Exercício físico no trabalho

Estar muito tempo sentado e fazer pouco exercício é mau para sua saúde. Saia do seu lugar e faça da atividade física parte da sua rotina diária.

Deixamos-lhe 9 dicas para juntar o exercício físico à sua rotina de trabalho.

N º 1: Comece com o seu deslocamento

Sempre que possível, vá para o trabalho a pé ou de bicicleta. Se anda de autocarro ou metro, saia uma ou duas paragens antes do destino e vá a pé o resto do caminho. Se vai de carro para o trabalho, estacione no fim do parque de estacionamento ou no estacionamento de um prédio vizinho. Ande de escadas em vez de elevador. Faz bem à saúde e ao ambiente
   
N º 2: Levante-se e trabalhe

Procure formas de sair da sua cadeira. Estar de pé queima mais calorias do que estar sentado. Fique de pé enquanto fala ao telefone. Evite as mensagens e e-mails para os seus colegas de trabalho e, em vez disso, vá ter com eles para uma conversa cara a cara.
       
N º 3: Faça pausas para fitness

Em vez de ficar no convívio na cafetaria a beber café ou a comer um snack dê uma pequena caminhada ou faça uns alongamentos suaves. Por exemplo, olhar para a frente e, em seguida, baixar o seu queixo até ao seu peito. Ou, em pé, pegue num dos seus tornozelos e mova-o na direção da sua nádega. Mantenha cada alongamento por 15 a 30 segundos.
         
N º 4: Traga uma bola de fitness para o trabalho

Considere trocar a cadeira da sua secretária por uma bola de fitness ou de estabilidade, firmemente cheia, contando que é capaz de se equilibrar em segurança em cima da bola. Irá melhorar o seu equilíbrio e tonificará os seus músculos enquanto está sentado/a na sua mesa. Use a bola de fitness contra a parede para agachamentos ou outros exercícios durante o dia.
         
N º 5: Guarde equipamento de fitness no trabalho

Tenha sempre no seu local de trabalho bandas e tubos elásticos ou pesos de mão pequenos. Utilize-os entre reuniões ou tarefas.
     
N. º 6: Una forças 

Organize um almoço com um grupo de pessoas que corram/caminhem. Aproveite a camaradagem dos outros que estão prontos para calçar os seus ténis de caminhada/corrida. Podem contar uns com os outros para o exercício regular.
         
N º 7: Realizar reuniões “on the go”

Quando for prático, faça as suas reuniões e sessões de brainstorming a andar. Dê voltas dentro do seu edifício ou fora, se o tempo o permitir.  
    
N º 8: Acompanhe o ritmo

Se o seu trabalho envolve andar, faça-o mais rápido. Quanto mais andar e mais rápido for o seu ritmo, maiores os benefícios para a sua saúde.  
    
N º 9: Se tiver uma viagem de trabalho, planeie com antecedência

Se está preso num aeroporto à espera de um avião, pegue nas suas malas e dê uma volta. Escolha um hotel que tenha ginásio - ou esteiras, máquina de peso, uma piscina…— ou traga o seu equipamento consigo (corda para saltar e elásticos de resistência são fáceis de colocar numa mala). Pode também fazer agachamentos, abdominais, flexões e outros exercícios simples sem precisar de qualquer equipamento. 
    
Lembre-se, qualquer atividade física conta!

O conteúdo deste artigo é meramente informativo e não dispensa a consulta de um médico.