Combater o stress com hábitos saudáveis

O cancro da mama é uma das doenças com maior impacto na nossa sociedade, não só por ser muito frequente, e associado a uma imagem de grande gravidade, mas também porque agride um órgão cheio de simbolismo, na maternidade e na feminilidade.

Certos hábitos saudáveis podem protegê-lo dos efeitos nocivos do stress. Apresentamos-lhe 10 práticas saudáveis que pode querer desenvolver no seu dia a dia.


 1.   Falar com a família e amigos.

Uma dose diária de amizade é um grande remédio. Ligue ou escreva aos seus amigos e familiares para partilhar os seus sentimentos, esperanças e alegrias.
 
2.   Praticar atividade física diária.

A atividade física regular alivia a tensão física e mental. Os adultos fisicamente ativos têm menor risco de depressão e de perda de capacidades intelectuais. A atividade física pode, igualmente, ser uma grande fonte de prazer. Tente caminhar, nadar, andar de bicicleta ou dançar todos os dias.
 
3.   Aceite as coisas que não pode mudar. 

Não diga "Estou demasiado velho/a". Ainda pode aprender coisas novas, trabalhar tendo em conta um objetivo, amar ou ajudar os outros.
 
4.   Lembre-se de rir.

Rir fará sentir-se bem. Não tenha medo de rir alto de uma piada, de um filme cómico ou de uma banda desenhada, mesmo quando está sozinho/a.
 
5.   Desista dos maus hábitos. 

Muito álcool, cigarros ou cafeína podem aumentar o stress. Se fuma, decida parar agora!
  
6.   Vá mais devagar.

Tente "andar" em vez de "correr". Planeie com antecedência e ganhe tempo suficiente para fazer as coisas mais importantes.
  
7.   Durma o suficiente.

Tente dormir de 6 a 8 horas todas as noites. Se não consegue dormir, tome medidas para ajudar a reduzir o stress e a depressão. A atividade física pode, igualmente, melhorar a qualidade do sono.
 
8.   Organize-se.

Utilize a técnica das listas de "coisas a fazer" para ajudá-lo/a a concentrar-se nas suas tarefas mais importantes. Trate das tarefas mais complexas, uma de cada vez. Por exemplo, comece por organizar apenas uma parte da sua vida — as tarefas relacionadas com o seu carro, mesa, cozinha, armário ou gavetas.
 
9.   Dê aos outros.

Dedique algum do seu tempo a voluntariado ou a retribuir um favor a um amigo/a. Ajudar os outros ajuda-o/a a si.
  
10. Tente não se preocupar.

O mundo não vai acabar se teve uma discussão com o seu/sua parceiro/a ou um conflito no trabalho ou se a sua cozinha não está limpa. Pode precisar de resolver estas coisas, mas talvez hoje não seja a altura certa.
 
 
O conteúdo deste artigo é meramente informativo e não dispensa a consulta de um médico.