Ciclo de Conferências Ageas Seguros – Fórum Global PME

A Ageas Seguros lança um ciclo de conferências em parceria com a Ordem dos Economistas, e com a presença de Camilo Lourenço.

O objetivo é abordar temas de interesse comum relacionados com a atividade empresarial e os riscos associados à mesma, baseado no conhecimento local por parte das Associações Empresariais, demonstrando os desafios da industria, seja na vertente das exportações, como também sensibilizar o tecido empresarial para a importância da globalização da economia.

Em 2018 estivemos em várias localidades do país a divulgar estes temas e durante este ano vamos continuar a fazê-lo pelo país.

Próxima Conferência - Desenvolvimento e internacionalização das empresas na região, dia 21 de fevereiro, em Évora

A Ageas Seguros vai estar presente no próximo dia 21 de fevereiro em Évora, no Auditório da Fundação Eugénio de Almeida. A 5.ª conferência Forúm Global PME é dedicada ao Desenvolvimento e internacionalização das empresas na região.

A entrada deverá ser feita pela rua Vasco da Gama, n.º 13. Consulte o mapa.

Não perca esta oportunidade e inscreva-se desde já!

Programa

Desenvolvimento e internacionalização das empresas na região

  • 17h00 - Receção dos participantes
  • 17h30 - Introdução: Camilo Lourenço – Jornalista, Comentador, Fundador e Apresentador de A Cor do Dinheiro
  • 17h35 - Boas-vindas: José Gomes – Membro da Comissão Executiva do Grupo Ageas Portugal
  • 17h40 - Enquadramento: Rui Leão Martinho – Bastonário da Ordem dos Economistas
  • 18h00 - Competitividade e Internacionalização das Empresas Portuguesas: Rui Vinhas da Silva – Professor Associado com Agregação ao ISCTE-IUL
  • 18h25 - Prevenção e a gestão do risco como chave da eficiência do negócio: Carmo Oliveira – Diretora Técnica do Grupo Ageas Portugal
  • 18h45 - Mesa Redonda | Panorama atual sobre a produtividade nas empresas? 
    • Diana Noites Oliveira – Sócia-Gerente da Somefe - Sociedade de Metais e Fundição, Lda
    • Gustavo Barreto – Diretor de Distribuição e Marketing na Ageas Seguros
    • José Mateus Ginó – Presidente do Conselho Executivo da Fundação Eugénio de Almeida
    • Miguel Mancellos – Digital Customer Experience - Practice Leader na CapGemini
    • Paula Paulino Marquez – Diretora Executiva do NERE – Núcleo Empresarial da Região de Évora
    • Moderação de Camilo Lourenço – Jornalista, Comentador, Fundador e Apresentador
      de "A Cor do Dinheiro"
  • 19h40 - Encerramento: José Gomes – Membro da Comissão Executiva do Grupo Ageas Portugal
  • 19h45 - Cocktail

Descarregue o programa da 5.ª conferência (formato pdf).

Oradores

Apresentação do percurso profissional

Membro da Comissão Executiva da Ageas Portugal

José Gomes

José Gomes nasceu em 19 de setembro de 1960. É licenciado em Organização e Gestão de Empresas pelo ISCTE, complementando a sua formação, ao longo da sua carreira, em diversas vertentes da gestão com a participação em, programas internacionais promovidos pela Accenture, Universidade de la Salle, pela Kellog School of Management e pela Universidade Católica Portuguesa.

Saber Mais

A sua experiência profissional desenvolveu-se essencialmente no setor financeiro (banca e seguros), tendo também sido Partner da Consultora Accenture entre 2002 e 2014. Antes de integrar a Ageas, foi Presidente da Comissão Executiva da Açoreana Seguros e membro da Comissão Executiva da Associação Portuguesa de Seguradores (APS). Atualmente é CEO do negócio Não Vida do Grupo Ageas Portugal, representando as marcas Ageas Seguros e Ocidental, sendo também membro da Comissão Executiva deste Grupo.

Jornalista, Comentador, Fundador e Apresentador de "A Cor do Dinheiro"

Camilo Lourenço

Camilo Lourenço é jornalista económico e docente universitário. Começou no "O Jornal" e foi um dos fundadores do "Diário Económico" e diretor da revista "Valor", de onde saiu para assumir a direção editorial das revistas "Exame".

Saber Mais

Foi editor de economia da "Rádio CMR" e "Rádio Comercial" e comentarista da "SIC Notícias". É colunista do "Jornal de Negócios", "Record" e comentarista da "RTP", "Rádio Clube Português" e "TvNet". É fundador e apresentador de "A Cor do Dinheiro".

Bastonário da Ordem dos Economistas

Rui Leão Martinho

Rui Leão Martinho é atualmente e desde 2011, Bastonário da Ordem dos Economistas. Sendo ele próprio economista de formação, ao longo da sua vida foi presidente de várias instituições financeiras, entre as quais o Deutsche Bank de Investimento e várias companhias de seguros.

Saber Mais

Foi também, ao longo de dois mandatos, presidente de uma das três instituições de supervisão do sistema financeiro: o Instituto de Seguros de Portugal, atual Autoridade de Seguros e Fundos de Pensões. Teve também funções de direção e de administração no Banque Nationale de Paris, na Locapor (primeira sociedade de leasing em Portugal) e nas sociedades de investimento MDM e Euro-financeira. Em termos associativos, foi presidente da Câmara de Comércio e Indústria Luso-Alemã e do Fórum de Administradores de Empresas. Como docente, tem sido professor convidado ao longo da vida de várias universidades e faculdades de economia portuguesas.

Diretor de Distribuição e Marketing da Ageas Seguros

Gustavo Barreto

Iniciou a sua carreira profissional há 26 anos, em Portugal, após formação académica em Gestão de Empresas pela Universidade Católica Portuguesa, em Lisboa.

Saber Mais

A sua formação inclui o Programa Avançado de Gestão, pela Insead, em Fontainebleau. Com experiência profissional em Seguradoras, onde desempenhou diferentes funções, desde Estratégia e Inovação, Business Intelligence, Marketing e Distribuição, em diversos canais de venda (Mediadores, Corretores, Banca, Parcerias, Affinities), e Marcas (Império Bonança, Médis, Ocidental e Ageas Seguros). Desempenhou também funções a nível internacional, como Business Analyst na Eureko, bv na Holanda, e entre 2012 e 2014, como Diretor Regional de Marketing e Oferta, na Ageas Continental Europe, na Bélgica.

Professor Associado com Agregação ao ISCTE-IUL

Rui Vinhas da Silva

É Professor Associado com Agregação do ISCTE desde Abril 2010, tendo sido Professor Associado – Senior Lecturer – desde 2008 na Manchester Business School, Universidade de Manchester, Reino Unido (Professor Auxiliar desde 1999) e Research Fellow de 1998 a 1999 na mesma instituição.

Saber Mais

Investiga e escreve sobre competitividade das nações, investimento direto estrangeiro, efeitos de país de origem, agregação de valor e branding. Para além de artigos científicos publicou, desde 2010 diversos livros.

Sócia-Gerente da Somefe - Sociedade de Metais e Fundição, Lda

Diana Noites Oliveira

Licenciou-se em 1994 em Gestão e Administração de Empresas pela Universidade Católica Portuguesa de Lisboa e iniciou o seu percurso profissional como Auditora Financeira, tendo passado pela Banca de Investimentos até abraçar os negócios familiares há 20 anos.

Saber Mais

Desde então e juntamente com os seus pais e irmãos está à frente dos destinos de um grupo de 4 empresas todas elas PME de cariz familiar e sediadas no Parque Industrial de Évora: SOMEFE – dedica-se à comercialização de materiais para infraestruturas de sub-solo e Logística de armazéns; NOITES RECICLAGEM - opera na gestão de resíduos industriais; SOMETAMBI – dedica-se à Metalomecânica e Serralharias; A NOITES – dedica-se à gestão de Imobiliário de grandes áreas para Indústria, Comércio e Serviços.

Diretora Técnica do negócio Não Vida do Grupo Ageas Portugal

Carmo Oliveira

Carmo Oliveira é licenciada em Ciências Atuariais pela Universidade Nova, complementando a sua formação, ao longo da sua carreira, em diversas vertentes da gestão e área técnica com a participação em programas internacionais e nacionais promovidos pela Insead Business School em Fontainebleau, Gan Industrie Service em Paris, Instituto Superior Técnico, Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais da Universidade Católica Portuguesa, entre muitos outros.

Saber Mais

A sua experiência profissional desenvolveu-se essencialmente no setor Segurador. Antes de integrar a Ageas, trabalhou na Império Bonança/Fidelidade Mundial, foi membro do PERM, da CAIPA, da CNQ, e membro de diversas Comissões Técnicas da Associação Portuguesa de Seguradores (APS) enquanto representante da Companhia onde trabalhava à data. Foi formadora da Associação Portuguesa de Seguradores de 2005 a 2010. Atualmente é Diretora Técnica do negócio Não Vida do Grupo Ageas Portugal, representando as marcas Ageas Seguros, Seguro Direto e Ocidental, sendo também membro da Comissão Executiva CRS da APS e membro da Comissão Técnica Responsabilidades.

Presidente do Conselho Executivo da Fundação Eugénio de Almeida

José Mateus Ginó

Nasceu a 12 de junho de 1968. Formou-se em Engenharia da Produção Agrícola no Instituto Politécnico de Beja e em Gestão Comercial e Marketing no Instituto Superior de Tecnologia Empresarial. É Pós-Graduado em Contabilidade e Finanças para não Financeiros na Universidade Católica Portuguesa e Mestrando em Viticultura e Enologia pela Universidade de Évora.

Saber Mais

Iniciou, em 1991, a sua carreira profissional na Comissão Vitivinícola Regional Alentejana onde exerceu funções técnicas na área da vitivinicultura e, mais tarde, de marketing e comunicação dos Vinhos do Alentejo. Integrou o grupo de trabalho do programa “Ouverture” (Reseau Européen de Tourisme) da Comissão Europeia, que veio a dinamizar as várias Rotas dos Vinhos na Europa. Foi fundador da Associação dos Jovens Enófilos do Alentejo, à qual presidiu durante os primeiros 6 anos de existência. Em 1999 ingressou na Fundação Eugénio de Almeida, como Assessor Comercial do Conselho de Administração, e em 2003 assumiu a liderança da Direção Comercial. Integra o Conselho de Administração da VIBOREL – Distribuição, S.A. É Presidente do Conselho Executivo da FEA desde março de 2017.

Digital Customer Experience - Practice Leader na CapGemini

Miguel Mancellos

É o actual responsável pela prática de negócio de Digital Customer eXperience (DCX) da Capgemini Portugal, e a nível global, do Center of Excellence de Salesforce do cluster Europeu do Grupo Capgemini.

Saber Mais

Possui uma experiência de mais de 20 anos em consultoria em diversos sectores e áreas de negócio como consultoria estratégica e de transformação de negócio, business intelligence e CRM. Integrou a Capgemini no ano de 2000, após a fusão com a Ernst & Young, consultora onde iniciou o seu percurso profissional. Tem 45 anos e é licenciado em estatística e gestão de Informação pelo ISEGI Universidade Nova de Lisboa.

Diretora Executiva do NERE – Núcleo Empresarial da Região de Évora

Paula Paulino Marquez

Paula Paulino Marquez nasceu em Lisboa em 1971, Licenciou-se em Economia na Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa. Em 2014, na Universidade de Évora, sob a orientação do Prof. Dr. Soumodip Sarkar, prestou provas de Mestrado em “Empreendedorismo e Inovação”, com a apresentação de uma tese intitulada “Sistema Regional de Empreendedorismo no Alentejo”.

Saber Mais

Desde 1999 que desempenha a sua atividade profissional na região Alentejo, sempre na área de apoio às empresas e desenvolvimento regional. Em Setembro de 2013, assumiu as funções de Diretora Executiva na Associação Empresarial NERE – Núcleo Empresarial da Região Évora, onde tem desenvolvido um conjunto de projetos na área do Empreendedorismo para públicos alvos distintos, na área da internacionalização, competitividade empresarial e inovação.

Media Partners e Parceiros

Media Partners

logotipo Dinheiro Vivo   Logótipo A Cor do Dinheiro     logotipo Diário do Sul

 

Parceiros

Logótipo A Cor do Dinheiro    

Próximas conferências em 2019

  • Évora: dia 21 de fevereiro, no auditório da Fundação Eugénio de Almeida.

  • Viseu: 4 de abril de 2019, local a comunicar em breve.

  • Loulé: dia 23 de maio de 2019, no auditório do N.E.R.A. – Associação Empresarial da Região do Algarve.

Conferências já realizadas

  • Consulte o histórico das conferências do Fórum Global PME.