Passar para o Conteúdo

A Fundação

O nosso papel

A Fundação Ageas é uma organização corporativa, fundada em 1998, IPSS, agregadora de pessoas e parceiros, que visa a prossecução de fins de solidariedade social na comunidade.

  • Missão - Apoiar a comunidade promovendo o voluntariado corporativo e desenvolvendo programas com impacto social.
  • Visão - Ser uma instituição única que contribui para comunidades inclusivas e resilientes.
  • Estratégia - Com objetivo de aumentar o seu impacto social na comunidade, a Fundação Ageas estruturou um modelo baseado na construção de um ecossistema de parcerias de longo prazo, em torno de 3 eixos:
    • Voluntariado corporativo
    • Empreendedorismo e Inovação Social
    • Projetos com Impacto Social Sustentável  

A Fundação Ageas apoia crianças desfavorecidas, adultos em situação de vulnerabilidade social/ em risco de exclusão, pessoas sem-abrigo, pessoas com deficiência, idosos, sempre com o intuito de promover a inclusão social e a resiliência. A Fundação Ageas apoia projetos com impacto social relevante na comunidade, em áreas de intervenção como a Educação e a Saúde, todos com o propósito de incluir, melhorar o bem-estar do público-alvo apoiado, ou ainda prevenir.  

 

Áreas estratégicas de intervenção da Fundação Ageas:

  • Voluntariado corporativo - Mobiliza voluntários para dar apoio a diversas instituições de solidariedade social de norte a sul do país e ilhas, consolidando o compromisso solidário e de cidadania ativa do universo dos colaboradores da Ageas em Portugal. As atividades de Team Building Solidário (de voluntariado mãos-à-obra ou de competências) permitem-nos levar à comunidade o melhor das empresas: as suas pessoas.
  • Empreendedorismo e Inovação Social - Promove a inclusão, através da empregabilidade de pessoas socialmente fragilizadas, desenvolvendo a sua capacitação. O primeiro programa desenvolvido neste eixo de atuação é a ESCOLA DE IMPACTO.
  • Projetos com Impacto Social - Assume compromissos com projetos sustentáveis para contribuir para um futuro melhor nas áreas da Saúde, Educação e Inclusão.

Anualmente, a Fundação apoia entre 70 e 100 instituições de solidariedade social em áreas de intervenção cruciais, como as ligadas a crianças/jovens, idosos, pessoas com deficiência, sem-abrigo e outras pessoas em situação de vulnerabilidade.

A força do voluntariado

A Fundação tendo a sua génese num projeto de voluntariado empresarial, com o objetivo de estimular o potencial e o espírito de solidariedade e cidadania dos colaboradores das empresas instituidoras e de parceiros, participando ativamente junto da comunidade mais carenciada.

Os voluntários da Fundação Ageas são colaboradores do grupo Ageas Portugal, reformados, familiares e amigos, bem como, mediadores e parceiros. São eles e elas a força viva que faz mover cada projeto em que a Fundação está envolvida.

 

Selo reconhecimento prática RS 2016  

A Fundação Ageas recebeu em 2016 o Reconhecimento em Práticas de Responsabilidade Social, na categoria “Voluntariado”, pela Associação Portuguesa de Ética Empresarial.

A inclusão social pela empregabilidade

No âmbito da nova estratégia da Fundação Ageas, com o propósito de aumentar o seu impacto social na comunidade e de contribuir para comunidades inclusivas e resilientes, nasceu a “Escola de Impacto”, Programa de Empreendedorismo e Inovação Social, com o objetivo de promover a inclusão social através da empregabilidade.
 

A Fundação Ageas, em parceria com o Impact Hub Lisbon, criou e implementou este programa que se apresenta como um complemento ao trabalho efetuado pelas instituições de solidariedade social, como uma opção no momento de escolher um caminho no plano de vida de pessoas em situação de vulnerabilidade social.
 

Selo reconhecimento prática RS 2017   O programa Escola de Impacto foi reconhecido em Junho de 2017 pela Associação Portuguesa de Ética Empresarial com o Diploma de Reconhecimento de Práticas de Responsabilidade Social, na categoria “Comunidade”.  

 

Tem interesse em participar em atividades promovidas pela Fundação ou quer saber mais sobre nós?
Contacte-nos através do e-mail fundacao@ageas.pt.

Como apoiar os projetos sociais da Fundação?

Pode apoiar através de:

  • Consignação Fiscal de 0,5% do imposto retido na sua Declaração de IRS
    No preenchimento do IRS, no Modelo 3 o Campo 1101 do Quadro 11, marque o NIF 504 363 425 e decida o destino de 0,5% do imposto liquidado, sem qualquer custo para si!
    O Estado entregará 0,5% do seu imposto já liquidado à Fundação Ageas (e não do valor que lhe será devolvido, caso tenha direito à restituição do imposto cobrado). É uma forma de solidariedade ao alcance de todos. 
    A Fundação Ageas é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), pelo que está habilitada a receber este donativo.
  • Donativo
    Pode contribuir para a construção de uma sociedade mais inclusiva e resiliente apoiando os nossos projectos, de forma pontual ou regular, através de um donativo para a conta: IBAN PT50 0007 0000 0039 8194 6042 3 (Novo Banco). Para receber o seu recibo de donativo (passível de dedução em IRS/IRC, ao abrigo da Lei do Mecenato): envie-nos um e-mail com o comprovativo da transferência, o seu nome, morada e número de contribuinte.
  • Pontos RepsolMove
    Os seus pontos RepsolMove podem reverter para uma causa solidária. Na troca de 1.000 pontos, a Repsol efetuará donativo de 10€ à Fundação Ageas, para o programa social Escola de Impacto, bastará escolher esta causa no catálogo RepsolMove, na categoria Compromisso Social. Opção disponível das Estações de Serviço Repsol.
  • Campanha Adesão à Documentação Digital da Ageas Seguros
    Ao aderir à documentação digital, estará não só a proteger o planeta, como também a apoiar uma causa social. Por cada adesão, a Ageas Seguros reverterá 1€ para o programa social Escola de Impacto da Fundação Ageas.
  • Divulgação dos projetos e das causas da Fundação Ageas.

Juntos somos mais fortes e alcançamos mais impacto na sociedade.

Documentos Legais

Pessoa Coletiva de Utilidade Pública Nº 504 363 425
Despacho de 26/09/07 do Secretário de Estado da Segurança Social

 

Estatutos

Estatutos da Fundação Ageas

Publicação em Diário da República

Constituição da Fundação Ageas (com a denominação à data da constituição)

Declaração Utilidade Pública

A fundação foi reconhecida por despacho de 26-09-2007, do Secretário de Estado da Segurança Social (com a denominação à data da constituição)

Declaração da DGSS

Publicação oficial da Direção-Geral da Segurança Social sobre registo da alteração da denominação e estatutos da Fundação

Comprovativo do RNPC

Comprovativo da inscrição da nova denominação no Registo Nacional de Pessoal Coletivas

Código de Conduta

Código de Conduta

Órgãos Sociais

Auto de Tomada de Posse

Contactos

Morada

  • Lisboa: Av. do Mediterrâneo, n.º 1
    Parque das Nações
    1990-156 Lisboa (Portugal) 
  • Porto: Rua Gonçalo Sampaio, nº 39
    4169-001 Porto (Portugal)

Telefones

  • + 351 213 506 997 

Email

Redes Sociais

Encontre um espaço Ageas