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Participar o seu sinistro

Quando participar o sinistro

O quanto antes, de preferência no próprio dia ou no dia seguinte ao do sinistro. Assim, a Ageas terá condições para tomar, o mais rapidamente possível, todas as diligências necessárias para a regularização do sinistro.

Como participar o sinistro

Utilize o meio de comunicação que lhe for mais conveniente:

  • A sua Área Cliente;
  • Linha de Apoio ao Cliente: 707 281 281, todos os dias úteis, das 8h30 às 19h00
  • Fax: 21 854 76 75
  • E-mail: abertura.sinistros.patrimoniais@ageas.pt

  • Correio: Ageas Portugal, Av. Infante D. Henrique, nº 2, Piso 4
                  Edifício Entreposto, 1800-220 Lisboa

Indicando sempre os seguintes dados:

  • Número da Apólice;
  • Contactos: nome, morada, telefone, telemóvel e e-mail;
  • Data do sinistro;
  • Local do sinistro
  • Descrição do sinistro;
  • Identificação do lesado (caso exista) e respectivos contactos: nome, morada, telefone, telemóvel e e-mail.

A indicação dos contactos é essencial. A Ageas tem por norma comunicar com os intervenientes do sinistro ao longo do processo e, com o seu número de telemóvel e o seu e-mail, pode fazê-lo sempre que haja qualquer atualização relevante.

Novo sistema de declaração amigável de sinistros de danos por água em edifícios

Agora, a participação de sinistros de danos por água, é mais simples.

No caso em que o sinistro é provocado pela habitação de um vizinho, a resolução do mesmo é assegurada pelo próprio segurador. Para tal, basta que preencha a Declaração Amigável de Danos por Água (DADA), que a mesma seja assinada pelos intervenientes e remetida aos seguradores no prazo de 8 dias.

Informamos que a DADA não é um reconhecimento de responsabilidade, servindo sim para ajudar a descrever os factos, caraterizar melhor o sinistro e identificar os intervenientes, acelerando a intervenção do segurador na regularização do sinistro.

O processo do sinistro

O que acontece à participação?

A Ageas vai analisá-la e estabelecer um primeiro contacto consigo, informando-o dos procedimentos a tomar.
Nos casos em que seja necessário peritagem, a Ageas enviará ao local do sinistro técnicos/peritos qualificados, que previamente entrarão em contacto consigo para marcar a data da visita de acordo com a sua conveniência.
No decorrer da peritagem, para uma adequada avaliação dos danos poderá ser necessário proceder à pesquisa da avaria. Nesse caso, a Ageas entrará em contacto consigo para o informar do procedimento.

Conclusão do processo

Assim que o enquadramento do sinistro e a quantificação dos prejuízos estejam concluídos, a Ageas procederá à emissão do respetivo pagamento.
Caso a situação não tenha enquadramento nas garantias da sua apólice, a Ageas comunicará a sua posição de forma clara e fundamentada. 

Como receber a indemnização de forma mais rápida

O pagamento das indemnizações pode ser efetuado de forma mais rápida e segura através do crédito automático na sua conta bancária.
para tal, basta solicitar esta forma de pagamento no momento da participação, indicando o NIB da conta a creditar (para maior segurança, deverá anexar comprovativo obtido através de Multibanco ou Home Banking).

O que fazer quando o imprevisto bate à sua porta

Em casos de danos por água

  1. Feche a água na torneira de segurança e tome todas as medidas ao seu alcance para minorar as consequências.
  2. Recorra a um técnico para resolver o problema de imediato. Caso a sua apólice inclua a garantia de Assistência lar, poderá solicitar a deslocação de um profissional especializado através da Linha de Assistência 21 310 2450, todos os dias, das 0h00 às 24h00.
  3. Junte todos os documentos relativos à reparação dos danos reclamados (orçamentos, relatórios técnicos, etc.).
  4. Contacte a Ageas e participe a ocorrência.

Em casos de furto ou roubo

  1. Confirme se os autores do furto ou roubo já abandonaram o local. nunca ponha em risco a sua integridade física.
  2. Comunique a ocorrência às autoridades policiais.
  3. Faça uma relação dos bens furtados e dos danos resultantes do furto. junte todos os documentos necessários à avaliação dos prejuízos (declaração das autoridades, orçamentos, faturas de aquisição, relatórios técnicos, etc.).
  4. Contacte a Ageas e participe a ocorrência.

Em caso de inundação por rotura da canalização

  1. Feche o passador da água e procure um técnico para resolver o problema. Se subscreveu a Assistência Lar pode utilizar este serviço.
  2. Ligue para a nossa linha de Apoio ao Cliente (707 281 281). Estamos preparados para informar procedimentos a seguir para participar e tratar o sinistro.

Em caso de um sinistro de Risco Elétrico e equipamento eletrónico

  1. Confirme se uma destas garantias foi subscrita no contrato. No caso de ter dúvidas entre em contacto connosco. 
  2. Obtenha orçamento e relatório técnico da avaria e sempre que possível a fotografia do equipamento.
  3. Deve participar, enviando aqueles dois documentos (orçamento, relatório técnico e fotos) para a Ageas.

Documentos

Informação Pré-Contratual

Informação relativa às condições do contrato a celebrar, concretizando, nas diversas alíneas que a compõem, os elementos que são objecto do mesmo.

Folheto

Informação comercial sobre o produto.

Guia Habitação Segura

A prevenção é a chave para a sua segurança. Certifique-se que tem conhecimento das regras. Saiba como prevenir acidentes e como agir em caso de acidente em casa.

Monofolha

Informação comercial sobre o seguro de casa com campanha

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