Coloque o seu telemóvel na vertical para navegar no site.

Coloque o seu telemóvel na vertical para navegar no site.

Ordens Profissionais

Fórum Ordens Profissionais

Assista ao vídeo da transmissão da conferência que ocorreu nos Montes Claros, Lisbon Secret Spot, no passado dia 20 de setembro

Tema: Cyber Risk e os impactos na proteção da sociedade

balões de conversação conferências laranja

Fórum Ordens Profissionais Ageas Seguros

Depois do sucesso das 3 Conferências - Fórum Ordens Profissionais, realizadas em 2021, a Ageas Seguros lança uma nova Conferência em parceria com a Ordem dos Economistas e com a Ordem dos Engenheiros, onde irão ser debatidos os desafios da segurança cibernética. Em 2022 continuamos com os olhos postos no futuro e, por isso,  vamos debater os desafios e oportunidades de uma nova realidade onde os efeitos da pandemia ainda estão muito presentes e onde estão a ser adotados novos comportamentos, sobre os quais surgem novas preocupações, novos riscos, novas formas de viver, de trabalhar e, até, de deslocar.

Como vamos abraçar estes novos desafios?

Estas conferências têm como ilustres convidados  os membros das Ordens Profissionais com protocolo com a Ageas Seguros e personalidades do nosso País, contando ainda com a presença de Camilo Lourenço, enquanto moderador.

Junte-se a nós nesta viagem onde vamos continuar a conhecer em detalhe de que forma os vários setores estão a ser afetados  pelo contexto macro económico atual, quais as oportunidades que têm pela frente e como se estão a adaptar aos novos desafios e novos riscos que estão cada vez mais presentes no nosso dia a dia.

Habilite-se a ganhar um Apple Watch

Assista à conferência a 20 de setembro para aumentar as suas probabilidades de vencer um dos dois Apple Watch que temos para oferecer!

Aceite o nosso desafio, dê asas à sua imaginação e preencha o formulário. Boa sorte!

Passatempo válido de 12 de setembro a 2 de outubro de 2022

Programa

Cyber Risk e os impactos na proteção da sociedade

Programa

  • 18:00 - Introdução: Camilo Lourenço - Jornalista, comentador, fundador e apresentador de A Cor do Dinheiro

  • 18:05 - Boas Vindas: Fernando Santos - Responsável das Ordens Profissionais do Grupo Ageas Portugal

  • 18:10 - Mesa Redonda | Tema: Estará o país preparado para os desafios do Cyber Risk?

    • Cristina Siza Vieira - CEO e VP Executiva da Associação da Hotelaria de Portugal
    • Fernando de Almeida Santos - Bastonário da Ordem dos Engenheiros
    • Lino Santos - Coordenador do Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS)
    • Luís Sequeira - Membro da Assembleia Representativa da Ordem dos Economistas
    • Pedro António - Membro da Comissão Executiva do Grupo Ageas Portugal
    • Moderação de Camilo Lourenço - Jornalista, comentador, fundador e apresentador de A Cor do Dinheiro

  • 19:00 – Mesa Redonda | Tema: Estarão as empresas preparadas para os desafios do Cyber Risk?

    • Ana Dias - CFO da Cofina
    • Pedro Machado - Data Protection Officer do Grupo Ageas Portugal
    • Pedro Ribeiro - CEO da Agile Information Security
    • Vasco Amaral - Presidente do Colégio Nacional Engenharia Informática da Ordem dos Engenheiros
    • Moderação de Camilo Lourenço - Jornalista, comentador, fundador e apresentador de A Cor do Dinheiro

  • 19:50 - Encerramento: Gustavo Barreto - Membro da Comissão Executiva do Grupo Ageas Portugal

  • Camilo Lourenço

    Jornalista, Comentador, Fundador e Apresentador

    • Apresentação - Camilo Lourenço

      Camilo Lourenço é jornalista económico e docente universitário. Começou no O Jornal e foi um dos fundadores do Diário Económico e diretor da revista Valor, de onde saiu para assumir a direção editorial das revistas Exame.

    • Experiência Profissional

      Foi editor de economia da Rádio CMR e Rádio Comercial e comentarista da SIC Notícias. É colunista do Jornal de Negócios, Record e comentarista da RTP, Rádio Clube Português e TvNet. É fundador e apresentador de A Cor do Dinheiro.

  • Fernando Santos

    Responsável das Ordens Profissionais da Ageas Seguros

    • Apresentação - Fernando Santos

      Participa frequentemente como orador em conferências e congressos temáticos, debatendo temas como riscos profissionais e seguros específicos relacionados com as profissões em causa.

      Tem participado ao longo dos anos em vários cursos e formações profissionais, onde se destacam o curso de Chefias Operacionais realizado na AESE – Escola de Direcção e Negócios de Lisboa, o programa de certificação em Soluções Financeiras Especializadas na Universidade Nova de Lisboa, o seminário de Gestores AXA Managers, entre outros.

      Frequentou o curso de Direito na Universidade de Lisboa.

    • Experiência Profissional

      Com mais de 25 anos de experiência no setor segurador, iniciou a sua carreira profissional na Seguro Directo, primeira seguradora de venda telefónica em Portugal, onde foi responsável pelas áreas de Operações e de Novos canais.

      Integrou os quadros da AXA Portugal em outubro de 2005, fruto da aquisição da Seguro Directo, onde desempenhou várias funções ligadas ao negócio. Desde janeiro de 2008 que integrou a área de Protocolos e Parcerias, tendo assumido a sua coordenação a partir de fevereiro de 2011.

      Atualmente, tem a responsabilidade do Segmento de Profissionais na Direção de Marketing da Ageas Seguros, onde se inserem os Protocolos com as Ordens Profissionais.

  • Cristina Siza Vieira

    CEO e VP Executiva da Associação de Hotelaria de Portugal

    • Apresentação - Cristina Siza Vieira

      Licenciada em Direito, pós-graduada em Ciências Jurídico-Administrativas pela Faculdade de Direito de Lisboa, especialização em Direito do Ordenamento do Território, Urbanismo e Ambiente, e Auditora de Defesa Nacional.


      Formadora, é regularmente convidada para lecionar em vários cursos, seminários e formações.
      Co-coordenadora científica e professora no Curso de Pós-Graduação em Direito do Turismo (Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa 2012-2015); professora na Pós-Graduação em Gestão Hoteleira (Universidade Europeia, Lisboa 2016-2020).

    • Experiência Profissional

      É CEO da AHP – Associação da Hotelaria de Portugal, desde abril de 2010.

      Trabalhou no setor público, onde desempenhou designadamente funções como Diretora-Geral do Turismo; Vogal do Conselho Consultivo de Jogos da Inspeção Geral de Jogos; Encarregada de Missão do Centro de Apoio ao Licenciamento de Projetos Turísticos Estruturantes; Diretora do Departamento Jurídico do Ministério da Defesa Nacional; assessora do VP e Vereador do Urbanismo da Câmara Municipal de Lisboa; e no setor privado, como advogada na Banca e consultora de grupos empresariais do turismo.

  • Fernando de Almeida Santos

    Bastonário da Ordem dos Engenheiros

    • Apresentação - Fernando de Almeida Santos

      Fernando de Almeida Santos, 54 anos, é Bastonário da Ordem dos Engenheiros desde fevereiro de 2022. Engenheiro Civil Sénior e Especialista em Segurança no Trabalho da Construção, é Licenciado em Engenharia Civil pela Universidade do Minho e Mestre em Gestão da Construção e Património Imobiliário.

    • Experiência Profissional

      Fundou, em 1997, a empresa Tabique onde foi administrador e sempre sócio maioritário, a qual emprega atualmente cerca de 80 pessoas, na sua maioria engenheiros. A Tabique presta serviços de engenharia em mais de uma dezena de países e em vários sectores de atividade.

      O Bastonário tem como prioridades do mandato a modernização e rejuvenescimento da Ordem, criação de novos Colégios de especialidade de Engenharia, o acompanhamento da revisão da Lei das Associações Públicas Profissionais e o apoio ao Governo na execução do PRR, "considerando a importância da engenharia e dos engenheiros para a sua consecução".

      Foi, até 2021, Vice-Presidente Nacional da Ordem dos Engenheiros, além de Presidente da Região Norte entre 2010 e 2016.

  • Lino Santos

    Coordenador do Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS)

    • Apresentação - Lino Santos

      Lino Santos é Mestre em Direito e Segurança pela Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa e Licenciado em Engenharia de Sistemas e Informática pela Universidade do Minho

    • Experiência Profissional

      É Coordenador do Centro Nacional de Cibersegurança e membro designado ao Conselho de Administração da Agência Europeia de Cibersegurança - ENISA.
      Foi Diretor de Segurança e Serviços à Comunidade na Fundação para a Computação Científica Nacional, Diretor do Serviço de Resposta a Incidentes de Segurança Informática CERT.PT, oficial de ligação nacional à ENISA e Membro da Comissão Instaladora do Centro Nacional de Cibersegurança.

  • Luís Sequeira

    Membro da Assembleia Representativa da Ordem dos Economistas

    • Apresentação - Luís Sequeira

      É licenciado em Administração Militar pela Academia Militar, bem como em Finanças, pelo ISEG - Universidade de Lisboa. Detém também uma Licenciatura em Engenharia Informática pela Faculdade de Ciências e Tecnolodias, da Universidade Nova de Lisboa.

    • Experiência Profissional

      Iniciou a sua carreira profissional há 30 anos como Consultor, tendo posteriormente assumido funções como Diretor do Serviço de Finanças do Exército e Secretário-Geral do Ministério da Defesa Nacional. A partir de 2009, assumiu as funções de Presidente do Conselho de Administração da EPUL - Empresa Pública de Urbanização de Lisboa e, mais recentemente, em 2016, Presidente da Comissão de Fiscalização Externa dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde. É, atualmente, Professor no ISEG - Universidade de Lisboa.

  • Pedro António

    Membro da Comissão Executiva do Grupo Ageas Portugal

    • Apresentação - Pedro António

      Pedro António é Licenciado em Economia pelo Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) e detém uma especialização em Gestão Financeira pela Universidade Católica Portuguesa.

    • Experiência Profissional

      Iniciou a sua vida profissional na Accenture. Foi sócio-gerente da BearingPoint Portugal e conta com 26 anos de experiência, dos quais 17 enquanto Consultor de Negócios e 9 em diferentes funções no setor bancário, nomeadamente em Portugal e em Espanha. Ao longo da sua carreira, foi Sócio na PwC com a gestão de consultoria nos mais diversos setores de indústria.

      Anteriormente, foi Chief Information Officer e Responsável de Transformação no Barclays Iberia, tendo também liderado a agenda digital ao nível da Europa continental. O seu percurso – enriquecido pela experiência relevante na liderança de projetos diversos, maioritariamente no setor da banca e dos seguros, com ênfase nas áreas de IT, redesenho de processos, transformação e estratégia – conta ainda com funções como Diretor de Processos & Reengenharia e Responsável pelo Desenvolvimento e Manutenção global de aplicativos no Millennium BCP.

      Assume, presentemente, o cargo de Chief Future Officer do Grupo Ageas Portugal, funções que acumula com as de membro do Conselho de Administração e da Comissão Executiva de todas as sociedades que compõem este Grupo, nomeadamente a Ageas Portugal Holdings, Millennium BCP Ageas, Ageas Seguros, Ocidental, Médis, Ocidental e Ageas Pensões.

  • Ana Dias

    CFO da Cofina

    • Apresentação - Ana Dias

      É membro do Conselho de Escola do IST e co-fundadora da empresa de medtech Biosurfit.

      É Licenciada em Engenharia Física e Tecnológica pelo Instituto Superior Técnico e fez o MBA no INSEAD.

    • Experiência Profissional

      Ana Dias é Administradora da Cofina, com o cargo de CFO e responsabilidade de áreas como Tecnologia e Recursos Humanos. Anteriormente foi Administradora da RTP, onde também exerceu o cargo de CFO bem como Responsável das áreas de Engenharia e RH, entre outras.

      Ao longo do seu percurso profissional trabalhou em consultoria estratégica na McKinsey, e exerceu cargos de gestão na Portugal Telecom e José de Mello Saúde, tendo desempenhado funções nas áreas de Planeamento Estratégico, Inovação e Desenvolvimento de Negócio, Recursos Humanos, Processos e Customer Care, Financeira e Controlo de Gestão.

  • Pedro Machado

    Data Protection Officer do Grupo Ageas Portugal

    • Apresentação - Pedro Machado

      Pedro M. Nunes Oliveira Machado é doutorando em Engenharia e Gestão no Instituto Superior Técnico (IST) da Universidade de Lisboa, onde também concluiu o Mestrado em Informação e Sistemas Empresariais. Possui uma Licenciatura em Informática e uma outra Licenciatura em Engenharia Multimédia.

      Detém um Mestrado em Administração e Direção Internacional de Empresas pela Universidade Politécnica de Madrid, onde também concluiu a Pós-graduação em Comércio Exterior e Marketing Internacional e obteve o título de MBA.

    • Experiência Profissional

      Presidente do Grupo de Trabalho de “Combate ao Branqueamento de Capitais e Financiamento do Terrorismo e Proteção de Dados” na Associação Portuguesa de Fundos de Investimento, Pensões e Património (APFIPP); Presidente da Assembleia-Geral da Associação de Encarregados de Proteção de Dados (AEPD); Membro do Cyber Resilience Working Group na European Funds and Asset Management Association (EFAMA); Coordenador do Comité de Cibersegurança da AFCEA Portugal e Coordenador do Centro de Estudos de Segurança de Informação, Cibersegurança e Privacidade (CESICP).

      É docente de mestrados, pós-graduações e programas executivos em diversas Universidades e Politécnicos. É membro efetivo da Ordem dos Engenheiros (OE).

  • Pedro Ribeiro

    CEO da Agile Information Security

    • Apresentação - Pedro Ribeiro

      Pedro Ribeiro, natural de Coimbra, é o Sócio-Fundador e Director de Investigação da Agile Information Security, uma empresa britânica que se especializa em ciber segurança técnica, especialmente nas áreas de testes de penetração, engenharia inversa e pesquisa de vulnerabilidades.

    • Experiência Profissional

      Tem mais de 15 anos de experiência a trabalhar em ciber segurança, tendo descoberto centenas de vulnerabilidades na sua carreira profissional das quais mais de 150 são públicas, com CVE atribuído, muitas delas de risco crítico resultando em execução de código remoto em todo o tipo de software e dispositivos de hardware.

      Para além das suas atividades na empresa, o Pedro participa regularmente na competição de hackers Pwn2Own com o seu colega Radek Domanski e o nome de guerra "Flashback Team". Ganharam a edição do Pwn2Own Tóquio no ano 2020 e contam as suas aventuras e metodologia de hacking no seu canal de YouTube.

  • Vasco Amaral

    Presidente do Colégio Nacional de Engenharia Informática

    • Apresentação - Vasco Amaral

      O Eng.º Vasco Amaral é atualmente Professor Associado na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa e investigador do centro de investigação NOVA-LINCS, na área de Sistemas de Software (com particular interesse nas áreas de Modelação de Sistemas Informáticos e de Sistemas Ciberfísicos). 

    • Experiência Profissional

      Foi eleito recentemente presidente do Colégio de Engenharia Informática, tendo no passado tido responsabilidades noutros pelouros como o de membro do conselho de acreditação e qualificação, assim como coordenador do colégio na região sul. Profissionalmente, numa fase anterior à docência e investigação, o seu percurso passou pelo CERN (Genebra) e DESY (Hamburgo) onde trabalhou na conceção e construção dos sistemas informáticos das experiências de Física de Partículas colaborando com o LIP Lisboa.

  • Gustavo Barreto

    Membro da Comissão Executiva do Grupo Ageas Portugal

    • Apresentação - Gustavo Barreto

      Iniciou a sua carreira profissional há 26 anos, em Portugal, após a sua formação académica em Gestão de Empresas pela Universidade Católica Portuguesa, em Lisboa.

    • Experiência Profissional

      A sua formação inclui o Programa Avançado de Gestão, pela Insead, em Fontainebleau. Possui experiência profissional em seguradoras, onde desempenhou diferentes funções, desde Estratégia e Inovação, Business Intelligence, Marketing e Distribuição, em diversos canais de venda (Mediadores, Corretores, Banca, Parcerias, Affinities), e Marcas (Império Bonança, Médis, Ocidental e Ageas Seguros).

      Desempenhou também funções a nível internacional, como Business Analyst na Eureko, na Holanda, e entre 2012 e 2014, como Diretor Regional de Marketing e Oferta, na Ageas Continental Europe, na Bélgica.

Em parceria com

  • Logótipo da Ordem dos Economistas
  • Logótipo Ordem dos Engenheiros

Histórico de Conferências

Reveja as conferências realizadas em anos anteriores