Coloque o seu telemóvel na vertical para navegar no site.

Coloque o seu telemóvel na vertical para navegar no site.

Saúde & Higiene

Medidas preventivas Covid-19

Estabelecer medidas de prevenção e procedimentos

A melhor forma de impedir a transmissão é usar uma combinação de todas as medidas preventivas e não apenas os Equipamentos de Proteção Individual (EPI). A aplicação de uma combinação de medidas de controle pode fornecer um grau adicional de proteção.

Controles administrativos, práticas de trabalho seguras, alterações nas políticas ou procedimentos de trabalho seguro e adequado são ferramentas essenciais para reduzir ou minimizar a duração, a frequência ou a intensidade da exposição a um risco.

Os empregadores devem garantir que os funcionários estejam totalmente aptos para trabalharem em segurança e adotar, sempre que aplicáveis, as prescrições e recomendações das entidades competentes, nomeadamente quanto à ocupação máxima dos espaços.


Identificação dos efeitos internos e externos que a infeção pode causar na empresa

  • Informar, esclarecer e formar os Colaboradores mediante informação precisa e clara, de forma confiável e atualizada sobre a COVID-19 e as recomendações sanitárias e medidas de prevenção que devem seguir individualmente e coletivamente;
  • Divulgar o Plano de Contingência específico a todos os Colaboradores;

  • In(formar) os Colaboradores quanto aos procedimentos específicos a adotar perante um caso suspeito na empresa.

covid-atendimento-publico

Postos de trabalho

As tarefas e os processos de trabalho, o arranjo e a reorientação das estações de trabalho, a organização do movimento de pessoas e a distribuição dos espaços no local de trabalho devem ser planeados e modificados, tanto quanto possível, com o objetivo de garantir a manutenção da distância interpessoal de segurança de 1,5 a 2 metros (em ambientes fechados), sendo esta a solução mais económica de implementação.

Para garantir o isolamento interpessoal dos Colaboradores nos casos em que não seja possível garantir a distância, deverá instalar painéis separadores/barreiras físicas em acrílico ou outro material de forma a confinar a separação e o espaço de trabalho.

Procedimentos de Trabalho

    • Minimizar a transmissão de colaboradores de risco

      Devem ser tomadas medidas específicas para minimizar o risco de transmissão a Colaboradores particularmente sensíveis no local de trabalho. Os serviços de Segurança e Saúde do Trabalho (SST) devem avaliar a presença de Colaboradores especialmente vulneráveis ao COVID-19 (pessoas com diabetes, doenças cardiovasculares, incluindo hipertensão, doença pulmonar crônica, imunodeficiência, cancro em fase de tratamento ativo, gravidez e mais de 60 anos), estabelecer a natureza de sensibilidade especial do trabalhador e emitir um relatório sobre medidas de prevenção, adaptação e proteção.

      Especialmente a estes, deve ser facultado aconselhamento individual junto do médico do trabalho.

    • Distanciamento dos colaboradores

      Implementar as medidas necessárias para minimizar o contacto entre os Colaboradores e entre estes e os possíveis Clientes ou fornecedores que possam estar presentes no local de trabalho. Tanto quanto possível, garantir a manutenção das distâncias de segurança e distanciamento social de 1,5 a 2 metros (em ambientes fechados).

      Deve garantir-se através de marcação no pavimento ou informação visível, que esta distância seja também assegurada nas áreas comuns, de acessos, portas, escadas e elevadores, bem como vestiários e instalações sanitárias e, em todos os casos, a aglomeração de pessoas nesses pontos deve ser evitada.

      O distanciamento físico deve ser também garantido em áreas comuns como salas de descanso, refeitórios ou cantinas, por exemplo, dispondo mesas e cadeiras com distância de segurança e, se necessário, alargando o horário. Se não for possível assegurar o distanciamento físico adequado, é recomendada a utilização de equipamento de proteção respiratória ou outro equipamento de proteção individual específico adequado.

    • Redistribuição de trabalhos e número máximo de colaboradores

      Deverá ser considerada a possibilidade de redistribuição de trabalhos, tarefas, processos, atividades e/ou teletrabalho, se possível, no sentido de maximizar distâncias de segurança.

      Nas áreas de reuniões / conferências / formações para satisfazer a regra de ajuntamentos mínimos, remova cadeiras extras e instale sinalização indicando o número máximo de pessoas permitido.

    • Protocolos para visitantes

      • Nas áreas de receção deve formalizar protocolos para visitantes, considerando e privilegiando controlar os acessos destas áreas a outras áreas interiores da empresa via comunicador.
      • Deverá introduzir nos pontos de receção barreiras físicas de acrílico de proteção.
      • Reorganize ou retire cadeiras na área de receção para gerir o distanciamento social.
      • Para manter a higiene, remova revistas do espaço de receção e mantenha os dispensadores de desinfetante para as mãos à vista.

covid-prevencao-escritorio

Medidas de higienização

Adquirir, manter e disponibilizar equipamentos e produtos de higiene e limpeza necessários para poder seguir as recomendações individuais, adaptando-se a cada atividade específica.

Definir e exigir procedimentos e processos básicos de higienização, de etiqueta respiratória e manter práticas regulares de limpeza, de forma clara e objetiva, fornecendo recursos e um ambiente de trabalho que promova a higiene pessoal.

Evitar usar equipamentos e dispositivos de outros Colaboradores bem como partilhar ferramentas e equipamentos.

Conheça mais medidas de higienização do local de trabalho.

Atendimento ao público

Nos estabelecimentos abertos ao público, as seguintes considerações deverão ser levadas em consideração, de acordo com as orientações das entidades competentes e responsáveis:

  • A capacidade máxima deve permitir o cumprimento das medidas ditadas pelas autoridades de saúde, especificamente com o requisito de distâncias interpessoal de segurança de pelo menos 2 metros de outras pessoas;

  • Devem ser implementadas medidas para minimizar o contato entre Colaboradores e Clientes ou o público;

  • Adicionalmente para garantir uma barreira de segurança aos Colaboradores de atendimento ao público, deverá instalar painéis/barreiras físicas separadoras em acrílico que permitam a visualização e a interação à distância com o público/Clientes;
  • Quando possível, considere implementação de mecanismos de controle de acessos nas entradas das instalações. Esse controle de acesso deve garantir o cumprimento estrito da capacidade máxima admissível.
  • Quando aplicável, estabeleça medidas para organizar os Clientes que permanecem fora do estabelecimento. Todo o público, incluindo quem espera fora do estabelecimento, deve manter rigorosamente a distância de segurança;

  • É aconselhável que seja disponibilizado desinfetante para as mãos;

  • Recomenda-se a desinfeção regular dos espaços, equipamentos, objetos e superfícies, bem como a adoção de práticas reforçadas de higienização de utensílios e superfícies de contacto direto com os clientes, utilizando os produtos recomendados pela Direção-Geral da Saúde;

  • Deverá informar os Clientes claramente sobre as medidas organizacionais e sobre sua obrigação do seu cumprimento.


Conheça também as medidas de preparação a estabelecer para fazer face a um possível caso de infeção de Colaboradores.

O conteúdo deste Guia é apresentado apenas para fins informativos, não correspondendo ao cumprimento de qualquer obrigação contratual ou legal da seguradora nem substituindo o papel do segurado como responsável na gestão do risco. A informação contida neste documento pode ser objeto de alteração ou atualização a qualquer momento e não dispensa a consulta da legislação em vigor e das melhores práticas aplicadas nesta matéria, pelo que a Ageas Seguros não pode garantir a exata precisão e atualidade da mesma. A Ageas Seguros não assume qualquer responsabilidade pela utilização que possa vir a ser feita desta informação, que é da exclusiva responsabilidade do segurado

Artigos relacionados

  • Segurança de máquinas e de equipamentos de trabalho

    Em todos os setores de atividade se verificam sinistros em que estão envolvidos máquinas ou equipamentos de trabalho. Guia informativo sobre segurança na utilização e manutenção destes equipamentos

  • Equipamentos de proteção individual

    Um Equipamento de Proteção Individual (EPI) é todo o equipamento, complemento ou acessório, destinado a ser utilizado pelo trabalhador para se proteger dos riscos para a sua saúde e segurança. Os EPI são um complemento à proteção, jamais substituindo as medidas e equipamentos de proteção colectiva.

  • Princípios da Gestão de Risco

    A Gestão de Risco é um conjunto de estratégias para identificar, avaliar e controlar riscos de forma proativa e sistemática ligados a uma determinada atividade. Conheça mais sobre estes princípios.