Coloque o seu telemóvel na vertical para navegar no site.

Coloque o seu telemóvel na vertical para navegar no site.

Estar bem com a mente

Lutar contra o declínio cognitivo

Fortalecer as capacidades cognitivas

Com a idade vão aparecendo algumas dificuldades cognitivas. Ficamos mais sensíveis a interferências externas, tais como os ruídos de fundo, sendo a atenção cada vez menor e a memorização mais difícil. Para se proteger destes problemas, todas as funções cognitivas serão solicitadas. 

Está cientificamente comprovado que é possível manter uma boa saúde física e mental ao longo da nossa vida. Para isso, devem de ser adotados determinados tipos de comportamento

Estimular as capacidades cognitivas permite, não só adiar por vários anos o declínio cognitivo relacionado com o envelhecimento, mas também reduzir o risco de transtorno cognitivo leve, e até mesmo o risco de doenças neuro degenerativas, como o Alzheimer.
Ao estimular as capacidades cognitivas está a criar novas ‘redes’ de neurónios que reforçam as estruturas existentes.

casal sénior a correr e fazer exercício juntos

Controle a saúde do seu cérebro através de alguns truques

  • atividade física regular é importante tanto para o corpo como para a mente! O facto de se mover pode fortalecer as suas conexões neurológicas. Não precisa de ser um grande desportista para manter o seu cérebro em forma. Mover-se e andar a pé é mais do que suficiente; Saiba mais sobre o que nos leva a praticar desporto.

  •  Ao nível danutrição aprenda a consciencializar-se acerca do que come! Alguns regimes alimentares promovem a estimulação das funções cerebrais e melhoram o desempenho cognitivo. Por exemplo, dietas ricas em vitamina B (presente nos ovos) ou aquelas ricas em ácidos graxos Omega-3 (em peixe), agem positivamente sobre a memória. O que come irá afetar diretamente a saúde do seu cérebro; 

  • Para adiar os efeitos do envelhecimento do cérebro, pode também recorrer a jogos de entretenimento cerebral (cartas, xadrez, palavras cruzadas, quebra-cabeças) que, cada vez mais, são recomendados pelos especialistas. A estimulação intelectual é um fator de prevenção no declínio cognitivo, por isso, aumenta a sua idade cerebral eficazmente e de forma divertida!

seniores divertidos a jogar um jogo de cartas

  • Falta de sono causa um estado de fadiga mental que prejudica a concentração e evita consolidar corretamente a memória. São precisas 7 a 8 horas de sono por noite para que o cérebro de um adulto funcione idealmente. Conheça algumas dicas e conselhos para dormir bem.

  • Conversar com os seus amigos irá ajudá-lo/a a entreter o seu cérebro, especialmente com a idade. Manter relações sociais reduz significativamente o declínio cerebral

  • A música pode aumentar a sua capacidade cerebral, permitindo que se sinta mais descontraído/a, estimulando, ao mesmo tempo, a sua mente. Atividades como ouvir uma história também podem contribuir para os mesmos resultados. 

  • Seja otimista! O pensamento positivo melhora a saúde do cérebro a longo prazo e pode ter efeitos benéficos sobre a sua capacidade de gerir informações. Um estudo publicado em 2007 demonstrou que, pessoas que experimentam emoções positivas mais frequentemente, são 60% menos propensas a desenvolver transtorno cognitivo leve

O conteúdo deste artigo é meramente informativo e não dispensa a consulta de um médico.

Seguro de Saúde Sénior

O Saúde Sénior é um seguro especialmente desenhado para quem tem entre 55 e 75 anos de idade.
Este seguro dá acesso a um conjunto de coberturas e vantagens em serviços de saúde e não tem idade limite de permanência.

Artigos relacionados

  • O que são Produtos Biológicos?

    Ao longo dos últimos anos tem vindo a crescer o número de consumidores a procurar ter uma alimentação mais saudável e controlada. A procura por alimentos biológicos tem vindo a aumentar e a agricultura biológica tem ganho cada vez mais seguidores. Venha saber mais sobre os produtos Bio.

  • 13 vegetais que melhoram a sua saúde

    Partilhamos consigo os 13 vegetais que ajudam a aumentar a saúde do seu coração! Introduza estes vegetais na sua alimentação regular e reduza o risco de ataques cardíacos e enfartes.

  • Como ter uma alimentação mais amiga do coração?

    Um nível de colesterol elevado aumenta o risco de doença cardíaca, por isso é importante controlá-lo. Embora muitos alimentos contenham colesterol, reduzir o nível deste no sangue implica mais do que simplesmente comer menos gorduras.