Ciclo de Conferências Ageas Seguros – Fórum Global PME

A Ageas Seguros lança um ciclo de 7 conferências em parceria com a Ordem dos Economistas, e com a presença de Camilo Lourenço.

O objetivo é abordar temas de interesse comum relacionados com a atividade empresarial e os riscos associados à mesma, baseado no conhecimento local por parte das Associações Empresariais, demonstrando os desafios da industria, seja na vertente das exportações, como também sensibilizar o tecido empresarial para a importância da globalização da economia.

Próxima Conferência - Novas oportunidades no interior, dia 30 de novembro, em Vila Real

A Ageas Seguros vai estar presente no próximo dia 30 de novembro em Vila Real, na UTAD, Aula Magna. O auditório da Aula Magna é no edifício da Reitoria, identificado como o n.º 11 na planta de localização da UTAD.

Não perca esta oportunidade e inscreva-se desde já!

Programa

  • Introdução: Camilo Lourenço, Jornalista, Comentador, Fundador e Apresentador de A Cor do Dinheiro;
  • Boas-vindas: José Gomes, Membro da Comissão Executiva do Grupo Ageas Portugal;
  • Enquadramento: António Cunha, Presidente da Delegação Norte da Ordem dos Economistas;
  • Oportunidades no Interior: Paulo Reis Mourão, Prof. Da Universidade do Minho;
  • Prevenção e a gestão do risco como chave da eficiência do negócio: Carmo Oliveira, Diretora Técnica da Ageas Seguros;
  • Mesa Redonda: Qual o contributo da atividade seguradora para a produtividade nas empresas?
    • Painel:
      • Alexandra Catalão, Diretora de Marketing da Ageas Seguros;
      • Artur Vaz, Administrador da Plurinspec - Entidade Inspetora de Gás;
      • Rui Santos, Presidente da Câmara Municipal de Vila Real;
      • Samuel Cunha, Administrador do Grupo Tintas Europa - Indústria e Distribuição de Tintas, Lda;
      • Tomás Espírito Santo, Administrador do Grupo NRV | NORVIA, Consultores de Engenharia;
      • Moderador: Camilo Lourenço.

  • Encerramento: José Gomes, Membro da Comissão Executiva do Grupo Ageas Portugal;
  • Cocktail.

Consulte o programa em formato pdf.

Oradores

Apresentação do percurso profissional

Membro da Comissão Executiva da Ageas Portugal

José Gomes

José Gomes nasceu em 19 de setembro de 1960. É licenciado em Organização e Gestão de Empresas pelo ISCTE, complementando a sua formação, ao longo da sua carreira, em diversas vertentes da gestão com a participação em, programas internacionais promovidos pela Accenture, Universidade de la Salle, pela Kellog School of Management e pela Universidade Católica Portuguesa.

Saber Mais

A sua experiência profissional desenvolveu-se essencialmente no setor financeiro (banca e seguros), tendo também sido Partner da Consultora Accenture entre 2002 e 2014. Antes de integrar a Ageas, foi Presidente da Comissão Executiva da Açoreana Seguros e membro da Comissão Executiva da Associação Portuguesa de Seguradores (APS). Atualmente é CEO do negócio Não Vida do Grupo Ageas Portugal, representando as marcas Ageas Seguros e Ocidental, sendo também membro da Comissão Executiva deste Grupo.

Jornalista, Comentador, Fundador e Apresentador de "A Cor do Dinheiro"

Camilo Lourenço

Camilo Lourenço é jornalista económico e docente universitário. Começou no "O Jornal" e foi um dos fundadores do "Diário Económico" e diretor da revista "Valor", de onde saiu para assumir a direção editorial das revistas "Exame".

Saber Mais

Foi editor de economia da "Rádio CMR" e "Rádio Comercial" e comentarista da "SIC Notícias". É colunista do "Jornal de Negócios", "Record" e comentarista da "RTP", "Rádio Clube Português" e "TvNet". É fundador e apresentador de "A Cor do Dinheiro".

Presidente da Câmara de Vila Real

Rui Santos

Natural de Vila Real, com formação académica na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, em Engenharia Florestal, que concluiu em 1994. Em 2002, concluiu a Pós-graduação em Gestão Pública e Autárquica. Na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro pertenceu ainda aos órgãos de gestão.

Saber Mais

Antes de concluir a licenciatura, começou a sua atividade profissional como professor do ensino secundário, nas áreas de Física e Matemática. Politicamente foram várias as funções desempenhadas, sempre em listas do Partido Socialista. Para além de Presidente de Câmara, é ainda Presidente da Assembleia Geral da empresa Águas do Norte, S.A, Presidente da Assembleia Geral da Empresa Municipal Vila Real Social, Presidente da Direção da Associação Regia Douro Park, membro do Conselho Diretivo da Associação Nacional dos Municípios Portugueses, membro do Conselho Regional do Norte da CCDR-N, membro do Conselho Tarifário da Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos, integra a Comissão Executiva da Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal e é membro do Conselho de Opinião da RTP.

Presidente da Delegação Norte da Ordem dos Economistas

António Cunha

Anteriormente foi Diretor de um banco multinacional, tendo coordenado a Área de Produtos e Serviços (cross selling de produtos financeiros) para o norte de Portugal. Foi também Diretor de Banca Privada, Diretor-Adjunto responsável por Credit Strategy & Research, Private Banker durante 5 anos num banco suíço, em Genebra, Subdiretor de International Corporate Banking, entre outras funções exercidas durante 20 anos no sector financeiro.

Saber Mais

É doutorando em Gestão, Finanças, pela Universidade do Porto, e é titular de um Doctorate in Business Administration pela European University, Geneva, com tese subordinada ao tema "The rational boundaries of an individual investor". Mestre em Marketing pela Universidade Católica Portuguesa, com dissertação sobre "Planos de negócio: principais causas de sucesso ou insucesso de novos negócios". Licenciado em Gestão pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto.

Diretora de Marketing da Ageas Seguros

Alexandra Catalão

Alexandra Catalão é licenciada em Gestão de Empresas, pela universidade da Beira Interior, tendo complementado a sua formação através da participação em vários programas de formação como: Data Analytics, promovido pela Vlerick Business Scholl, Formação em Liderança, promovido pelo High Play Institute e Formação em Retail Marketing e CRM de Serviços, promovidos pela Universidade Católica Portuguesa, entre outros.

Saber Mais

Elevada experiência profissional na gestão comercial, marketing, gestão de canais de distribuição, categorias de produtos e equipas, desenvolvida em empresas líderes de mercado, na área de seguros, telecomunicações e distribuição. Antes de integrar a Ageas, foi Manager de Canais de Distribuição na Unidade de Negócios empresarial da Vodafone. Na Ageas Seguros já desempenhou funções enquanto Diretora da Unidade de Negócios PME e Diretora Comercial, sendo que atualmente Diretora de Marketing da Ageas Seguros.

Professor da Universidade do Minho

Paulo Reis Mourão

Paulo Reis Mourão nasceu em Vila Real. É Professor na Universidade do Minho, e autor de várias dezenas de artigos científicos indexados na ISI Thompson e de vários livros focados na Economia, nas Finanças Públicas, na Economia Social e na Economia do Desporto.

Saber Mais

É uma presença assídua nos meios de comunicação social nacionais e internacionais, contando com vários prémios de reconhecimento científico.

Administrador da Plurinspec - Entidade Inspetora de Gás

Artur Vaz

Artur João Lourenço Vaz (5 de Março de 1949), natural de Pinelo-Vimioso, licenciado em História, exerceu como Professor do Ensino Preparatório e Orientador Pedagógico.

Saber Mais

Presidente da Câmara Municipal de Santa Marta de Penaguião (1986-1995), Presidente do Conselho de Administração da Associação de Municípios de Trás-os-Montes e Alto Douro (1994-1995) e Governador Civil do Distrito de Vila Real (1995-2002), é atualmente Administrador da Plurinspec, pequena empresa sediada em Vila Real vocacionada para a Inspeção e Consultadoria na área do Gás. Escreveu as seguintes obras:- “Na Primeira Pessoa” (Coletânea de Textos Políticos), Edição do Autor, 2005; “Vintage para Uma Vida” (Romance), Edições Afrontamento, 2014; “Pena Minha, Penaguião (um dizer de história e de histórias)”, Edições Afrontamento, 2017.

Administrador do Grupo NRV | NORVIA, Consultores de Engenharia

Tomás Espírito Santo

Tomás Espírito Santo, nasceu em Lisboa em 1954, é licenciado em Engenharia Civil na Faculdade pela Universidade do Porto. Em 1978 vem para Vila Real ingressando nos quadros da JAE. Em 1989 dá início ao percurso empresarial, assumindo no projecto “Norvia”, o propósito de criar uma empresa de consultoria de engenharia com sede em Vila Real, de âmbito pluridisciplinar e com presença a nível nacional.

Saber Mais

Com um volume de negócios anual consolidado na ordem dos 10 M€ e cerca de 150 colaboradores, a NRV | Norvia mantém a sede em Vila Real, e escritórios em Lisboa, Funchal e Ponta Delgada. Com actuações em mais de 18 países, dispõe de subsidiárias com estruturas permanentes em Cabo-Verde, Senegal, Angola e Moçambique. A área internacional representa hoje cerca de 70% do volume de negócios consolidado, sendo que mais de 30% correspondem a exportação de serviços de engenharia nacional a partir de Vila Real.

Administrador do Grupo Tintas Europa - Indústria e Distribuição de Tintas, Lda

Samuel Cunha

António Samuel Cunha é natural da aldeia do Freixo, freguesia de Vila Verde, concelho de Alijó. Atualmente reside na cidade de Vila Real, depois de alguns anos a viver na cidade do Porto, onde concluiu o ensino secundário e a sua licenciatura. Durante os seus anos de formação superior, foi dirigente estudantil, fazendo parte da direção da associação de estudantes e, mais tarde, presidente da mesa da assembleia geral.

Saber Mais

Durante a sua licenciatura, iniciou a sua vida profissional na área da gestão, apoiando os negócios da família em Portugal, sendo sócio e gerente de várias empresas, entre as quais as Tintas Europa, Lda., onde trabalha atualmente. No ano de 2014 inicia um novo projeto, na área da comunicação social, sendo um dos sócios e gerente da sociedade que publica, semanalmente, o jornal “A Voz de Trás os Montes”. Paralelamente, também no ano de 2014, foi eleito, pelo segundo mandato, membro da assembleia municipal de Alijó e, em 2016, foi eleito presidente do concelho fiscal do Centro Cultural e Recreativo de Vila Verde, cargo que exerce até à atualidade.

Media Partners e Parceiros

Media Partners

logotipo Dinheiro Vivo   Logótipo A Cor do Dinheiro   logotipo A voz de trás os montes

 

Parceiros

Logótipo A Cor do Dinheiro   Logótipo A Cor do Dinheiro   logotipo Dinheiro Vivo   logotipo TSF   Logotipo goodwise consulting

Conferências já realizadas

  • Consulte o histórico das conferências do Fórum Global PME.