónicos, salvo se forem dotados de um auricular ou de microfone com sistema de alta voz, cuja utilização não implique manuseamento continuado. A utilização de telemóveis dotados de dois auriculares é proibida.

Conselhos

  • Não utilize o telemóvel enquanto conduz.
  • Em caso de necessidade, estacione num local apropriado e aí sim pode utilizar o telemóvel.
  • A utilização de auricular não é a melhor opção pois os seus sentidos não estão 100% focados na condução.

Fonte: Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária.

O conteúdo deste artigo é meramente informativo.