Coloque o seu telemóvel na vertical para navegar no site.

Coloque o seu telemóvel na vertical para navegar no site.

Alimentação Equilibrada

Dicas para ajudar os seus filhos a comer melhor

Promover alimentação saudável

Apesar da pressão dos amigos e dos anúncios de televisão sobre fast-food parecerem tornar impossível alimentar as crianças de forma saudável, existem medidas que os pais podem adotar para promover hábitos alimentares saudáveis sem transformar as refeições num campo de batalha.

Incentivar hábitos alimentares saudáveis muito cedo, pode contribuir significativamente para a relação dos seus filhos com a comida ao longo da sua vida e dar-lhes a oportunidade de se tornarem adultos saudáveis e confiantes.

Desenvolver hábitos alimentares saudáveis junto dos meus filhos

As crianças desenvolvem uma preferência natural pelos alimentos que mais gostam, portanto, o desafio é tornar as escolhas saudáveis atraentes. Claro que, independentemente do quão boas sejam as suas intenções, vai ser sempre difícil convencer o seu filho de oito anos de idade que uma maçã é tão doce e deliciosa como uma bolacha. No entanto, pode garantir que a dieta do seu filho é tão nutritiva e saudável quanto possível, não deixando de permitir que ele coma algumas das suas refeições favoritas, de vez em quando.

Dicas para promover a alimentação saudável do seu filho

  • Ter refeições familiares regulares. Saber que o jantar é servido aproximadamente à mesma hora todas as noites e que toda a família se irá sentar junta, é reconfortante e aumenta o apetite. O pequeno-almoço é, também, um grande momento para uma refeição em família, especialmente porque as crianças que comem um bom pequeno-almoço tendem a ter melhores resultados na escola.

  • Cozinhar mais refeições em casa. Comer refeições caseiras não só é mais saudável para toda a família, como também define um grande exemplo para as crianças sobre a importância dos alimentos. As refeições em restaurantes tendem a ter mais gordura, açúcar e sal. Deixe os jantares fora para ocasiões especiais.

  • Envolver as crianças. As crianças divertem-se a ajudar os adultos nas compras, a selecionar o que vai na sua lancheira e a preparar o jantar. É também uma oportunidade de as ensinar sobre os valores nutricionais dos vários alimentos, e, para as crianças mais velhas, ler os rótulos dos alimentos.

  • Disponibilizar uma variedade de snacks saudáveis em vez de snacks calóricos. Manter muitas frutas, legumes, snacks de grãos inteiros e bebidas saudáveis (água, leite, sumo de fruta natural) ao seu redor e facilmente acessível contribui para que as crianças se habituem a lanches saudáveis em vez de snacks excessivamente calóricos, como os refrigerantes, batatas fritas ou bolachas. 

  • Limitar os tamanhos das porções. Não insista com a sua criança para que coma tudo o que está no prato e nunca use a comida como uma recompensa ou suborno.

mãe e filha a cozinhar na cozinha

Fazer com que o filho desfrute de ampla variedade de alimentos

As crianças “esquisitas para comer” estão a passar por uma fase do desenvolvimento que é normal, exercendo controlo sobre o seu ambiente e expressando preocupação com o confiar no que é novo. Muitas delas também preferem um “prato/compartimento separado” onde um tipo de comida não toca no outro. Assim como é preciso numerosas repetições das publicidades para convencer um consumidor adulto a comprar algo, são precisas igualmente cerca de 8-10 apresentações de um novo alimento às crianças antes que elas o aceitem abertamente.

Para fazer com que o seu filho coma um alimento novo, tente...

  • Ofereça um alimento novo apenas quando a sua criança está com fome e descansada;

  • Apresente um alimento novo de cada vez;

  • Torne-o divertido: apresente a comida como um jogo, um jogo cheio de experiências. Ou corte os alimentos em formas incomuns;

  • Sirva os alimentos novos junto com as comidas favoritas para aumentar a aceitação;
  • Coma também você a comida “nova”, as crianças adoram imitar;

  • Ponha a sua criança a ajudá-lo a preparar a comida. Muitas vezes eles estarão mais dispostos a experimentar algo quando ajudaram a fazê-lo;

  • Limite as bebidas. Muitas vezes as crianças “esquisitas para comer” enchem-se de líquidos em vez de comerem;

  • Limite os snacks a 2 vezes por dia.



Leia também sobre os 13 vegetais que melhoram a sua saúde e a dos seus filhos.

O conteúdo deste artigo é meramente informativo e não dispensa a consulta de um médico.

Artigos relacionados

  • O que são Produtos Biológicos?

    Ao longo dos últimos anos tem vindo a crescer o número de consumidores a procurar ter uma alimentação mais saudável e controlada. A procura por alimentos biológicos tem vindo a aumentar e a agricultura biológica tem ganho cada vez mais seguidores. Venha saber mais sobre os produtos Bio.

  • 13 vegetais que melhoram a sua saúde

    Partilhamos consigo os 13 vegetais que ajudam a aumentar a saúde do seu coração! Introduza estes vegetais na sua alimentação regular e reduza o risco de ataques cardíacos e enfartes.

  • Como ter uma alimentação mais amiga do coração?

    Um nível de colesterol elevado aumenta o risco de doença cardíaca, por isso é importante controlá-lo. Embora muitos alimentos contenham colesterol, reduzir o nível deste no sangue implica mais do que simplesmente comer menos gorduras.