Coloque o seu telemóvel na vertical para navegar no site.

Coloque o seu telemóvel na vertical para navegar no site.

Bem-estar dos filhos

O que é a Roséola ou sexta doença?

Doença infeciosa viral Infantil

A roséola infantil, também denominada de "exantema súbito", "sexta doença" ou “febre dos 3 dias” é uma doença infeciosa viral e sem gravidade.
Trata-se de uma doença muito comum em crianças entre os seis meses e os três anos, em que uma em cada três é afetada.

O que é a roséola?

Tal como a varicela, a roséola é causada por um vírus, o vírus herpes humano tipo 6 (VHH-6) e 7 (VHH-7). Este vírus é pouco contagioso e não se sabe ainda o seu modo de transmissão. Presume-se que seja através do contacto direto com secreções que contenham o vírus (ex.: saliva do indivíduo infetado). A primavera e o outono são normalmente as alturas em que ocorrem mais casos.

criança doente com roséola

Quais são os sintomas da roséola?

Muitas vezes, a sexta doença não é detetada pelo/a médico/a por não passar de um simples aumento de temperatura. A doença manifesta-se com uma febre alta repentina, que dura três ou quatro dias. A criança pode ficar irrequieta e apresentar os gânglios linfáticos inchados e doridos.

Ao fim de quatro dias, a temperatura retorna ao normal. Aparecem pequenas manchas rosa na barriga, peito e costas, que ficam mais claras quando se toca. Estas estendem-se para os braços, pernas e nádegas, e podem persistir.

Quais são as complicações da roséola?

A persistência de febre pode preocupar os pais, mesmo que a criança a suporte bem normalmente.



Quais são os tratamentos para a roséola?

O tratamento é o mesmo que o aplicado quando é detetada febre “normal”: paracetamol (é melhor evitar a administração de aspirina ou ibuprofeno). Não obstante, a febre causada por roséola é frequentemente resistente ao tratamento.

Vigie a temperatura do seu filho, certifique-se que bebe bastante água e que não fica muito quente. Não deverá vestir demasiadas roupas ou tapar com cobertores em excesso.


Como evitar a roséola?

Não há nenhuma forma particular de evitar ou prevenir o aparecimento da doença. Trata-se de uma doença benigna e pouco contagiosa, não sendo necessário o isolamento da criança infetada.

O conteúdo deste artigo é meramente informativo e não dispensa a consulta de um médico.

Seguro Saúde Família

Sabemos que, para além da sua saúde, também se preocupa com a saúde de quem vive consigo. Por isso, o seguro Saúde Família foi feito a pensar não só nas suas necessidades, mas também nas da sua família, oferecendo descontos por cada pessoa incluída.

Artigos relacionados

  • O que são Produtos Biológicos?

    Ao longo dos últimos anos tem vindo a crescer o número de consumidores a procurar ter uma alimentação mais saudável e controlada. A procura por alimentos biológicos tem vindo a aumentar e a agricultura biológica tem ganho cada vez mais seguidores. Venha saber mais sobre os produtos Bio.

  • 13 vegetais que melhoram a sua saúde

    Partilhamos consigo os 13 vegetais que ajudam a aumentar a saúde do seu coração! Introduza estes vegetais na sua alimentação regular e reduza o risco de ataques cardíacos e enfartes.

  • Como ter uma alimentação mais amiga do coração?

    Um nível de colesterol elevado aumenta o risco de doença cardíaca, por isso é importante controlá-lo. Embora muitos alimentos contenham colesterol, reduzir o nível deste no sangue implica mais do que simplesmente comer menos gorduras.