Coloque o seu telemóvel na vertical para navegar no site.

Coloque o seu telemóvel na vertical para navegar no site.

Guias para proteger a sua empresa e os seus Colaboradores




  • Ergonomia e ginástica laboral

    A Ergonomia pretende integrar as condições de trabalho e o trabalhador através da prevenção de riscos, aumentando assim a segurança, saúde, produtividade e motivação do trabalhador.

  • Guia de utilização de extintores

    Guia informativo sobre a utilização de extintores, meios de primeira intervenção que quando utilizados corretamente, podem salvar vidas e bens. Conheça os diferentes tipos de agentes extintores e quais utilizar em diferentes classes de fogos.

  • O que fazer em caso de possível infeção de colaborador?

    É necessário estabelecer protocolos caso um Colaborador manifeste sintomas no seu local de trabalho, para protegê-lo e proteger a restante da equipa, definindo o processo de alerta de Colaborador com sintomas.

  • Higienização do local de trabalho

    Definir e exigir procedimentos e processos básicos de higienização das mãos, de etiqueta respiratória; de colocação de máscaras e procedimentos de conduta social e manter práticas regulares de limpeza, de forma clara, simples e objetiva, fornecendo recursos e um ambiente de trabalho que promova a higiene pessoal.

  • Segurança de máquinas e de equipamentos de trabalho

    Em todos os setores de atividade se verificam sinistros em que estão envolvidos máquinas ou equipamentos de trabalho. Guia informativo sobre segurança na utilização e manutenção destes equipamentos

  • Acidentes de trabalho: Quedas

    19% dos acidentes de trabalho graves que ocorreram em Portugal em 2013 tiveram na sua origem um tropeção ou um escorregão. Medidas de prevenção para eliminar/minimizar o risco de quedas ao mesmo nível, tropeções e escorregões no local de trabalho.

  • Organização e gestão de segurança contra incêndios

    Pretende-se informar e alertar sobre a legislação em vigor relativamente à Segurança Contra Incêndios em Edifícios. A prevenção é a chave para a sua segurança. Conheça os procedimentos de organização e gestão de segurança.

  • Prevenção contra Incêndios Florestais

    Está preparado para a época de incêndios florestais? Incêndios florestais são uma das principais catástrofes do nosso país, que pode colocar a sua vida, a propriedade e vizinhança em risco. As recomendações deste manual ajudar-lhe-ao a reduzir o risco de incêndio.

  • Lesões músculo-esqueléticas

    Lesões de estruturas orgânicas, como os músculos, as articulações, os tendões, os ligamentos, os nervos, os ossos, e doenças localizadas do aparelho circulatório, causadas ou agravadas principalmente pelo uso inadequado e excessivo do sistema músculo-esquelético durante a realização do trabalho.

  • Guia da condução defensiva

    Ter uma condução defensiva é conduzir de forma a prevenir, evitar e não provocar acidentes, sejam quais forem as condições de circulação inerentes à via, ao veículo e meteorológicas, e quaisquer que sejam os comportamentos dos outros utentes, condutores e peões.

  • Equipamentos de proteção individual

    Um Equipamento de Proteção Individual (EPI) é todo o equipamento, complemento ou acessório, destinado a ser utilizado pelo trabalhador para se proteger dos riscos para a sua saúde e segurança. Os EPI são um complemento à proteção, jamais substituindo as medidas e equipamentos de proteção colectiva.

  • Princípios da Gestão de Risco

    A importância do processo de gestão de risco e as suas implicações nos locais de trabalho. Gestão de risco é um conjunto de estratégias como identificação, avaliação e controlo de riscos de caráter proativo e sistemática que estão ligados a uma determinada atividade.

  • Planeamento e realização de simulacros

    Um simulacro é uma atividade prática focalizada que coloca os participantes numa situação simulada e que requer deles uma atuação equivalente à que seria esperada numa situação real. Conheça a importância da realização e preparação de um simulacro nos locais de trabalho.

Prevenção e Análise de Risco

Esteja um passo à frente e proteja o seu negócio antecipando as situações de risco, para que possa crescer em segurança.