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A Ageas Seguros acompanha-o na prevenção do Coronavírus

Agradecemos a sua preferência pelas nossas soluções de seguros

Como Seguradora estamos atentos à evolução do atual contexto que envolve a nossa Sociedade, e nomeadamente os nossos Clientes.

Partilhamos alguns esclarecimentos úteis às questões relacionadas com os nossos seguros, bem como dicas de como atuar contra a disseminação do Coronavírus e conselhos para o ajudar a ficar melhor em casa.

A nossa atuação no contexto atual

Estamos alinhados com as medidas tomadas e recomendações do Governo de Portugal, da Direcção-Geral de Saúde e também da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Além disso, atuamos de acordo com o propósito nobre de proteção de todos os nossos Clientes e no caso das Empresas, dos seus Colaboradores.

Regras de atendimento nas Lojas Ageas Seguros

No atual contexto de desconfinamento progressivo, grande parte das nossas lojas já estão abertas. Por isso, é importante informar que respeitem as recomendações pelos quais é feito o atendimento presencial. 

  • Atendimento de uma pessoa de cada vez.
  • Distância de segurança de 2 metros.
  • Obrigatório o uso de máscara.

São 3 regras de segurança simples para proteger a si e aos outros.

Medidas de flexibilização do pagamento de seguros

Regime temporário e excecional de resposta à situação epidemiológica provocada pela pandemia da doença Covid-19 relativo aos contratos de seguro (Decreto-Lei n.º 20-F/2020 alterado pelo Decreto Lei n.º 78-A/2020 de 29 de setembro).

O Decreto-Lei n.º 20-F/2020, de 12 de maio aprova um regime excecional e temporário, no âmbito da pandemia da doença COVID-19, relativo ao pagamento do prémio de seguro e aos efeitos da diminuição temporária do risco nos contratos de seguro decorrentes de redução significativa ou de suspensão de atividade, estabelecendo diversas medidas.

O Decreto-Lei n.º 78-A/2020, de 29 de setembro prorroga a vigência do Decreto-Lei n.º 20-F/2020 até 31 de março de 2021.

Assim, o referido regime entrou em vigor no dia 13 de maio e vigorará até 31 de março de 2021.

O Decreto-Lei n.º 20-F/2020 de 12 de maio estabelece as seguintes medidas
:

  1. Flexibilização, temporária e excecional, do regime de pagamento do prémio do seguro desde que acordado entre o Segurador e o Tomador do Seguro.

  2. Na falta de acordo entre o Segurador e o Tomador do Seguro, e perante a falta de pagamento do prémio ou fração na respetiva data do vencimento, a cobertura dos seguros obrigatórios é mantida na sua integralidade por um período limitado de 60 dias a contar da data do vencimento do prémio ou da fração devida.

    O Segurador deve informar o Tomador do Seguro do regime previsto no parágrafo anterior com a antecedência mínima de 10 dias úteis relativamente à data do vencimento do prémio, podendo este opor-se à manutenção da cobertura até à data do vencimento.

    Caso o Tomador do Seguro não pague o prémio até ao final do período de 60 dias o contrato de seguro cessa, mas este não fica desobrigado de pagar o prémio correspondente ao período em que o contrato haja vigorado.

    O montante do prémio em dívida pode ser deduzido de qualquer prestação pecuniária devida pelo segurador ao Tomador do Seguro, designadamente por ocorrência de sinistro no período em que o contrato haja vigorado.

  3. Nos contratos de seguro em que se verifique a redução significativa ou mesmo a eliminação do risco coberto, por os Tomadores de Seguros desenvolverem atividades que se encontrem suspensas ou cujos estabelecimento ou instalações ainda se encontrem encerradas ou cujas atividades se reduziram substancialmente, em decorrência direta ou indireta das medidas excecionais e temporárias adotadas em resposta à pandemia da doença COVID-19, estabelece o direito de os Tomadores de Seguros, relativamente aos seguros que cubram riscos da sua atividade:

    a) Requererem o reflexo dessas circunstâncias no prémio, aplicando-se, com as devidas adaptações, o disposto no artigo 92.º do regime jurídico do contrato de seguro, aprovado pelo Decreto-Lei n.º 72/2008, de 16 de abril.

    b) Requererem a aplicação de um regime de fracionamento do prémio referente à anuidade em curso, sem custos adicionais.

Consulte o Decreto-Lei n.º 20-F/2020, de 12 de maio e o Decreto-Lei n.º 78-A/2020 Decreto-Lei n.º 78-A/2020.

Assim, na Ageas Seguros:

  • Nos Seguros Obrigatórios

A periodicidade do pagamento do prémio do seu seguro poderá ser alterada por acordo.

Na falta de acordo e na falta de pagamento do prémio, a cobertura obrigatória e o prazo de pagamento do prémio serão automaticamente prorrogados por um período limitado de 60 dias a contar da data do vencimento. Neste período, os nossos Clientes estarão protegidos na componente obrigatória do seguro.

Os Clientes que não pretendam esta prorrogação devem informar a Ageas Seguros até à data do vencimento do prémio. Esta informação pode ser feita através de um Mediador Ageas Seguros ou da Linha de Apoio ao Cliente 217 943 039, nos dias úteis das 8h30 às 19h00.

Para quem beneficiar desta prorrogação, no caso do seguro automóvel, irá receber um Certificado Provisório entregue pelo Mediador ou enviado por e-mail, consoante a forma de pagamento acordada.

  • Outros Seguros

A periodicidade do pagamento do prémio do seu seguro poderá ser alterada por acordo.

Para saber mais sobre as medidas aplicáveis a outros seguros, contacte o seu Mediador Ageas Seguros ou a Linha de Apoio ao Cliente 217 943 039, nos dias úteis das 8h30 às 19h00.

  • Perguntas Frequentes

Consulte aqui as perguntas frequentes.

Porque um obrigado não chega!

Ageas Seguros ao lado dos Profissionais de Saúde e dos Colaboradores dos restaurantes que fazem entregas em casa.

Num mundo em que o risco ultrapassa fronteiras, a Ageas Seguros está ao lado dos Clientes e dos profissionais que continuam na linha da frente a fazer com que o mundo de todos continue protegido.  

A nossa homenagem aos Profissionais de Saúde e aos Colaboradores dos restaurantes que fazem entregas em casa.

Apoio a Profissionais de Saúde

Apoio nas entregas ao domicílio

Os nossos contactos

Entre em contacto connosco para mais informações ou esclarecimentos.

Conselhos de prevenção

Dicas úteis para o seu dia a dia em casa

Conselhos de prevenção

  • Saúde

    Saiba como atuar na prevenção contra a disseminação do Coronavírus (Covid-19), e outras dicas de cuidados de saúde no site da Médis, a marca de saúde do Grupo Ageas Portugal.

  • Em casa

    Se trabalha em casa, temos alguns conselhos úteis de ergonomia e ginástica laboral para manter a sua forma física.

Estamos a melhorar as condições dos nossos seguros

Seguro automóvel

  • Vídeo peritagem

A partir de agora já não precisa de se deslocar a uma oficina para fazer a peritagem do seu veículo em caso de acidente, pode fazê-la na comodidade da sua casa, garagem ou escritório. O processo é muito simples e basta ter um telemóvel com sistema Android.

É enviado um sms aos Clientes com um link e a partir daí pode fazer a peritagem com o acompanhamento telefónico do perito.

Para fazer vídeo peritagem tem de se verificar que:

  • A viatura não está imobilizada
  • São danos ligeiros
  • Tem sistema operativo Android e acesso a internet (dados móveis ou Wi-Fi)
  • Aceita reparação em Oficina Recomendada (ROR)

  • Serviço de limpeza e higienização das viaturas

No atual contexto, pretendemos dar uma maior segurança aos nossos Clientes desenvolvendo um conjunto de ações de prevenção.

Assim, informamos que em caso de assistência em viagem e após desempanagem no local, passa a estar assegurada a desinfeção de superfícies de risco da viatura como puxadores interiores e exteriores da viatura, chave, volante, comando de caixa de velocidades, comandos de vidros e outras em que possa existir contacto por parte do técnico. Os técnicos asseguram o serviço devidamente equipados, com luvas, máscara e viseira.

Este serviço já está disponível em Lisboa, Porto e Braga e desde dia 15 de junho em todo o país.

Acidentes Pessoais - Individual e Coletivo

No atual contexto, e para proteger os nossos Clientes, dispomos de condições especificas no seguro de acidentes pessoais – individual e coletivo - para os voluntários que prestem serviço/apoio ao combate da pandemia Covid-19, válido por 90 dias.

Seguros Acidentes de Trabalho para Médicos e Médicos Dentistas

  • Redução de 50% do valor a pagar correspondente a abril.

Tendo conhecimento dos desafios que os Médicos e Médicos Dentistas têm vindo a enfrentar, nomeadamente os proprietários de gabinetes e consultórios médicos, e clínicas de medicina dentária, com a declaração do Estado de emergência e com a consequente necessidade de encerramento temporário, decidimos oferecer 50% do valor a pagar pelo seguro de Acidentes de Trabalho – Conta de Outrem relativo ao mês de abril.  

A oferta do montante de 50% sobre o valor total a pagar pelo seguro de Acidentes de Trabalho – Conta de Outrem referente ao mês de abril, será aplicada no vencimento da apólice. O que significa que na renovação do seguro, os nossos Clientes Médicos e Médicos Dentistas verificarão a redução de 50% do valor a pagar correspondente a abril.

Esta decisão, vem reforçar o compromisso e a missão da marca Ageas Seguros, na proteção do mundo dos Clientes.

Seguros Acidentes de Trabalho / Restauração

  • Garantimos “entregas ao domicílio” para o setor da Restauração.

Face à necessidade de adaptação do setor da Restauração a esta nova realidade que estamos a viver com a disseminação do Coronavírus (Covid-19), os Clientes Ageas Seguros do setor da restauração estão igualmente seguros nas “entregas ao Domicílio”, sem qualquer necessidade de comunicação prévia, durante esta Pandemia e até 31 de dezembro de 2020.

Este alargamento automático, aplicável ao setor da Restauração, abrange a utilização de veículos motorizados de 2 rodas para o efeito de entregas ao domicílio.

Seguros Acidentes de Trabalho / Trabalho Remoto

  • Garantimos proteção no regime de trabalho remoto.

A proteção dos seus Colaboradores estará assegurada no regime de trabalho remoto, caso algum imprevisto aconteça no decorrer do exercício da atividade.

Temos vindo a receber algumas questões neste sentido, e para o esclarecer preparámos informação mais detalhada, para que possam estar mais informados em como atuar especialmente neste momento. Esta medida está em vigor para esta pandemia e é válida até dia 31 de dezembro de 2020.

Seguros de Vida para Membros das Ordens

  • A proteção estará garantida nesta cobertura a partir do 1.º dia.

Porque estamos atentos à evolução do contexto atual e próximos das necessidades dos nossos Clientes, em especial os Clientes que estão a colaborar presencialmente no combate a esta pandemia, a Ageas Seguros decidiu proteger ainda mais os Clientes membros das referidas Ordens Profissionais, no caso de um imprevisto acontecer.

Por isso, no caso de ter a infelicidade de contrair o coronavírus (Covid-19) em ambiente profissional durante esta pandemia e até 31 de dezembro de 2020, o seguro de Vida da Ageas Seguros:

  • Não aplicará a franquia (30 dias) na cobertura de Incapacidade Temporária para o Trabalho, o que significa que, a proteção estará garantida nesta cobertura a partir do 1.º dia.
  • Protegerá em caso de isolamento profilático determinado a título individual pela Autoridade de Saúde competente.

A Ageas Seguros protege ainda mais os Profissionais de Saúde que têm estado ao lado dos Portugueses no momento em que mais precisamos.

Seguros de Saúde Ageas e Médis 

A Médis, a marca de saúde do Grupo Ageas Portugal, lança o Médico Online que permite o acesso a consultas por voz ou vídeo, com médicos disponíveis das 9h às 21h, através da app Médis.
A consulta pode ser agendada ou realizada no momento.

Avaliador de Sintomas Covid-19

Agora de forma rápida pode saber se os seus sintomas indicam a possibilidade de ter Covid-19.

O que é?

Trata-se de um questionário que identifica os principais sintomas e despista um possível cenário de infeção por COVID-19, disponível para Clientes e não Clientes. 

No fim do questionário irá receber uma recomendação de acordo com os seus sintomas e fatores de risco, tendo em conta as orientações da Organização Mundial de Saúde, Direção Geral de Saúde e Centro de Controlo e Prevenção de Doenças relativamente à COVID-19.

Perguntas Frequentes

    • Que despesas se encontram abrangidas pelo seguro de Saúde devido à Covid-19?

      Ao abrigo da cobertura de ambulatório, encontram-se abrangidos os meios complementares de diagnóstico quando devidamente acompanhados de prescrição médica e sem copagamento. Encontram-se igualmente abrangidas as despesas de saúde que sejam anteriores ao diagnóstico da infeção pela Covid-19, incluindo o teste de diagnóstico realizado após prescrição médica.

      As despesas relacionadas com os tratamentos, incluindo internamento, por Covid-19 não se encontram cobertas de acordo com a exclusão de doenças infectocontagiosas, atenta a situação de epidemia declarada pelas autoridades de saúde.

      Mais se informa que seguindo as recomendações da Direção Geral de Saúde, as empresas de seguro se encontram obrigadas a sinalizar e encaminhar todos os casos identificados como Covid-19 para os serviços especializados do Serviço Nacional de Saúde.

      Contactos disponíveis caso tenha suspeita de sintomas de contaminação pelo Coronavírus

      Na presença de casos suspeitos os Clientes deverão contactar o SNS24 (808 24 24 24). Caso exista indisponibilidade do SNS24, a Linha Médis Triagem 218 458 888 (disponível 24h) pode ajudar esclarecendo sobre a doença e os cuidados a ter.

    • Se a Empresa decidir colocar o Trabalhador em regime de trabalho remoto, é possível acionar o Seguro de Acidentes de Trabalho?

      Se por indicação da entidade empregadora, o Trabalhador passar a desempenhar, temporariamente, a sua atividade em regime de trabalho remoto e sofrer um acidente, este será regularizado se estiverem reunidos os pressupostos de enquadramento de Acidente Trabalho.

      De modo a serem verificadas estas condições, é recomendável que as empresas documentem os Trabalhadores abrangidos por esta situação de exceção, nomeadamente com:

      1. Nome do Trabalhador
      2. Datas e horas autorizadas
      3. Morada onde vai ser prestado o trabalho
      4. Autorização prévia dada pela Entidade Patronal
      5. Consulte mais informações aqui

    • As doenças profissionais estão excluídas do seguro de Acidentes de Trabalho?

      As condições do Seguro de Acidentes de Trabalho - Conta de Outrem e Conta Própria (trabalhadores independentes) têm a exclusão das doenças profissionais. Isto significa que se o/a Profissional de Saúde contrair doença provocado pela Covid-19 no âmbito profissional não estará protegido/a pelo seguro de Acidentes de Trabalho (uma vez que foi declarada como doença profissional pela OMS).

      No entanto, a compensação da perda de rendimentos por parte do trabalhador que não pode trabalhar temporariamente devido a uma doença profissional, deverá ser garantida pela Segurança Social.

    • Nos seguros de Vida está coberta a garantia das situações de Morte e Invalidez em consequência de infeção pela Covid-19?

      Sm, estão garantidas. A única exceção aplica-se no caso de a Pessoa Segura contrair a doença no âmbito de uma deslocação temporária ou permanente para países ou regiões em que ocorra epidemia declarada pelas Autoridades de Saúde. Uma vez que foi declarada pandemia pela OMS, deveremos considerar que todos os países são de risco. Assim, apenas as deslocações no Território Nacional estão garantidas.

      Os seguros Multiplic não têm a exclusão anteriormente indicada.

    • Nos seguros Casa, face à pandemia por Covid-19, a cobertura de Assistência Médica ao Domicílio está assegurada?

      Face à evolução da pandemia por COVID-19, e consequentemente as medidas e restrições impostas em nome da proteção e segurança, quer dos profissionais de saúde, quer da população em geral, a AXA Partners Assistance nosso parceiro na prestação do serviço, foi obrigada a suspender este serviço, tendo substituído o mesmo por uma assistência telefónica.

      Dentro das possibilidades técnicas da prestação deste serviço, os Médicos de serviço estão a proceder a escala e face à evolução do volume de chamadas, poderão existir alguns constrangimentos no nível de atendimento telefónico e para o qual agradecemos desde já a sua compreensão.

      Lamentamos esta interrupção do serviço mas é fundamental, face ao período que atravessamos, minimizarmos potenciais riscos associados à disseminação do Coronavírus, tanto para os nossos Clientes como para os Médicos.

      As restantes coberturas de Assistências e serviços estão assegurados?

      Devido às medidas e restrições tomadas em nome da proteção e segurança de todos, para minimizarmos potenciais riscos associados à disseminação do Coronavírus, tanto para os nossos Clientes como para os nossos Parceiros, informamos que poderão existir constrangimentos ou até inibição da prestação dos mesmos. Agradecemos desde já a sua compreensão.

    • O seguro Automóvel funciona em estado de emergência?

      A declaração do Estado de emergência em nada afeta a validade do Seguro Automóvel e o mesmo continua a ser obrigatório nos termos da lei.

      Todas as coberturas contratadas pelos Clientes Ageas Seguros no âmbito de um Seguro Automóvel mantêm-se inalteradas durante este período, nomeadamente a cobertura de Responsabilidade Civil Automóvel.

    • A assistência automóvel continua a funcionar em contexto de pandemia?

      Continuamos a assegurar os serviços de assistência automóvel. Informamos contudo que devido à entrada em vigor do Estado de emergência podem existir alguns constrangimentos na prestação de serviços, nomeadamente:

      Alguns locais estão sujeitos a maior demora, decorrente de alterações de percursos, paragens forçadas em «check points» e outras, que poderá impedir o prestador do serviço de assistência a realizar o serviço de acordo com o tempo inicialmente previsto.

      Por este motivo, e neste período, ficará suspensa a penalização por incumprimento na chegada do reboque em 60 minutos. Agradecemos a sua compreensão.

    • O seguro de Acidentes Pessoais protege em situação de pandemia?

      A infeção pelo Covid-19 não constitui um acidente, pelo que não se encontra garantida pelo seguro de Acidentes Pessoais.

      E em relação às Coberturas de Assistência?

      As Despesas Médicas, Repatriamento e Cancelamento de Viagem estarão incluídas, caso as Condições Gerais do contrato não definam as epidemias/pandemias/doenças infectocontagiosas como exclusão.

    • Seguro de IOD – Incêndio e Outros Danos: O que protege o seguro em relação às Perdas de Exploração?

      Não sendo o risco de Covid-19 um dano decorrente das coberturas da apólice, as perdas de exploração não serão enquadráveis.

Plano de Contigência

Face ao contexto atual de evolução da COVID-19 em território nacional, o Grupo Ageas Portugal tem implementado um Plano de Contingência para garantir a continuidade do negócio.

Não dispensa a consulta da informação pré-contratual e contratual legalmente exigida e referente a cada seguro.