Coloque o seu telemóvel na vertical para navegar no site.

Coloque o seu telemóvel na vertical para navegar no site.

Animais de Estimação

Ter um animal de estimação tem benefícios para a saúde mental

Efeitos para a saúde mental de ter um pet

Os animais de estimação são como membros da nossa família, e tal como os humanos, eles precisam de amor, cuidados de saúde e atenção. Mas as relações entre donos e os seus animais não são unilaterais. Os animais de estimação dão muito em troca, melhorando a saúde das nossas mentes.

Os benefícios são abundantes – e comprovados cientificamente. Eles ajudam os seus humanos a viver mais, mais felizes e mais saudáveis ​​mentalmente e fisicamente. O Human Animal Bond Research Institute (HABRI) reúne as informações mais recentes sobre os efeitos positivos para a saúde dos animais de companhia. Esses investigadores ajudam a justificar a adição de um pet a uma casa.

Veja como cuidar de um cão, gato ou outro animal pode ajudar a aliviar a depressão e a ansiedade e aliviar a solidão. Vamos falar sobre esses benefícios.

mulher com o seu coelho de estimaçãomulher com coelho de estimação

Melhor saúde mental

Os animais de estimação podem contribuir para uma saúde mental positiva através do trabalho emocional e prático. O trabalho emocional pode ser descrito como o alívio de preocupações, stress e depressão. Já deve ter notado que alguns animais de estimação percebem rapidamente se o seu dono está triste ou chateado e entram em ação para consolar os donos. A sua intuição é o que os torna bons animais de apoio e terapia, e a terapia assistida por animais é eficaz no tratamento de PTSD, ansiedade e depressão.

Depois, há o trabalho prático que vem com o cuidado de um animal de estimação. Isso significa garantir que as suas necessidades individuais sejam atendidas. Desenvolver uma rotina diária de caminhadas e horários de alimentação pode ajudar os pais de animais com problemas de saúde mental a sentir um sentido de propósito que afeta outras áreas de suas vidas.

O seu pet pode também ajudar a melhorar autoconfiança. Animais de estimação podem ser ótimos ouvintes, oferecer amor incondicional e não o vão criticar. Isso pode ajudar na sua autoconfiança, especialmente se se sentir isolado ou incompreendido

Podem também ajudar a conhecer novas pessoas. Os donos de cães costumam parar e conversar uns com os outros em passeios. Mas outros animais de estimação também podem ser uma forma de conhecer pessoas: em pet shops, aulas de treino ou grupos online, por exemplo.

Os dados

Relação entre animais de estimação e saúde mental

Um estudo da HABRI de 2016 explorou o papel dos animais de estimação nas redes sociais de pessoas que lidam com um problema de saúde mental de longo prazo.

  • Descobriu-se que os animais domésticos contribuem para um sentido de identidade mais forte em donos de animais com problemas de saúde mental, incluindo a redução de perceções negativas de uma condição ou diagnóstico de saúde mental.

  • Os animais de companhia proporcionam uma sensação de segurança e rotina na relação, o que reforça a cognição estável.

  • Os animais de estimação proporcionam uma distração e interrupção de sintomas angustiantes, como ouvir vozes, pensamentos suicidas, ruminação e facilitar a rotina e o exercício para aqueles que cuidam deles.



Conheça também os benefícios de ter um animal de estimação na saúde física dos donos e como os animais domésticos contribuem para um processo de envelhecimento mais saudável.

Fontes: Onehealth.org & Habri.org

O conteúdo deste artigo é meramente informativo e não dispensa a consulta de um médico de medicina veterinária.

Seguro de animais domésticos

Com o Pétis, a proteção é só o primeiro passo.
Muito mais que um seguro: SaúdeServiços e Nutrição e toda a proteção que o seu cão e/ou gato merecem.

Artigos relacionados

  • Ter um animal de estimação tem benefícios para a saúde mental

    Os animais de estimação são como membros da nossa família, e merecem que cuidemos da sua saúde e segurança e que lhes demos atenção e amor. Existem evidências científicas que demonstram os benefícios dos animais de estimação na saúde mental dos donos. Vamos falar sobre esses benefícios.

  • Benefícios para a saúde física de ter um animal doméstico

    As relações entre donos e os seus animais não são unilaterais. O nosso dever enquanto donos de animais de estimação é dar-lhes amor, carinho, comida e segurança. Em troca existem benefícios cientificamente provados de ter um pet, inclusive para a saúde física dos donos. Vamos falar sobre esses benefícios.

  • Contributo dos animais domésticos no envelhecimento saudável

    Os animais de estimação são como membros da nossa família, e merecem que cuidemos da sua saúde e segurança e que lhes demos atenção e amor. Os pets dão muito em troca, melhorando a saúde mental, física e emocional dos donos. Estes fatores fazem com que contribuam bastante para o processo de envelhecimento saudável dos donos.