Coloque o seu telemóvel na vertical para navegar no site.

Coloque o seu telemóvel na vertical para navegar no site.

Segurança na Internet

Quais os cuidados a ter com os criminosos do mundo digital?

Cybercrime

A Internet é uma ferramenta muito útil e interessante para os criminosos digitais. Existem algumas medidas que pode, e deve, tomar para prevenir ser vítima de burlas ou mesmo de ser alvo de ataques ou roubos presenciais.

Alguns crimes têm como objetivo o roubo dos seus dados, pertences ou até mesmo a sua identidade. 

O seu património poderá ser avaliado, digitalmente, a partir das fotografias da sua casa publicadas no seu Facebook, Instagram ou outros sites de partilha de fotografias. Por exemplo, quando está orgulhoso/a do seu novo plasma, mobiliário, pintura, que partilha com a sua rede de “amigos”. 

Para escolher a data do roubo, nada é mais fácil que analisar as datas em que anunciou que vai de férias no seu mural do Facebook, ou que publicou as suas fotografias na praia ou outro local no mesmo dia que chega, e até o dia em que anuncia o seu regresso, por exemplo no Twitter.

Finalmente, só resta encontrar a sua morada, que até publicou no seu perfil online ou utilizou num serviço de geolocalização, e que permite especificar a sua localização em tempo real.

Aqui ficam alguns conselhos sobre como proteger a sua casa de assaltos.

Falsificação de identidade

O roubo de identidade é um crime que já existia bem antes da Internet surgir, mas que está a crescer devido aos dados pessoais que são publicados. Por exemplo, os dados referentes ao seu estado civil que partilha com os seus "amigos" de forma pública.

O objetivo do roubo de identidade é produzir documentos falsos, que serão usados para obter uma carta de condução ou outros documentos e, mais frequentemente, para obter um empréstimo bancário.
Nestes casos, a identificação de quem utiliza os documentos para determinado fim ou solicita o empréstimo é você.

hacker criminosos do mundo digitalhacker criminosos do mundo digital

Algumas dicas para evitar riscos no mundo digital

  1. Nunca publique a sua data de nascimento. A sua data de nascimento é algo muito difícil de autenticar. É útil para quando perde a sua password de acesso ao seu banco online ou para quando faz compras online com o seu cartão de crédito;

  2. Nunca publique a sua morada num site público nem o seu endereço em perfis públicos. Qualquer pessoa pode fazer uma visita à sua casa para o/a roubar (pode ver o seu bilhete de identidade, extratos de conta, etc.), visualizar a informação da sua caixa de correio ou revistar o seu lixo para obter as informações que faltam para roubar a sua identidade. Por outro lado, pode fornecer o seu endereço a sites protegidos como os de e-commerce, banco online, finanças ou outros. Estes estão em modo seguro quando o endereço URL inicia com https, em vez de http, e quando permite visualizar um cadeado fechado ao lado do endereço;

  3. Nunca publique datas relacionadas com a sua vida privada. Não publique as datas das suas férias, das suas viagens ou dos seus programas para o fim de semana;

  4. Evite publicar fotografias do seu património. Deverá evitar publicar o que evidencie o seu nível de vida e riqueza, como sejam fotografias da sua casa, do seu automóvel novo, da sua coleção de arte, entre outros. 



Tome as devidas precauções financeiras na internet e siga as nossas dicas para uma gestão financeira mais segura!

O conteúdo deste artigo é meramente informativo.

Artigos relacionados

  • A importância do estojo de primeiros socorros

    É uma preocupação comum em muitos lares ter um estojo de primeiros socorros, mas é também importante mantê-lo atualizado. Para que tenha o seu sempre à mão e pronto a utilizar, deixamos-lhe algumas dicas de utilização.

  • Como ensinar os seus filhos a usar a internet em segurança?

    Ajude os seus filhos a utilizarem a Internet em segurança, ensinando-lhes algumas regras, monitorizando a sua atividade e aplicando algumas medidas para impedir que acedam a conteúdo impróprio para a sua idade.

  • Dicas ecológicas para aplicar em casa

    Sabia que, a nível de recursos naturais, estamos a consumir o equivalente a uma Terra e meia? E que dentro de 30 anos estaremos a consumir o equivalente a três Terras se nada fizermos a esse respeito? Está na altura de agir e contribuir para o nosso Ambiente e para as gerações futuras!