Coloque o seu telemóvel na vertical para navegar no site.

Coloque o seu telemóvel na vertical para navegar no site.

Conferências

Fórum PME Global

Viajamos até à cidade do Funchal para a próxima conferência do Fórum PME Global. Junte-se a nós e assista online no dia 30 de junho, pelas 17h

Ciclo de Conferências do Fórum PME Global

A Ageas Seguros lança o 3.º Ciclo de Conferências do Fórum PME Global, uma iniciativa que conta com a parceria da Ordem dos Economistas e com a moderação de Camilo Lourenço, fundador do A Cor do Dinheiro.

As conferências do Fórum PME Global têm como objetivo abordar temas de interesse relacionados com a atividade empresarial e dos riscos a esta associados. As conferências baseiam-se num modelo de conhecimento regional, uma vez que contam com a participação de Associações Empresariais locais.

Desde 2018 que a Ageas Seguros tem estado junto dos empresários nas mais variadíssimas localidades do país e, este ano, vamos continuar a fazê-lo, abordando os desafios das PMEs, quer na vertente da exportação, quer na sensibilização da importância da internacionalização do tecido empresarial.

banner fórum pme global 2022 ageas segurosHotel Savoy Palace Funchal

Save the date: 30 de junho

O Hotel Savoy Palace, na cidade do Funchal, recebe a próxima conferência do Fórum PME Global, pelas 17h do dia 30 de junho.

Programa

Novos desafios para as empresas da Região Autónoma da Madeira

  • 17:00 - Introdução: Camilo Lourenço – Jornalista, Comentador, Fundador e Apresentador de A Cor do Dinheiro
  • 17:05 - Boas-vindas: Gustavo Barreto – Membro da Comissão Executiva do Grupo Ageas Portugal
  • 17:10 – Enquadramento, estratégia e competitividade da economia regional: António Mendonça - Bastonário da Ordem dos Economistas
  • 17:20 - Prevenção e a gestão do risco como chave da eficiência do negócio: Francisco Erse – Responsável PME & Corporate do Grupo Ageas Portugal
  • 17:40 - Mesa Redonda | Panorama atual sobre a produtividade nas empresas da região

    • João Batalha – Partner Sales Lead na Microsoft
    • Jorge Veiga França - Presidente da Associação Comercial e Industrial do Funchal (ACIF)
    • Hugo Julião – Responsável de Marketing & Digital do Grupo Ageas Portugal
    • Humberto Jardim - Administrador da Henriques & Henriques
    • Nini Andrade Silva – Designer e Empresária
    • Rogério Gouveia - Secretário Regional das Finanças
    • Moderação de Camilo Lourenço - Jornalista, Comentador, Fundador e Apresentador de A Cor do Dinheiro.

  • 18:25 - Encerramento: José Gomes – Membro da Comissão Executiva do Grupo Ageas Portugal

  • Camilo Lourenço

    Jornalista, Comentador, Fundador e Apresentador

    • Apresentação - Camilo Lourenço

      Camilo Lourenço é jornalista económico e docente universitário. Começou no O Jornal e foi um dos fundadores do Diário Económico e diretor da revista Valor, de onde saiu para assumir a direção editorial das revistas Exame.

    • Experiência Profissional

      Foi editor de economia da Rádio CMR e Rádio Comercial e comentarista da SIC Notícias. É colunista do Jornal de Negócios, Record e comentarista da RTP, Rádio Clube Português e TvNet. É fundador e apresentador de A Cor do Dinheiro.

  • Gustavo Barreto

    Membro da Comissão Executiva do Grupo Ageas Portugal

    • Apresentação - Gustavo Barreto

      Iniciou a sua carreira profissional há 26 anos, em Portugal, após a sua formação académica em Gestão de Empresas pela Universidade Católica Portuguesa, em Lisboa.

    • Experiência Profissional

      A sua formação inclui o Programa Avançado de Gestão, pela Insead, em Fontainebleau. Possui experiência profissional em seguradoras, onde desempenhou diferentes funções, desde Estratégia e Inovação, Business Intelligence, Marketing e Distribuição, em diversos canais de venda (Mediadores, Corretores, Banca, Parcerias, Affinities), e Marcas (Império Bonança, Médis, Ocidental e Ageas Seguros).

      Desempenhou também funções a nível internacional, como Business Analyst na Eureko, na Holanda, e entre 2012 e 2014, como Diretor Regional de Marketing e Oferta, na Ageas Continental Europe, na Bélgica.

  • Foto António Mendonça

    António Mendonça

    Bastonário da Ordem dos Economistas

    • Apresentação - António Mendonça

      António Mendonça é o atual Bastonário da Ordem dos Economistas de Portugal, tendo sido anteriormente Presidente da Delegação Regional do Centro e Alentejo da Ordem dos Economistas. É também consultor em diversos projetos e estudos económicos, nacionais e internacionais.

    • Experiência Profissional

      Professor Catedrático do Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa (ISEG-UL), António Mendonça é docente e investigador nas áreas da Macroeconomia, Economia Internacional, Economia Financeira Internacional e Economia e Política dos Transportes, sendo atualmente também Coordenador do Mestrado em Economia Internacional e Estudos Europeus e, até 2018, Coordenador do Mestrado em Cooperação e Desenvolvimento. Conta já com vários trabalhos publicados nas áreas da investigação e docência.

      O atual Bastonário da Ordem dos Economistas assumiu vários cargos de direção no ISEG-UL e foi também Presidente do CESA-Centro de Estudos sobre África, Ásia e América-Latina, assim como Presidente do CEDIN-Centro de Estudos de economia Europeia e Internacional.

      António Mendonça foi nomeado Ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações do XVIII Governo Constitucional de Portugal, em Outubro de 2009, exercendo o cargo até Junho de 2011.

  • Francisco Erse

    Responsável PME & Corporate do Grupo Ageas Portugal

    • Apresentação - Francisco Erse

      Francisco Erse é licenciado em Gestão de Marketing pelo ISCEM, e realizou o Executive MBA no ISCTE. A sua formação inclui ainda áreas de especialização como a Gestão de Liderança, onde frequentou os Programas Internacionais de Leadership Program Management. É um apaixonado por desporto, nomeadamente Bicicleta MTB. E adora os seus 3 filhos.

    • Experiência Profissional

      Com mais de 24 anos de experiência profissional, colaborou e liderou várias áreas em diferentes empresas, nomeadamente na Indústria Farmacêutica, na Gestão Hospitalar, no setor das telecomunicações (projetos ligados a conteúdos de saúde).

      Nos últimos 7 anos assumiu funções de Direção de Gestão de Sinistros na Açoreana, depois transitando para a Tranquilidade e mais recentemente no Grupo Ageas Portugal. Estando atualmente a assumir a Direcção de Empresas, criada recentemente no Grupo Ageas Portugal, com o foco no desenvolvimento da proposta de valor para os segmentos PME e Corporate.

  • Foto João Batalha

    João Batalha

    Partner Sales Lead na Microsoft

    • Apresentação - João Batalha

      João Batalha é formado em Engenharia Eletrotécnica e detém um MBA pela Universidade Nova de Lisboa.

    • Experiência Profissional

      Tem quase 30 nos de experiência profissional, em empresas nacionais e multinacionais, em telecomunicações, consultoria e Tecnologias de Informação. Na Microsoft assumiu diferentes responsabilidades nas áreas de vendas, Marketing e satisfação de parceiros e clientes. Atualmente integra a área de gestão de parceiros da Microsoft Portugal onde tem a responsabilidade pela dinamização da venda conjunta de soluções de parceiros desenvolvidas em cima das plataformas Microsoft.

  • Foto Jorge Veiga França

    Jorge Veiga França

    Presidente da Associação Comercial e Industrial do Funchal

    • Apresentação - Jorge Veiga França

      Presidente da Direção da Associação Comercial e Industrial do Funchal – Câmara de Comércio e Indústria da Madeira (ACIF-CCIM) desde janeiro de 2019. Tem como objetivo seguir uma política de continuidade relativamente às linhas da anterior Direção, dando atenção aos pequenos empresários, às novas tecnologias e às acessibilidades. Tem as habilitações resultantes da formação e das atividades relacionadas aos negócios das empresas, lidando principalmente com investimentos internacionais e assuntos fiscais. Desenvolveu, para o efeito, conhecimentos aprofundados em 7 idiomas, cinco dos quais pratica com perfeita fluência, escrita e falada. Foi, durante mais de 15 anos professor assistente convidado da Universidade Católica Portuguesa, na sua unidade de gestão então existente no Funchal.

    • Experiência Profissional

      Jorge Veiga Franca decidiu colocar os seus mais de 30 anos de experiência e aptidões ao serviço do seu filho, Nicolas Veiga Franca, e da sua empresa, convertendo-a numa sociedade de consultoria e gestão licenciada para o efeito pelas autoridades locais responsáveis, trilhando o seu próprio caminho entre os melhores consultores de empresas na Madeira e liderando a defesa do seu Centro Internacional de Negócios no seio da ACIF-CCIM e da mesa do setor ali representado. Há mais de 25 anos que tem vindo a planear atividades de marketing e a participar em missões empresariais em vários mercados - desde o Extremo-oriente às Américas, passando pela África do Sul e por toda a Europa - de forma a atrair investidores para as jurisdições onde as empresas por que passou operavam, mas com principal destaque, maior dedicação, mais longa e prioritária à oferta da jurisdição portuguesa, nomeadamente no âmbito do CIN. Entre outras ocupações atuais, Jorge Veiga França soma alguns anos como Cônsul Honorário da Bélgica no Funchal e como Vice-Presidente da delegação na Madeira da Cruz Vermelha Portuguesa.

  • Hugo Julião

    Responsável de Marketing e Digital do Grupo Ageas Portugal

    • Apresentação - Hugo Julião

      Durante os últimos 3 anos, liderou a constituição de uma Joint-Venture no setor da Saúde, a Go Far, projeto comum entre a Médis e Associação Nacional das Farmácias. Recentemente, assumiu a liderança da área de Marketing Canal e Digital do Grupo Ageas Portugal. Orgulhoso pai de 3 crianças.

    • Experiência Profissional

      Iniciou a sua carreira desempenhando várias funções em consultoria estratégica e financeira nas empresas Ernst & Young e PwC, tendo realizado uma pós graduação em Corporate Finance, após o término da licenciatura em Economia na Universidade de Coimbra.

      No Grupo Ageas Portugal desempenhou várias funções nas áreas de estratégia e desenvolvimento de negócio, particularmente nos canais bancassurance e affinities, tendo realizado uma formação em Marketing Estratégico no Insead, Fountainebleau.

  • Humberto Jardim

    Administrador da Henriques & Henriques

    • Apresentação - Humberto Jardim

      Nasceu a 26 de janeiro de 1961, na freguesia de São Pedro, Funchal. Fez o seu percurso académico em Gestão de Empresas, tendo-se especializado na vertente da Gestão Financeira. No aprofundamento dos conhecimentos na área financeira, tem frequentado diversos colóquios e seminários sobre essa matéria. Recebeu formação em Paris, no CRC – Centre de Recherches et d’Études des Chefs d’Entreprises e em sequência, participou numa missão empresarial denominada, “Excelência através da Qualidade de Serviço” na qual visitou várias empresas na Califórnia (Silicon Valey), na Coreia (Seul) e no Japão (Tóquio).

    • Experiência Profissional

      Em 1987 assume funções como Diretor Financeiro na João de Freitas Martins, LDA., cujo âmbito se prende com o agenciamento de navios de cruzeiros, navios de carga e navios tanque (transporte de combustíveis), bem como na vertente de agenciamento de viagens, numa vertente turística. Em 1995 torna-se acionista da Henriques & Henriques - Vinhos, SA., onde tem executado variadíssimas funções executivas desde então. Para além destas funções, assume o cargo de Presidente de Mesa do Sector dos Vinhos da ACIF.

  • Nini Andrade Silva

    Designer e Empresária

    • Apresentação - Nini Andrade Silva

      Nini Andrade Silva formou-se em Design no Instituto de Artes Visuais, Design e Marketing (IADE), em Lisboa. Em simultâneo, prosseguiu com o seu percurso académico e profissional em locais tão diversos como Nova Iorque, Londres, Paris, África do Sul e Dinamarca. Possui uma impressionante obra além-fronteiras, tendo sido distinguida por várias instituições de relevo. É presença assídua em múltiplas publicações internacionais de prestígio, como The New York Times, Financial Times, El Pais, Wallpaper, Condé Nast Traveller, Sleeper Magazine, Harrods ou Architectural Digest.

    • Experiência Profissional

      A 10 de Junho de 2011, Nini Andrade Silva foi distinguida pela Presidência da República Portuguesa com o Título Honorífico da Grande Ordem do Infante D. Henrique, Grau de Oficial, e em 2012 nomeada Embaixadora da Cultura pela Fundação Guimarães –Capital Europeia da Cultura. Em 2015, abriu o seu Design Centre no Funchal, no Forte de Nossa Senhora da Conceição do Ilhéu, um espaço de encontro e partilha que além de documentar carreira e trabalho da designer pretende assumir-se como um hub, um laboratório de ideias e um centro de desenvolvimento e inovação onde todas as expressões e pensamentos artísticos se poderão encontrar. Em 2021, Nini Andrade Silva foi nomeada Cônsul Honorária da República da Colômbia na Madeira, dando assim início à sua carreira diplomática. Com uma vasta obra neste país, Nini tem por objetivo incrementar os laços entre a Colômbia e a Região Autónoma da Madeira.

  • Rogério Gouveia

    Secretário Regional das Finanças

    • Apresentação - Rogério Gouveia

      Nasceu a 26 de agosto de 1979, no concelho de Santana, onde volta quase todos os fins de semana. Fez o seu percurso académico naquele concelho nortenho, tendo frequentado a Escola B+S Bispo D. Manuel Ferreira Cabral, durante os cinco anos do segundo e terceiro ciclo. Rumou ao Funchal, em 1995, para completar o Ensino Secundário, na Escola da Apel. Ingressou na Universidade Técnica de Lisboa, em 1998, tendo se formado em Gestão e Administração Pública, no ano de 2003.

    • Experiência Profissional

      Em 2004, concorre à Administração Pública Regional da Madeira, para funções no âmbito da inspeção tributária. Foi representante do Conselho Económico e da Concertação Social da Região Autónoma da Madeira, na área das Finanças e é, atualmente, Membro do Conselho Consultivo do Banco de Portugal em representação da Região Autónoma da Madeira, Representante do Governo Regional da Madeira no Conselho Consultivo da Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF), Membro suplente indicado pela Região Autónoma da Madeira para o Comité das Regiões da União Europeia.
      É, também, desde 16 de agosto de 2021, Secretário Regional das Finanças.

  • Foto José Gomes

    José Gomes

    Membro da Comissão Executiva do Grupo Ageas Portugal

    • Apresentação - José Gomes

      José Gomes (19-09-1960) é licenciado em Organização e Gestão de Empresas pelo ISCTE, complementando a sua formação, ao longo da sua carreira, em diversas vertentes da gestão com a participação em programas internacionais promovidos pela Accenture, Universidade de la Salle, pela Kellog School of Management e pela Universidade Católica Portuguesa.

    • Experiência Profissional

      A sua experiência profissional desenvolveu-se essencialmente no setor financeiro (banca e seguros), tendo também sido Partner da Consultora Accenture entre 2002 e 2014. Antes de integrar a Ageas, foi Presidente da Comissão Executiva da Açoreana Seguros e membro da Comissão Executiva da Associação Portuguesa de Seguradores (APS).

      Assumiu funcões enquanto CEO do negócio Não Vida do Grupo Ageas Portugal, representando as marcas Ageas Seguros e Ocidental, sendo também membro da Comissão Executiva deste Grupo. Acumula ainda a função de Representante da Ageas Seguros como Vice-Presidente do Conselho de Administração da APS.

Media Partners

  • Logo Exame
  • Logo TSF
  • Logo Dinheiro Vivo
  • Logo PME Maganize
  • Logo Diário de Notícias
  • Logo Antena 1 Madeira
  • Logo RTP Madeira

Parceiros

  • Logo A Cor do Dinheiro
  • Logo Microsoft
  • Logo Ordem Economistas
  • Logo Região Autónoma da Madeira

Histórico do Fórum PME Global

Recorde os anteriores ciclos de conferências do Fórum PME Global