Coloque o seu telemóvel na vertical para navegar no site.

Coloque o seu telemóvel na vertical para navegar no site.

compreendi

Conferências

Fórum PME Global

No dia 2 de julho assista à 1.ª Conferência Online, emitida a partir das 17h, de Viana do Castelo.

Ciclo de Conferências Ageas Seguros

A Ageas Seguros lança o 2.º ciclo de conferências em parceria com a Ordem dos Economistas, e com a presença de Camilo Lourenço.

O objetivo é abordar temas de interesse comum relacionados com a atividade empresarial e os riscos associados à mesma, baseado no conhecimento local por parte das Associações Empresariais, demonstrando os desafios da industria, seja na vertente das exportações, como também sensibilizar o tecido empresarial para a importância da globalização da economia.

Em 2018 e 2019 estivemos em várias localidades do país a divulgar estes temas e durante este ano vamos continuar a fazê-lo.

Programa da Conferência - Viana do Castelo

Assista aqui online a partir das 17h.

  • 17h00 - Introdução: Camilo Lourenço – Jornalista, Comentador, Fundador e Apresentador de A Cor do Dinheiro
  • 17h05 - Boas-vindas: José Gomes – CEO da Ageas Seguros.
  • 17h10 - Enquadramento: Rui Leão Martinho – Bastonário da Ordem dos Economistas.
  • 17h20 - keynote speaker – Estratégia e competitividade da economia regional: Rui Vinhas da Silva - Professor Associado com agregação ao ISCTE-IUL e Membro da Comissão Executiva do ISCTE Executive Education.
  • 17h30 - Prevenção e a gestão do risco como chave da eficiência do negócio: Alexandra Catalão - Diretora de Marketing da Ageas Seguros.
  • 17h40 - Mesa Redonda | Panorama atual sobre a produtividade nas empresas?

    • Abel Aguiar - Diretor Executivo para Parceiros e PME da Microsoft Portugal.
    • Carlos Palhares - CEO e Fundador do Grupo Mecwide.
    • Gustavo Barreto - Diretor Geral de Distribuição e Marketing na Ageas Seguros.
    • José Gigante - Sócio-Gerente da Irmãos Gigante Construção Civil Acabamentos, Lda.
    • Manuel Cunha Júnior - Presidente da Direção da AEVC - Associação Empresarial de Viana do Castelo.
    • Moderação de Camilo Lourenço - Jornalista, Comentador, Fundador e Apresentador de A Cor do Dinheiro.

  • 18h25 - Encerramento: José Gomes – CEO Ageas Seguros.

Oradores

  • José Gomes

    CEO da Ageas Seguros

    • Apresentação - José Gomes

      José Gomes (19-09-1960) é licenciado em Organização e Gestão de Empresas pelo ISCTE, complementando a sua formação, ao longo da sua carreira, em diversas vertentes da gestão com a participação em programas internacionais promovidos pela Accenture, Universidade de la Salle, pela Kellog School of Management e pela Universidade Católica Portuguesa.

    • Experiência Profissional

      A sua experiência profissional desenvolveu-se essencialmente no setor financeiro (banca e seguros), tendo também sido Partner da Consultora Accenture entre 2002 e 2014. Antes de integrar a Ageas, foi Presidente da Comissão Executiva da Açoreana Seguros e membro da Comissão Executiva da Associação Portuguesa de Seguradores (APS).

      Atualmente é CEO do negócio Não Vida do Grupo Ageas Portugal, representando as marcas Ageas Seguros e Ocidental, sendo também membro da Comissão Executiva deste Grupo. Acumula ainda a função de Representante da Ageas Seguros como Vice--Presidente do Conselho de Administração da APS.

  • Camilo Lourenço

    Jornalista, Comentador, Fundador e Apresentador

    • Apresentação - Camilo Lourenço

      Camilo Lourenço é jornalista económico e docente universitário. Começou no O Jornal e foi um dos fundadores do Diário Económico e diretor da revista Valor, de onde saiu para assumir a direção editorial das revistas Exame.

    • Experiência Profissional

      Foi editor de economia da Rádio CMR e Rádio Comercial e comentarista da SIC Notícias. É colunista do Jornal de Negócios, Record e comentarista da RTP, Rádio Clube Português e TvNet. É fundador e apresentador de A Cor do Dinheiro.

  • Gustavo Barreto

    Diretor Geral de Distribuição e Marketing da Ageas Seguros

    • Apresentação - Gustavo Barreto

      Iniciou a sua carreira profissional há 26 anos, em Portugal, após formação académica em Gestão de Empresas pela Universidade Católica Portuguesa, em Lisboa.

    • Experiência Profissional

      A sua formação inclui o Programa Avançado de Gestão, pela Insead, em Fontainebleau. Com experiência profissional em Seguradoras, onde desempenhou diferentes funções, desde Estratégia e Inovação, Business Intelligence, Marketing e Distribuição, em diversos canais de venda (Mediadores, Corretores, Banca, Parcerias, Affinities), e Marcas (Império Bonança, Médis, Ocidental e Ageas Seguros).

      Desempenhou também funções a nível internacional, como Business Analyst na Eureko, bv na Holanda, e entre 2012 e 2014, como Diretor Regional de Marketing e Oferta, na Ageas Continental Europe, na Bélgica.

  • Alexandra Catalão

    Diretora de Marketing da Ageas Seguros

    • Apresentação - Alexandra Catalão

      Alexandra Catalão é licenciada em Gestão de Empresas, pela Universidade da Beira Interior, tendo complementado a sua formação através da participação em vários programas de formação como: Data Analytics, promovido pela Vlerick Business Scholl, Formação em Liderança, promovido pelo High Play Institute e Formação em Retail Marketing e CRM de Serviços, promovidos pela Universidade Católica Portuguesa, entre outros.

    • Experiência Profissional

      Elevada experiência profissional na gestão comercial, marketing, gestão de canais de distribuição, categorias de produtos e equipas, desenvolvida em empresas líderes de mercado, na área de seguros, telecomunicações e distribuição.

      Antes de integrar a Ageas, foi Manager de Canais de Distribuição na Unidade de Negócios empresarial da Vodafone. Na Ageas Seguros já desempenhou funções enquanto Diretora da Unidade de Negócios PME e Diretora Comercial, sendo atualmente Diretora de Marketing da Ageas Seguros.

  • Rui Leão Martinho

    Bastonário da Ordem dos Economistas

    • Apresentação - Rui Leão Martinho

      Rui Leão Martinho é atualmente e desde 2011, Bastonário da Ordem dos Economistas. Sendo ele próprio economista de formação, ao longo da sua vida foi presidente de várias instituições financeiras.

    • Experiência Profissional

      Ao longo de dois mandatos, foi presidente de uma das três instituições de supervisão do sistema financeiro: o Instituto de Seguros de Portugal, atual Autoridade de Seguros e Fundos de Pensões. Teve também funções de direção e de administração no Banque Nationale de Paris, na Locapor (primeira sociedade de leasing em Portugal) e nas sociedades de investimento MDM e Euro-financeira.

      Foi presidente de várias instituições financeiras, entre as quais,o Deutsche Bank e as Companhias de Seguros Tranquilidade e DBVida.

      Em termos associativos, foi presidente da Câmara de Comércio e Indústria Luso-Alemã e do Fórum de Administradores de Empresas. Como docente, tem sido professor convidado ao longo da vida de várias universidades e faculdades de economia portuguesas.

  • Rui Vinhas da Silva

    Professor Associado e Membro da Comissão Executiva ISCTE-IUL

    • Apresentação - Rui Vinhas da Silva

      Rui Vinhas da Silva investiga e escreve sobre competitividade das nações, investimento direto estrangeiro, efeitos de país de origem, agregação de valor e branding. Para além de artigos científicos publicou, desde 2010 diversos livros.

    • Experiência Profissional

      É Professor Associado com Agregação do ISCTE desde Abril 2010, tendo sido Professor Associado – Senior Lecturer – desde 2008 na Manchester Business School, Universidade de Manchester, Reino Unido (Professor Auxiliar desde 1999) e Research Fellow de 1998 a 1999 na mesma instituição.

  • Carlos Palhares

    CEO e Fundador do Grupo Mecwide

    • Apresentação - Carlos Palhares

      Carlos Palhares iniciou a sua carreira em 1995 na indústria automóvel, onde ocupou posições de destaque em grandes fornecedores de componentes, tal como a Lear Corporation, Yazaki e Simoldes. Ocupou desde as funções técnicas às de maior relevância na direção e gestão de topo destas empresas, com experiências internacionais no arranque de grandes unidades fabris.

    • Experiência Profissional

      Em meados de 2004, Carlos iniciou a sua atvidade empreendedora adquirindo uma participação da Suleve, uma pequena empresa Nacional na Indústria Automóvel. Transformou uma PME Portuguesa com cerca de 100 colaboradores e prejuízos relevantes, numa empresa rentável, com mais de 500 colaboradores e cerca de 20 milhões de euros de vendas e com unidades fabris em 3 países. Acaba por vender a sua participação ao Grupo Delfingen e manteve-se na Administração até Outubro de 2010, com lugar no Comité de Direção do Grupo Francês. Em fevereiro de 2009 inicia um novo projeto empresarial - Mecwide, dedicada aos serviços de manutenção, construção e reparação industrial metalomecânica.

      A Mecwide é uma empresa com um volume de negócios de 53,45 milhões de euros, com presença em vários países e já com cerca de 1000 colaboradores. Fundou em 2016 a MUB CARGO, sediada na Startup Braga, tendo fechado uma primeira ronda de investimento com uma avaliação de 2M€. Em 2020 adquire parte do Feel Viana Sport Hotel. Carlos Palhares é formado em Engenharia de Instrumentação Industrial, tem um MBA no Porto Business School e várias outras formações de gestão na PBS, CWC Energy em Londres, IMD na Suiça e IE em Madrid.

      Em 2010, no âmbito do projeto “Porto de Futuro”, patrocinado pela Câmara Municipal do Porto, foi escolhido como “Role Model” e foi produzido um filme da sua vida. Em 2012 foi um dos 4 finalistas a receber o Entrepreneurial Award pela AMBA (Association of MBA´S) em Londres. Em 2017 foi homenageado Empresário Vianense de Sucesso, pela ADN - Associação Aliança de Negócios. Em 2017 foi distinguido pela PBS com a atribuição do prémio Porto Business School Alumni Revelations Award. É mentor no Porto Business School e colabora esporadicamente com a Escola de Negócios. Carlos viveu toda a sua infância em Darque, atualmente mora em Braga e tem 2 filhas, Inês e Joana.

  • Manuel Cunha Júnior

    Presidente da Direção da AEVC

    • Apresentação - Manuel Cunha Júnior 

      É empresário e licenciou-se em Direito. Dirigente Associativo Empresarial desde 2015. Atualmente , e desde outubro de 2019, é Presidente da Direção da AEVC - Associação Empresarial de Viana do Castelo.

    • Experiência Profissional

      Representa a Instituição na CCP – Confederação do Comércio e Serviços de Portugal , no CSA da AEP – Associação Empresarial de Portugal, na Direção da VianaFestas- Associação Promotora das Festas de Viana do Castelo e da ZEPAM – Zé Pedro Associação Musical , no Conselho Consultivo do Tribunal Judicial de Viana do Castelo, no Conselho Consultivo do Serviço de Formação Profissional de Viana do Castelo do IEFP, na Comunidade Portuária do Porto de Viana do Castelo.

  • Abel Aguiar

    Diretor Executivo da Microsoft Portugal

    • Apresentação - Abel Aguiar

      Abel Aguiar é o Diretor Executivo para Parceiros e Pequenas e Médias Empresas da Microsoft Portugal. Responsável pela angariação e desenvolvimento dos parceiros Microsoft e da gestão comercial do segmento de Pequenas e Médias empresas.

    • Experiência Profissional

      Com mais de 20 anos de experiência profissional em posições de Administração e Gestão, destacando-se a área de Tecnologia e Telecomunicações na Altice/Portugal Telecom, Yunit e Multicert e a Consultoria na A.T. Kearney e EY (ex-Ernst & Young).

      Desenvolveu o seu percurso profissional em Portugal, Espanha, Brasil, Marrocos e Reino Unido.

      Formado em Administração e Gestão de Empresas pela Universidade Católica Portuguesa e MBA pela Universidade Nova.

  • José Gigante

    Sócio-Gerente da Irmãos Gigante Construção Civil Acabamentos,Lda

    • Apresentação - José Gigante

      É sócio gerente há mais de 19 anos na empresa de construção Irmãos Gigante e afirma que o sucesso da empresa passa por não estagnar no tempo, estar sempre atentos às novidades permitindo que os clientes tenham acesso aos melhores produtos e às mais sofisticadas técnicas.

    • Experiência Profissional

      Desde 1994 que têm efetuado um percurso de sucesso e de destaque no mercado. Desenvolvem os melhores procedimentos e técnicas na execução do trabalho através do mais moderno equipamento capaz de responder às situações mais difíceis.

      Em 2019 celebraram os 25 anos da empresa. Uma empresa que conta com mais de 50 colaboradores especializados, mais de 600 parceiros de confiança e mais de 2500 projetos de excelência com mais de 1500 clientes satisfeitos.

Fórum PME Global

Media Partners

Parceiros

Histórico de Conferências

Saiba mais detalhes sobre todas as conferências que decorreram nos últimos dois anos.

Conferências em 2020

  • 2 de julho: 1.ª Conferência online emitida a partir de Viana do Castelo - Forte de Santiago da Barra.
  • 23 de setembro: 2.ª Conferência em Chaves.
  • 22 de outubro: 3.ª Conferência em Setúbal.
  • 24 de novembro: 4.ª Conferência em Castelo Branco.