Saltar para conteúdo
A força do voluntariado

A Fundação foi lançada em Portugal em 1998, tendo na sua génese num projeto de voluntariado empresarial, com o objetivo de estimular o potencial e o espírito de solidariedade e cidadania dos colaboradores, participando ativamente junto da comunidade mais carenciada. Hoje, esse espírito de solidariedade estende-se a mediadores e parceiros Ageas, bem como reformados e familiares.
Dando corpo aos valores e compromissos que constituem a nossa missão, foi possível empreender passos concretos e precisos no combate à exclusão social, na melhoria das condições de vida de grupos carenciados e no apoio à educação e cultura. 
Confirmada a sua importante intervenção social e o mérito do esforço coletivo empreendido, a Fundação foi reconhecida com o estatuto de Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), em 2007, sob a supervisão do Ministério da Solidariedade e Segurança Social e da Presidência de Conselho de Ministros.
 
Os voluntários da Fundação são colaboradores das empresas fundadoras, mediadores e parceiros. São eles e elas a força viva que faz mover cada projeto em que a Fundação está envolvida. 

 

Selo Reconhecimento Práticas RS - apee 2016    A Fundação recebeu a distinção de Reconhecimento em Práticas de Responsabilidade Social, na categoria de Voluntariado, pela Associação Portuguesa de Ética Empresarial.

 

Anualmente, a Fundação apoia entre 70 e 100 instituições

O plano de atividades da Fundação reflete uma estratégia traçada em torno de projetos com impactos sociais sustentáveis, através de uma intervenção humana empenhada e entusiasta, suportados por 2 pilares chave, o Team Building Solidário e a Educação para a Prevenção dos Riscos. 
A mobilização de voluntariado empresarial consciente e responsável visa o apoio a diversas instituições de solidariedade social. 
Anualmente, a Fundação apoia entre 70 e 100 instituições de solidariedade social em áreas de intervenção cruciais, como as ligadas a crianças/jovens, idosos, pessoas com deficiência, sem-abrigo, etc. 
O foco da atividade da Fundação incide assim na luta contra a exclusão social e proteção da infância e tem sido consolidado através de parcerias estabelecidas com a AMI – Centro Porta Amiga e Operação de Natal; ANAFS – Operação Aconchego; Associação Remédios do Riso; Banco Alimentar Contra a Fome; CASA – Centro de Apoio aos Sem-Abrigo; Casa de Acolhimento Mão Amiga; Centro Sagrada Família; Espaço t; Exército de salvação – Anjinhos de Natal; Fundação do Gil – Unidades Móveis de Apoio a Domicilio, Legião da Boa Vontade – Projeto Sorriso Feliz, entre outros.
No entanto, o nosso voluntariado evoluiu e temos hoje criada a figura do Voluntário do Conhecimento, em parceria com a Junior Achievement. Dedicando tempo à literacia financeira dos mais jovens, nas escolas, este voluntário está comprometido com a educação e a prevenção.

Documentos Legais

A Fundação* foi instituída pelas empresas seguradoras do Grupo AXA em Portugal, tendo como denominação inicial “Fundação AXA Corações em Acção”. Em Março de 2016, essas empresas foram adquiridas pelo Grupo Ageas, pelo que a Fundação representa hoje a vertente social da estratégia de Responsabilidade Corporativa da Ageas em Portugal. As autorizações referentes às alterações estatutárias, designadamente o nome da Fundação, encontram-se pendentes de aprovação, nos termos e para os efeitos legais.
 
Pessoa Coletiva de Utilidade Pública Nº 504 363 425
Despacho de 26/09/07 do Secretário de Estado da Segurança Social
 
 

Estatutos

Estatutos da Fundação "AXA Corações em Acção"

Publicação em Diário da República

Constituição da Fundação "AXA Corações em Acção"

Declaração Utilidade Pública

A fundação foi reconhecida por despacho de 26-09-2007, do Secretário de Estado da Segurança Social.

Código de Conduta

Código de Conduta da Fundação "AXA Corações em Acção"

Órgãos Sociais

Auto de Tomada de Posse

Contactos

Morada

  • Lisboa: Av. do Mediterrâneo, n.º 1
    Parque das Nações
    1990-156 Lisboa (Portugal) 
  • Porto: Rua Gonçalo Sampaio, nº 39
    4169-001 Porto (Portugal)

Telefones

  • + 351 213 506 997 

Email

Redes Sociais

*Fundação AXA Corações em Acção (As entidades fundadoras AXA Portugal - Companhia de Seguros, S.A. e AXA Portugal - Companhia de Seguros de Vida, S.A. foram adquiridas pela Ageas, um Grupo segurador internacional, pelo que a utilização de quaisquer marcas AXA ou logotipos pela Fundação AXA Corações em Acção ocorre ao abrigo de um acordo de licenciamento temporário de marcas com o Grupo AXA)

Encontre um espaço Ageas