Saltar para conteúdo
A força do voluntariado

A Fundação foi lançada em Portugal em 1998, tendo na sua génese num projeto de voluntariado empresarial, com o objetivo de estimular o potencial e o espírito de solidariedade e cidadania dos colaboradores das empresas instituidoras e de parceiros, participando ativamente junto da comunidade mais carenciada.


Dando corpo aos valores e compromissos que constituem a nossa missão, foi possível empreender passos concretos e precisos no combate à exclusão social, na melhoria das condições de vida de grupos carenciados e no apoio à educação. 
Confirmada a sua importante intervenção social e o mérito do esforço coletivo empreendido, a Fundação foi reconhecida com o estatuto de Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), em 2007, sob a supervisão do Ministério da Solidariedade e Segurança Social e da Presidência de Conselho de Ministros.
 
Os voluntários da Fundação Ageas são colaboradores do grupo Ageas Portugal, reformados, familiares e amigos, bem como, mediadores e parceiros. São eles e elas a força viva que faz mover cada projeto em que a Fundação está envolvida. 

 

Selo Reconhecimento Práticas RS - apee 2016    A Fundação Ageas recebeu em 2016 o Reconhecimento em Práticas de Responsabilidade Social, na categoria de Voluntariado, pela Associação Portuguesa de Ética Empresarial.

 

A nossa Visão – Contribuir para comunidades inclusivas e resilientes

O plano de atividades da Fundação reflete uma estratégia traçada em torno de 3 grandes áreas:

  1. Voluntariado Corporativo - mobilizamos voluntários para dar apoio a diversas instituições de solidariedade social, consolidando o compromisso solidário e de cidadania ativa do universo Ageas em Portugal.
  2. Empreendedorismo e Inovação Social - novo programa através do qual pretendemos promover a inclusão através da empregabilidade, criando um processo de identificação de perfis e experiências nas populações socialmente fragilizadas e desenvolvendo a sua capacitação.
  3. Impacto social sustentável - assumimos compromissos com projectos sustentáveis para contribuir para um futuro melhor nas áreas da Saúde, Educação e Inclusão.

Destacamos o Voluntariado Corporativo como o maior ativo da Fundação através de voluntariado mãos-à-obra ou de competências.

Anualmente, a Fundação apoia entre 70 e 100 instituições de solidariedade social em áreas de intervenção cruciais, como as ligadas a crianças/jovens, idosos, pessoas com deficiência, sem-abrigo e outras pessoas em situação de vulnerabilidade.

Tem interesse em participar em atividades promovidas pela Fundação ou quer saber mais sobre nós?
Contacte-nos através do e-mail fundacao@ageas.pt.

Como apoiar os projetos sociais da Fundação?

Pode apoiar através de:

  • Consignação Fiscal de 0,5% do imposto retido na sua Declaração de IRS
    No preenchimento do IRS, no Modelo 3 o Campo 1101 do Quadro 11, marque o NIF 504 363 425 e decida o destino de 0,5% do imposto liquidado, sem qualquer custo para si!
    O Estado entregará 0,5% do seu imposto já liquidado à Fundação Ageas (e não do valor que lhe será devolvido, caso tenha direito à restituição do imposto cobrado). É uma forma de solidariedade ao alcance de todos. 
    A Fundação Ageas é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), pelo que está habilitada a receber este donativo.
  • Donativo
    Pode contribuir para a construção de uma sociedade mais inclusiva e resiliente apoiando os nossos projectos, de forma pontual ou regular, através de um donativo para a conta: IBAN PT50 0007 0000 0039 8194 6042 3 (Novo Banco)
    Para receber o seu recibo de donativo (passível de dedução em IRS/IRC, ao abrigo da Lei do Mecenato): envie-nos um e-mail com o comprovativo da transferência, o seu nome, morada e número de contribuinte.
  • Co-financiamento – Para Empresas: possibilidade de co-financiar um projeto e participar na sua implementação. Contacte-nos para conhecer os projetos em curso.
  • Divulgação dos projetos e das causas da Fundação Ageas.

Juntos somos mais fortes e alcançamos mais impacto na sociedade.

Documentos Legais

Pessoa Coletiva de Utilidade Pública Nº 504 363 425
Despacho de 26/09/07 do Secretário de Estado da Segurança Social

 

Estatutos

Estatutos da Fundação Ageas

Publicação em Diário da República

Constituição da Fundação Ageas

Declaração Utilidade Pública

A fundação foi reconhecida por despacho de 26-09-2007, do Secretário de Estado da Segurança Social.

Código de Conduta

Código de Conduta

Órgãos Sociais

Auto de Tomada de Posse

Contactos

Morada

  • Lisboa: Av. do Mediterrâneo, n.º 1
    Parque das Nações
    1990-156 Lisboa (Portugal) 
  • Porto: Rua Gonçalo Sampaio, nº 39
    4169-001 Porto (Portugal)

Telefones

  • + 351 213 506 997 

Email

Redes Sociais

Encontre um espaço Ageas